fbpx

Programa Cultural com a criançada: vai encarar?

Vendo o site da revista Crescer encontrei uma matéria que tem tudo a ver com o que propomos aqui no blog. São dicas e cuidados que os pais devem ter quando pensam em fazer programas culturais com as crianças. Para que a experiência seja bacana para os pequenos é preciso respeitar a idade, o tempo deles em cada atividade, o interesse de cada um. Impor postura de adulto para as crianças é o jeito mais rápido para esses programas darem errado, pode crer! O que não quer dizer que eles possam se comportar como monstrinhos sem limites, que fique claro!

Indo da teoria para prática, me lembrei de uma exposição do Vik Muniz no MAM-RJ que eu queria muito ver mas teria que levar o meu pequeno. Não tive dúvida! Fomos todos! E para minha surpresa foi uma curtição só. Ver as obras pelo olhar lúdico de uma criança de 3 anos foi uma delícia. Tudo virou brincadeira: tentar descobrir os brinquedos que formavam cada imagem, identificar as figuras que apareciam ao olhar de longe e depois se aproximar para ver do que eram formadas e parte comestível chocolate, macarrão, geléia? Quem acerta? Isso sem contar com a brincadeira de seguir o mestre e só andar pela linha quando o interesse dele chegou ao fim.

Sacrilégio, alguns vão dizer. Pelo que já vi de entrevistas do Vik, tenho certeza que ele aprovaria e até entraria na brincadeira se estivesse por lá!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.