fbpx

Cadeirinha – Segurança não é tudo mas é 100%!

Brincadeiras à parte porque com esse assunto não se brinca. Pode parecer off topic mas para quem dá dicas de roteiros para se fazer com as crianças, esse assunto não pode passar em branco. Dia 09 de junho está chegando e vai entrar em vigor a nova lei “das cadeirinhas”. A Resolução 277 que regulamenta o transporte de crianças menores de 10 anos torna obrigatório o uso de dispositivo de retenção – cadeirinhas – no banco traseiro do carro para os pequenos com menos de 7 anos e meio e dessa idade até os 10, o cinto de segurança. Lembrando que nos dois casos, sempre no banco traseiro do carro. A infração é considerada gravíssima e vale 7 pontos na carteira de habilitação, além de multa, claro.

Transportar crianças soltas no carro é realmente um perigo. Vemos todo tipo de abuso por aí. Mas vamos combinar, quando a garotada vai crescendo, os pais têm dificuldade de convencer as crianças a ficarem na cadeirinha. Eu nunca tive esse problema. Meu filhote foi acostumado a viajar na cadeirinha desde bebê já que eu o levava sozinha pra lá e pra cá. Quando foi chegando a época dele querer reclamar, criei um artifício que sugiro a quem tem dificuldade de manter os seus onde precisam ficar: propus a ele a importante tarefa de lembrar a todos, principalmente a mim, de colocar o cinto de segurança cada vez que saímos de carro. Sabe que deu certo?

Mas como fazer com os caronas eventuais? Tenho amigas que não têm carro mas têm filhos e costumo levá-los com a gente nas nossas aventuras. E aquela força para mãe ou babá de um amiguinho da escola que estão a pé na hora da saída? Como tudo na vida, vamos ter que nos adaptar. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) o uso correto da cadeirinha reduz em 70% a possibilidade de morte de um bebê em acidente então, se é para o bem de todos e felicidade geral da molecada, vale o investimento! 😉

Quem quiser saber mais dê uma olhada na resolução no site do DENATRAN e para tirar dúvidas sobre cadeirinhas, vá ao Criança Segura. Tem boas dicas por lá.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.