fbpx

Incentivando a leitura

Como destacamos essa semana, está acontecento no Rio uma feira de livro voltada para o público infanto-juvenil, o 12o. Salão FNLIJ. Fomos conferir ontem à tarde e valeu muito a pena!

O local é sob medida, fácil de localizar e estacionar (mesmo que na rua). A bilheteria está bem organizada e bem preparada para orientar os visitantes logo na entrada. As crianças pequenas não pagam e na saída ainda tem direito a escolher um livro.

Os stands das editoras convidam as crianças a se aproximar e manusear os livros, pela própria organização das prateleiras – um contato que a internet não consegue substituir. Um ambiente muito receptivo,vendedores interagindo com a garotada, indicando novidades e conversando com os pais.

A todo momento é anunciada alguma atividade de contação de histórias ou lançamento de livros por autores conhecidos e outros nem tanto, mas que prendem a atenção da garotada igualmente. Esse contato das crianças com os autores de seus livros preferidos traz um encanto ainda maior pela leitura e um carinho especial com o livro, uma vez que passam a entender que o livro não é só um monte de palavras impressas e encadernadas.

Logo na chegada tivemos a sorte e a oportunidade de presenciar Ziraldo no lançamento de um de seus livros da série de times de futebol.

No espaço, crianças de todos os tamanhos bem à vontade sentadas no chão e os pais, tão interessados quanto os pequenos. E Ziraldo, super atencioso e acessível foi um show à parte!

É interessante reservar um tempo para não apressar os pequenos principalmente nos espaços livres de leitura. Puffs coloridos e convidativos e uma estante com fácil acesso das crianças cheia de livros que podiam ser escolhidos e deliciados com calma. Ali gastamos o maior tempo e vimos o resultado do incentivo que começou bem de cedo.

Passando o dia todo no trabalho, muitas vezes não chegava a tempo para brincar com a pequena. Na hora de dormir comecei a criar uma rotina de colocá-la para dormir e reservar minutos preciosos para leitura. Comprei um desses livros com 365 contos, para serem lidos um por dia. Com o tempo a sequencia dos contos marcados com cada dia do ano, me ajudou a ensiná-la a idéia de tempo. Minha rotina no trabalho me obrigava a passar alguns dias em São Paulo com frequencia. Então marcava nos contos, o dia que estaria de volta.

Os contos já estavam ficando curtos demais quando descobri, em uma das longas esperas na ponte aérea, o lançamento dos livros de Monteiro Lobato, desde Reinações de Narizinho.
As edições dividiam em capítulos curtos o que passei minha infância assistindo nos episódios do Sitio do Pica-Pau Amarelo. O vocabulário não é simples, mas comecei a ler simplificando alguns trechos.

No ano passado, um Musical me fez confirmar que a pequena estava mergulhando na imaginação. Levando sua Emília de pano (da feirinha de artesanato) acompanhou cada cena, entendendo mais da história do que muito adulto!

Também no ano passado, fomos à Bienal do Livro e complementamos nossa coleção com novos livros de Monteiro Lobato, seguindo a mesma série.

Ontem chegou a vez dela, como já começou a ler, encontrei em um dos stands a série que colecionei e agora mais outras versões, uma de leitura bem simples e frases curtas (ideal para a fase que ela está agora) , outra em quadrinhos e outra com um texto um pouco maior.

Assim saimos de lá com vários livrinhos novos para a estante, e o mais importante, com o gostinho de quero mais!

E claro, na saída não deixem de escolher o livrinho com eles apresentando o ingresso convite infantil. Mais uma forma de incentivar a leitura!

Aproveitem, a feira continua durante essa semana e irá até o próximo sábado, 19/06.

1 comentário

4 menções

  1. Oi Eliane,
    estou doisa para ir com as meninas.
    O seu post me incentivou ainda mais.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

  1. […] espiadinha na FNLIJ By Luciane, on July 9th, 2010 TweetPara quem acompanhou a FNLIJ pelo blog, vale a pena dar uma conferida nesse vídeo da 11ª edição. Não é uma delícia ver a criançada […]

  2. […] Vale relembrar os posts em que falamos sobre a FNLIJ deste ano: 12º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens – Incentivando a leitura desde cedo e Incentivando a leitura. […]

  3. […] quiser relembrar ou conferir um pouco mais do que já rolou no evento, dê uma passada no post Incentivando a Leitura com nossa visita à FNLIJ […]

  4. […] Incentivando a leitura […]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.