fbpx

Da web para a prática – atividades mil com as crianças

Nessa época de férias os pais têm que ter muito jogo de cintura e criatividade para dar às crianças atividades legais, divertidas e, de preferência saudáveis! Felizes daqueles que podem tirar férias junto com seus pimpolhos e viajar por aí. Outros que continuam trabalhando, têm a opção de colônias de férias e outras atividades para a garotada como cursos de um dia e oficinas. E quando a grana tá curta e a lista de prioridades é enorme? Aí a criatividade tem que ser ainda maior! Não dá pra deixar os pequenos o dia todo na frente da TV ou do vídeo game. Mas a internet tem umas opções legais que podem dar mil idéias aos pais, desde relembrar brincadeiras “da nossa época” que já estavam esquecidas e dar dicas de novas a receitas para fazer com os pequenos e a joguinhos online com temas interessantes como alimentação saudável, ecologia, reciclagem… Ou mesmo montar oficinas em casa! Tem passo a passo pra tudo na net, basta achar o que mais agrada aos seus pequenos e colocar a idéias em prática. Muitos têm assuntos variados que podem fazer a molecada aprender muita coisa de forma interativa e com muita diversão.

As dicas de sites que vamos dar não são, na verdade, para serem usados como babás virtuais pois a maioria deles precisa da presença e intervenção de um adulto. São páginas legais para serem curtidas em família e o bacana é que não ficam só no virtual mas estimulam o conhecimento, a curiosidade e a ação. Confiram!

………………………………………………………………………………………………………………………….

Revista CrescerDo que a gente vai brincar hoje? Revista crescer especial brincadeiras

Como sempre a Revista Crescer tem artigos muito interessantes e este especial não foge à regra. Dividindo as brincadeiras para dentro e fora de casa e por idade, não deixando a criançada parada.


………………………………………………………………………………………………………………………….

Mapa do BrincarMapa do Brincar

Super completo, o especial da folha é legal porque além das brincadeiras divididas por categoria, elas também podem ser pesquisadas de acordo com a região do Brasil. Dentro das categorias tem jogos de salão, de roda, de construir, cantadas, e outras mais. Outra coisa bacana e que acerta em cheio o lado saudosista dos pais e mães é o link Memória. São depoimentos de pessoas que relembram suas brincadeiras preferidas. Legal pra tirar nossas lembranças do fundo do baú para ensinar para a criançada.


………………………………………………………………………………………………………………………….

Mingau DigitalMingau digital

Tem a área Brincando Juntos para os pais, com diversas dicas, brincadeiras para as crianças menores, piadas, adivinhações, Monte Coisas, Fazendo Arte


………………………………………………………………………………………………………………………….

Meu Planeta Minha CasaMeu Planeta Minha Casa – Dá dicas bacanas e ensina muita coisa sobre sustentabilidade em linguagem acessível para os pequenos.


………………………………………………………………………………………………………………………….

Como tudo funciona

A área do site direcionada para a criançada é fantástica. Tem desde atividades ao ar livre a como desenhar um elefante. Ensina a fazer brinquedos, massinha de modelar, tintas, e um monte de outras coisas. Tem uma parte que traz experiências com idéias de atividades sobre ciências, clima, física, música, números… Só xeretando o site pra ver tudo que tem por lá.


………………………………………………………………………………………………………………………….

Blog Casinha na Árvore , o Guia Escola e o Blog da Clarinha

São lindos, com visual super caprichado e linguagem que vai agradar em cheio a garotada. Com a preocupação no tema da preservação da natureza, tem receitas verdes, experiências, brincadeiras, atividades e histórias. Os sites são criações do Estúdio Casinha na Árvore.

Casinha na ÁrvoreBlog da Clarinha Guia Escola

………………………………………………………………………………………………………………………….

Claro que tem uma infinidade de sites infantis pela web. Quando se trata de jogos online, então, nem se fala! Mas a gente gosta mesmo é fazer a criançada colocar a mão na massa, não só no mouse!

Se você tiver alguma dica de site legal de atividades “extra-web” mande pra gente!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.