fbpx

Desvendando o Rio Antigo

Comemorar aniversário no Rio Antigo com a família não parece combinar, mas deu super certo.  

Começamos a montar o roteiro com a ajuda de palpites, pesquisa na internet, lugares preferidos na rotina de quem trabalha no Centro, e claro, as idéias tinham que agradar aos dois pequenos de 5 e 4 anos que participariam do evento. Enfim, um pouquinho de cada um e a mistura ficou assim:  

Incio do passeio : Optamos por não ir de carro, para não dependermos de estacionamentos e ainda darmos a oportunidade de um passeio diferente para as crianças. Sendo assim, fomos de Barcas (Niteroi-Praça XV), curtindo a paisagem, sem pressa e sem superlotação das Barcas em horários de rush.  

Barca  

Primeiro Ponto : Praça XV – a história começou a ser relembrada nesse ponto, um pedacinho por cada adulto, e imaginação das crianças começou a funcionar.  

Primeiro furo : nos planejamos para chegar ao Paço Imperial às 11h, seguindo informações dadas por telefone, mas infelizmente, na prática descobrimos que somente abriria ao meio dia.  

Vida que segue, passamos em frente do Paço, explicamos que Reis, Rainhas e Princesas passaram por lá e seguimos para as travessas do Arco do Teles. Depois fomos à Catedral da Sé a tempo de assistir ao show de Luzes, contando a história da Catedral e da chegada da família Real com música e luzes. Apresentação na medida para as crianças por ser curtinha e para os adultos por ser muito interessante.  

Arco do Telles

Arco do Telles

  

A essa altura a veio com a primeira pérola da minha filha … olhando as portas altas e largas da Catedral ela disse “Ainda bem que essas portas eram bem largas e enormes, senão as princesas e damas iam entalar com seus vestidos”  

O passeio continuou pela 7 de Setembro com direito a uma paradinha na livraria da Travessa – livros são imãs para esses dois pequenos primos que já sabem que as livrarias reservam sempre um cantinho de leitura para eles!  

Almoço: Hora do almoço, enfim chegamos na Confeitaria Colombo, a tempo de aproveitar a famos Feijoada de todo sábado. O lugar é lindo e a comida valeu a caminhada!  

Confeitaria Colombo

Confeitaria Colombo

  

Depois de repor as energias e colocar muito papo em dia, voltamos ao passeio. Caminhamos de volta pela 7 de Setembro em direção à Praça XV (com direito a uma paradinha para sorvete de sobremesa).  

Caminho de Volta : Finalmente conseguimos entrar no Paço Imperial, pena que não estava tendo exposições, assim não é permitido o acesso ao 2o piso, somente ao térreo. Mesmo assim valeu.  

Paço Imperial

Paço Imperial

 

Seguimos para o Centro Cultural dos Correios. Nem precisa conferir a programação, certamente alguma exposição interessante estará acontecendo. No nosso caso, pegamos “A Cara do Rio” com fotos, esculturas e quadros com a cara do Rio . 

Próxima parada : Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB). Nesse ponto, adultos e crianças se separaram, pois atividades não faltam. Desde contação de história até mini planetário. Mas tem que ficar atendo aos horários, pois as atividades tem hora certinha para começar. No caso dos pequenos optamos por horário livre na biblioteca, onde havia um cantinho de leitura. Bom momento para desacelerar.  

CCBB

CCBB

  

CCBB
CCBB

Opa, hora de voltar! E as barcas só saem de meia em meia hora! Voltamos nas barcas das 17h. Lá se foi o dia todo!  

A essa altura você deve estar se perguntando, isso não dá certo com um grupo grande! Então aí vai: fomos em 14 adultos e 2 crianças.  

Além de um dia muito gostoso, uma comemoração de aniversário muito diferente, ainda tivemos um banho de cultura e História, só com a troca de expleriências entre tios e tias, avó, pais e mães e primos sem precisar de guia especializado. Além de um olhar diferente para os lugares que passamos todos os dias sem enxergar nada de especial no corre-corre da rotina de trabalho.  

Um passeio que deu gostinho de quero mais e rendeu varias outras idéias e sugestões a serem testadas!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.