fbpx

Trava-língua no teatro

Cartaz da peça

Domingo foi dia de teatro. Fomos assistir a uma peça na Casa de Cultura Laura Alvim chamada a Aranha Arranha a Jarra, a Jarra arranha o Trava-língua da Cia. Pop de Teatro Clássico. Pelo título já dá pra sacar do que se trata, né? São duas atrizes que jogam com as palavras em meio a músicas e brincadeiras infantis.

O espetáculo é muito simples, não tem cenário e como meu filho de 4 anos observou – são só dois personagens, mãe? Com malhas coloridas, peruca e pantufas de retalhos de malha (igual aqueles tapetinhos que nossas tias faziam e que a gente costumava encontrar a venda em barracas na subida da serra e hoje andam em lojas descoladas de design), são uma mistura de clown com Emília. Muitas caretas, mímicas, elas são afinadas e boas de expressão corporal. Também chamam o público pra participar tentando destravar a língua, coisa difícil pra nós e que pra elas parece tão natural.

As crianças menores curtem bem o espetáculo. Os nossos adoraram. Riram das brincadeiras, acompanharam as músicas cantando e batendo palmas, coisa que nenhum dos dois é muito de fazer, não. Acabou virando uma mania divertida: brincar de trava-língua todo dia no caminho pra escola! Mas para os maiores não têm muitos atrativos. Nessa época de superexposição a imagens, a peça acaba ficando aquém das expectativas deles acostumados à filmes e jogos 3D ou a mega espetáculos com cenários, jogos de luzes e milhares de efeitos especiais.

Tanto que atrás de nós tinha um garoto de uns 8 anos e logo que as atrizes entraram em cena e ele ouviu do meu pequeno a constatação de que seriam só aqueles personagens, pediu pra sair na hora para desespero do pai que parecia não ter outra carta na manga para agradar o filho.

O que escrevo aqui não é uma crítica de alguém especializado no assunto, não tenho conhecimento pra isso. É apenas a minha opinião como mãe e espectadora. A meu ver o espetáculo vale sim, para crianças até uns 6 anos que ainda se encantam com as dificuldades da linguagem e para o adulto que esquecer que é um sabe-tudo e arriscar se divertir com suas próprias limitações.

Além do mais sou daquelas que sempre desconfia da opinião alheia e prefere conferir as coisas pessoalmente porque, como todo mundo sabe, gosto não se discute.

Se ficou com vontade de levar a molecada lá, vá em frente. Una o econômico ao agradável e aproveite que o espetáculo faz parte do projeto Carioquinha e divirta-se! A hora é essa!

Casa de Cultura Laura Alvim

Fachada

Paisagem

Teatro Laura Alvim
Avenida Vieira Souto, 176 – Ipanema
Tel. 2332-2015
Sábado e domingo, às 16h
Ingresso – R$ 30, com o Carioquinha – R$ 7,50
Até 27 de junho
Recomendado a partir dos 2 anos

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.