«

»

ago 04

Parque da Catacumba, o jardim secreto

Parque da Catacumba Adoro o contato com a natureza! Dormir ouvindo barulho de grilo, tomar banho gelado de cachoeira depois de uma caminhada, sentir o cheiro do mato, tudo isso pra mim é revigorante. Antes de ter o meu filho, costumava fazer viagens para lugares que proporcionassem esse tipo de atividade, acampando, fazendo trilhas, enfrentando muita lama e buracos em estradas de barro. Nesse tipo de viagem o conforto fica em segundo plano, com certeza. Mas pra quem gosta, não tem preço! Por isso, depois que ele nasceu, não encarei mais esse tipo de aventura.

Não pensem que sou super rural ou esportista nata. Sou bem urbana, tenho medo de bichos, e meu preparo físico deixa muito a desejar. Mas sinto falta desse contato e de uma certa adrenalina.

Aproveitado o finalzinho das férias escolares resolvi conhecer o Parque da Catacumba na Lagoa, Zona Sul do Rio. Achei que seria uma boa opção num lugar bem à mão. E acertei no programa! Foi um passeio delicioso, que acabou nos proporcionando uma ótima experiência de contato com a natureza.

O Parque Natural Municipal da Catacumba é uma unidade de conservação ambiental inaugurada no final dos anos de 1970. Onde antes havia uma favela, foi feito o reflorestamento e a recuperação do local possibilitou que a natureza voltasse a tomar conta da paisagem.

O lugar é uma surpresa: uma área verde incrustada na cidade mas que por sua localização acabamos não notando, normalmente passamos com os olhos grudados no trânsito ou tentando alcançar um pouquinho da beleza da Lagoa, situado do lado oposto. Além de ser um museu a céu aberto com diversas esculturas expostas ao ar livre.

Esculturas

No Parque há também a opção de praticar esportes de aventura como tirolesa, rapel, muro de escalada e arvorismo, oferecidos pela empresa Lagoa Aventuras. Não participamos de nenhuma das atividades pois durante a semana é necessário reservar horário já que há menos funcionários, segundo eles explicaram, enquanto aos sábados e domingos é só aguardar pela ordem de chegada. É só comprar a atividade desejada no quiosque na entrada do parque.

Lagoa Aventuras

Recomendo deixar a preguiça de lado e seguir pela mata a trilha que leva ao alto do morro do Sacopã. A vista lá de cima é surpreendente como são as paisagens naturais da cidade.

O mais legal de tudo foi que meu filhote fez sua primeira trilha! Com 4 anos E MEIO tá bom, né? E confesso, me surpreendeu. Não pelo preparo físico que a gente sabe que criança dá um banho de energia em nós, adultos cada vez mais sedentários. O que eu não esperava é que ele enfrentasse a trilha que não era muito longa mas bem íngrime com tanta segurança. Fiquei orgulhosa e animada. Não tínhamos nada planejado, a única coisa que eu tinha pensado era em levar repelente. O que foi providencial. Fora isso, na bolsa eram as tralhas costumeiras de todas as saídas e seguir as placas indicativas, confiando que eu conhecia meu filhote o suficiente para saber que seria uma experiência muito bacana pra ele. Ainda bem que acreditei no meu feeling! Como prêmio, curtimos do mirante o fantástico visual da Lagoa.

 

 

A trilha

 

A trilha

Há um tempo atrás conheci o blog Good4Kids e achei o máximo! O site dá muitas dicas sobre como fazer trilhas com crianças. Tem até uma categoria Começando na Trilha falando sobre segurança, a idade certa para cada nível de atividade, e muita coisa mais. O que mais me chamou atenção foi a questão dos pais se preocuparem que seja uma experiência, antes de tudo, prazerosa para as crianças. Fiquei sonhando em quando conseguiria fazer isso com o meu filho também.

Como eu disse, me animei com a experiência. Voltei feliz e leve já programando outras trilhas legais e apropriadas para a idade dele, contente por termos mais uma opção de passeio para fazermos juntos.

Ah, sem esquecer que o passeio no Parque da Catacumba é um programa super econômico. A entrada no parque e a trilha em si são gratuitas, só as atividades do Lagoa Aventuras são pagas. O que se gasta é apenas uma boa dose de energia! Mas essa a gente recupera em dobro!

 

Corcovado

Paisagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários

4 menções

  1. Chris Ferreira

    Ótima dica. Eu moro pertinho e nunca levei as meninas lá. Passeio muito pela lagoa mas lá ainda não fui com elas. Está registrada a sugestão.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

  2. sonia reinstein

    Se gostastes desta aventura vais gostar de fazer a trilha que começa ali na Pista Claudio Coutinho e leva até a Urca. Ela é mais longa do que esta e tem alguns trechos mais ingremes mas, vale a pena! Tenho filhas de 4 anos, gêmeas, e desde os 3anos elas sobem aquela trilha e adoram!!!
    No verão vale a pena aproveitar o horário de verão e subir de tarde pois após as 19h o bondinho permite a quem está lá na Urca descer de bondinho até embaixo sem pagar – as crianças adoram!! antes disto só descendo pela trilha mesmo.
    O Parque da Chacrinha também tem uma trilha pequena mas, bem legal para os pequenos.
    Na Floresta da Tijuca existem trilhas pequenas e longas que encantam também!
    No Rio de Janeiro temos a facilidade de ter alguns atrativos maravilhosos como estes a disposiçào e super perto.
    Beijinhos e boas caminhadas com seu filhote,
    Sonia

    1. admin

      Oi Sonia,

      Tenho muita vontade de fazer a trilha da Claudio Coutinho mas ainda não apareceu oportunidade. Valeu pelas dicas! Todas anotadas! 😉

      Bjs,
      Eliane

  1. Passaporte para a aventura! « 1001 Roteirinhos

    […] Atlântica no meio da cidade. Para quem não conhece o lugar e ficou curioso, pode dar um pulo no post (Parque da Catacumba, o jardim secreto) onde contamos nossa experiência por […]

  2. Tweets that mention Parque da Catacumba, o jardim secreto « 1001 Roteirinhos -- Topsy.com

    […] This post was mentioned on Twitter by Vilma Goulart, Viajando c/Pimpolhos and Mulher & Mãe, 1001roteirinhos. 1001roteirinhos said: Que tal uma trilha com as crianças? -> Parque da Catacumba, o jardim secreto – http://bit.ly/gagXoB #rio […]

  3. Especial Férias de Julho: Rio com Crianças | Destemperadinhos

    […] Lagoa Aventuras Para a criançada que gosta de esportes de aventura, o Parque da Catacumba oferece tirolesa, arvorismo e muro de escalada para os pequenos. Além disso, o passeio pelo parque e a trilha que leva ao mirante são gratuitos e valem a pena. Leia mais aqui! Lagoa Rodrigo de Freitas No lado do Parque da Catacumba tem pedalinho, aluguel de bicicleta, triciclos, quadras de esportes, uma vista linda e espaço para se esparramar na grama! Do outro lado a novidade é o Parque dos Patins, reinaugurado em maio e que além de diversão para as crianças, tem os famosos quiosques com gastronomia para vários gostos (o meu preferido é o árabe). Leia mais aqui! […]

  4. 10 dicas para curtir o feriado no Rio com a criançada « 1001 Roteirinhos

    […] 7. Fazer uma trilha no parque da Catacumba – parque-da-catacumba […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Get Adobe Flash player