fbpx

Oficinas divertidas (e outras coisinhas) para festas de aniversário

Não acho que eu seja dessas pessoas chatas, ranzinzas, que não gostam de barulho, música alta e tal mas não entendo por que se instituiu que festa infantil tem que ter música estridente e animação histérica. É para fazer qualquer adulto ter arrepios só de pensar em incluir esses eventos no seu sagrado descanso no fim de semana, não é?

Depois que meu filho nasceu, meu ponto de vista não mudou, pelo contrário! Desde bebê ele odeia animação de festa! O que ele gosta mesmo é de brincar livre com os amiguinhos! Se tiver espaço pra correr, então! Crianças já são seres naturalmente agitados quando estão sozinhos, junto com mais um monte da mesma espécie é elevar a agitação à décima potência. E a irritação dos adultos à milésima.

Pesquisando sobre isso para dar uma mãozinha para minha irmã que esse ano quer fazer um chá de bonecas no aniversário da filhota, descobrimos alternativas bem bacanas para divertir a garotada. São opções diferentes de animação, atividades, decoração, que agradam em cheio quem quer sair do lugar comum ou gosta de uma festinha mais intimista. Com brincadeiras que divertem e trazem alguma coisa a mais para os pequenos como consciência ecológia, um pouco de conhecimento de culinária, contato com as artes e que deixam nos adultos aquela pontinha de vontade de ser criança outra vez pra poder participar!

Mini Chef

Nesse post do blog Destemperadinhos me conheci um pouco do trabalho da escola Mini Chef em Porto Alegre. Além das aulas de culinária onde a preocupação é a educação alimentar da criançada orientando sobre higienização, técnicas de cozinha, etiqueta, nutrição e até desenvolvimento da leitura, raciocínio matemático e dos cinco sentidos, para os pequenos de 3 a 13 anos, eles oferecem o espaço para festas de aniversário com tudo incluído. Você escolhe o tema: pizza, cupcake ou pasta! Como eles mesmo dizem: Faça a bagunça em nossa casa, e não na sua! É tudo que qualquer mãe quer! Vale a pena dar uma passada no site da escola e dar uma conferida.

Nessa mesma linha, olha que gostosura esse post sobre a oficina de cupcakes no blog do Tomate Cereja. Adorei! Dá pra ver que com criatividade pode se fazer muita coisa legal sem gastar muito e ser diversão garantida!

Tomate Cereja

* Fotos do blog Tomate Cereja

E que tal uma oficina de toyart? O legal da atividade é que agrada meninos e meninas. Que criança não gostaria de fazer seu próprio monstrinho? Acho que até os adultos gostariam de entrar nessa! Essa idéia super bacana é da Uauá que além dos toy, faz adesivos e outras coisas lindas para decoração infantil.

Uáua

* Fotos do blog Uáua

Outra idéia muito legal são essas oficinas que o pessoal do Heureca Ateliê faz com a criançada – pintura, colagem, culinária, música, customização de acessórios, scrapbooks… Já falei deles aqui no blog pois eles têm uma proposta super interessante. Na oficina Da Horta para Mesa as crianças aprendem sobre os alimentos, plantam e ainda preparam comidinhas saudáveis e gostosas. E como lembrancinha pra garotada ainda dá pra bolar um kit de jardinagem ou de mestre cuca, não é não?

Heureca Ateliê

* Fotos do blog Heureca Ateliê

E por essas coincidências da vida, estava escrevendo esse texto quando recebi um tuite indicando o post do blog Dicas de Mãe sobre “caça ao tesouro”. Não podia deixar de comentar aqui já que, além da festa ter sido feita no Jardim Botânico, lugar perfeito pra garotada se esbaldar “como criança”, dá dicas de como preparar uma caça ao tesouro com direito a mapa e baú cheio de preciosidades! Idéia deliciosa, divertida e fácil de ser adaptada para um orçamento mais enxuto. Amei!

Mapa do tesouro

* Foto do blog Dicas de Mãe

Mas não são só as oficinas que fazem a diferença. Decoração, lembrancinhas e as comidinhas também. Aguardem as dicas legais sobre isso que vamos postar também!

É verdade que essas sugestões não servem para qualquer ocasião. Hoje em dia qualquer festinha de aniversário tem que ser um megaevento de preferência com muitos flashes e muito barulho. Mas sempre tem alguém que pode gostar de uma coisa mais intimista. Se esse for o seu caso, tomara que esse post te inspire e mostre que não precisa se sentir um alienígena por isso. Garanto que você não está sozinho! 😉

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.