fbpx

No clima da Copa – segunda parte

Pode parecer delírio, mas eu realmente acredito que podemos aproveitar cada oportunidade para passar para as crianças conceitos e valores que acreditamos ser importantes. Com a Copa do Mundo não é diferente. Primeiro foi a Expo Copa, onde levamos os pequenos para ver e aprender mais sobre o país onde a competição acontece. Tinha um pouco de tudo: geografia situando o país no mapa, biologia com os animais encontrados por lá, cultura, através das comidas típicas, artesanato e outros costumes.

Agora é hora de aprender sobre patriotismo entrando em contato com hino nacional, as cores e símbolos da bandeira; cooperação, quando nos juntamos para arrumar a casa para assistir aos jogos e confeccionar enfeites, cada um fazendo a sua parte; saber ganhar, perder e torcer, respeitando os adversários; e também um pouco mais sobre outros países. Afinal, já que o assunto Copa do Mundo está na mira do interesse dos pequenos, nada mais legal do que usar a natural curiosidade infantil para que eles descubram o mundo do esporte e além dele através de atividades lúdicas e divertidas. Aí vão algumas sugestões:

Unhas coloridas

Meninas têm essa vantagem, podem se enfeitar mais do que os garotos. Aproveitando que a moda é dos esmaltes de cores inusitadas, nada mais diferente do que a combinaçãso das cores da bandeira brasileira! Deixe que elas soltem a imaginação e inventem. As marcas de esmaltes lançaram kits com cores especias para a ocasião. A Impala, Risque, Ana Hickman, e outras, têm esmaltes para as meninas fazerem a festa. Fora os adesivos e estrelinhas que podem compor o visual.

Olha aí o que a nossa pequena inventou:Unhas coloridas

Vaidade patriótica

Sabe uma coisa que é bem legal de fazer, pulseirinhas com canudos coloridos! É só unir dois canudos e enrolar. Ou cortar em pedacinhos menores, colocar num barbante e fazer colares e pulseiras.

Caras pintadas

Nessa os meninos também podem entrar. Fazer pintura no rosto para a hora do jogo é uma curtição! Com tintas próprias, anti-alérgicas, como da Faber Castell dá pra inventar de tudo: a tradicional bandeira, coração verde-amarelo, estrelinhas, listras, bola, até caras de bichos, em homenagem ao país sede dos jogos, já que os animais da áfrica são os preferidos da molecada.

Tatuagens

Outra coisa divertida e que as crianças amam – hoje em dia tem em toda festa infantil – são as tatuagens. Feitas com lápis aquarela, dá pra seguir a linha da pintura no rosto ou criar outra coisas. São à base de água, fáceis de lavar.

Mãos à obra

Claro que a gente pode comprar bandeira em qualquer esquina, mas não é bem mais legal criar a nossa, personalilzada? Coisa mais simples não tem.

Aqui em casa fizemos usando aquele canudo mais grosso como haste (pode ser palito de churrasco ou lápis), cartolina verde que tinha em casa, e recortes de revista colorido. Aí é só bolar o modelo: a tradicional com o losango amarelo e o círculo azul ou com outro motivo seguindo as cores da bandeira.

Bandeira

Torcida consciente

Que tal torcer e ainda ajudar o meio-ambiente? Pompons feitos de sacolas plásticas são uma ótima forma de colocar em prática a reciclagem e ainda dão um efeito bacana pra torcer. Veja como fazer no blog Customizando.

Pompom

Memória da seleção (ou Mico, se preferir)

Essa é boa pros meninos que estão colecionando álbum de figurinhas da Copa e têm quilos de cromos repetidos: jogo da memória com os jogadores da seleção brasileira. Só precisa ter 2 fotos de cada um e para ficar mais firme colar em caixa de leite longa vida (tetrapak), recortar no tamanho da figurinha e inventar um acabamento pro verso (em caso de perfeccionismo). Ou pode procurar as imagens na internet, imprimir em duplicata e fazer o mesmo processo.

Esse mesmo baralho serve para jogar Mico, só precisando retirar uma carta deixando a outra sem par ou criar uma carta extra que pode ser o Dunga, um juiz ou a própria bandeira do Brasil. Sem ofensa, por favor!

Só assim para eu aprender o nome dos jogadores da seleção!

Vuvuzele-se

Essa eu não fiz e nem pretendo fazer pois ainda quero manter um pouco de sanindade, mas quem curte barulho pode se aventurar e fabricar sua própria vuvuzela com funil e cano de PVC. É só seguir o link do site Bem Simples e depois voltar aqui pra contar se deu certo! Mas pode deixar a sua em casa, ok?

Pipocando na Copa

Eu não podia deixar de dar essa dica: o pessoal do blog Comer para Crescer fez um apanhado de receitas de pipoca de dar água na boca! Tem a tradicional, doce, doce e salgada – Kettle Corn, bolotas de pipoca doce, pipoca com manteiga temperada, picante, doce com pasta de amendoim, doce com leite condensado, com caldo de carne, com bacon, ao pesto de manjericão, de chocolate. Tá bom ou quer mais? Aí é só acrescentar a verde e amarela que tem receita pro ano todo! Pros apaixonados por pipoca como nós aqui do roteirinhos é uma perdição! Estamos até pensando em fazer um rodízio de pipoca qualquer dia. Alguém se habilita? 😉

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.