fbpx

Clean Up The World: agindo enquanto é tempo

Dizem que o ser humano se difere dos outros animais por sua inteligência. Acho que do jeito que as coisas andam já ficou mais do que provado que essa teoria é totalmente furada. O ser humano tem o péssimo hábito destruir para depois tentar remediar e o mais incrível, e lamentável, é que não aprende com próprios erros. Bem esperto, não?

Graças a essa forma de agir, vemos hoje uma corrida para tentar diminuir a destruição do meio ambiente e salvar o que nos resta.

Um ótimo exemplo dessa preocupação ambiental é o Clean Up The World, evento mundial promovido pelo Unep (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) em homenagem ao Dia da Limpeza de Praias e Ambientes Costeiros que acontece no sábado, 18 de setembro. O mutirão rola em diversas cidades do Brasil como Rio de Janeiro, Vitória, Florianóplolis, Curitiba, contando com a mobilização de voluntários recolhendo lixo das praias, rios, lagos e lagoas.

Limpeza das praias

O trabalho de coleta é feito em duplas (haverá distribuição de sacolas biodegradáveis e luvas) sendo que todo o material recolhido é anotado por um dos voluntários enquanto o outro se encarrega de coletar. Esses são dados importantes para a produção de um Relatório Final que será enviado à ONU com informações sobre o evento. O material recolhido é destinado à cooperativas e instituições de reciclagem.

Por aqui – Rio e Niterói – o Instituto Aqualung vai participar do movimento recolhendo o lixo em várias praias do Rio, Cabo Frio, Saquarema, Paquetá, entre outras. Mais informações no site. Para o pessoal de Niterói além de Itacoatiara, como aparece no cartaz, Icaraí também aderiu. Ótima notícia!

Ações como essas não resolvem o problema se continuarmos tendo as mesmas atitudes antiecológicas de sempre, mas ajudam a alertar sobre as agressões ao meio ambiente e conscientizar a população quanto a importância da gestão do lixo que produzimos.

E vocês devem estar pensando: O que isso tem a ver com roteiros infantis? Pois acredito que esse seja um ótimo programa pra levar a criançada! Educação ambiental ao vivo e a cores! E como bato sempre na mesma tecla de que o exemplo e a prática são os melhores métodos de ensino, nada pode causar mais efeito para a criançada do que participar, vendo os danos que o lixo do excesso de consumo pode causar. Além de mostrar a importância de envolvimento e participação nas questões ambientais, cada um fazendo a sua parte. Isso é cidadania.

Garanto que só temos a ganhar. Imagina como o argumento de não jogar lixo pelo chão – aquele papel de bala, caixinha de suco e outras coisinhas mais – ou não comprar aquele milionésimo brinquedo só porque anunciou na tv vai ganhar muito mais peso quando você precisar usá-lo! 😉

—————————————————————————————————————————–

Para quem se interessar em saber mais sobre o evento mundial dê um pulo no site Clean Up The World.

—————————–
Clean Up The World
18 de setembro
10h às 13h

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.