fbpx

Coleta seletiva na prática

É impressionante como aquela máxima que diz que muitas vezes a gente não enxerga as coisa que estão bem embaixo do nosso nariz é tão verdadeira. Pois aconteceu exatamente isso comigo esses dias.

Voltando pelo caminho de quase todo dia – às vezes passo por ali mais de uma vez por dia, confesso – parei no sinal e me vi observando uma pessoa saindo de um carro estacionado onde eu achava ser lugar proibido. Nada fora do comum, infelizmente, mas achei que a pessoa era conhecida, alguém que teria estudado no mesmo colégio que eu. Viajando na memória, tentando buscar lembranças que confirmassem a minha idéia, vi que ela abriu o porta-malas e começou a tirar um monte de sacolas com o que parecia ser “lixo”! Sabe quando as coisas não batem: carro estacionado em local proibido, sacolas de lixo sendo levadas para um lugar onde eu achava que era apenas uma estação de tratamento de esgoto… E de repente vi uma placa que nunca tinha reparado mesmo passando e parando ali quase todo dia: o local é um posto de coleta de reciclados da empresa de energia de Niterói, a AMPLA!

As surpesas foram várias. Uma por ser um local de coleta tão perto da minha casa e eu não saber. Outra por ver que tem gente que separa mesmo o lixo reciclável – sabe como é, todo mundo apóia mas na hora de fazer… E a terceira porque eu também não sabia do programa de desconto na conta de luz para quem entrega seus reciclados. Será que só eu que não sei disso, sou tão desligada assim, ou o projeto é mal divulgado mesmo?

Ampla - posto de coleta

Pelo jeito, o desconto não está mais valendo pois a data no regulamento da promoção que eles disponibilizam no site, é até dezembro de 2009. É necessário se cadastrar e ao fazer a troca, os resíduos são pesados e o consumidor recebe um comprovante com a relação de materiais trocados, a pesagem e o bônus em energia elétrica correspondente. Mesmo que o desconto não role mais, ter um posto de coleta perto de casa faz muita diferença!

Sobre esse assunto, já tinha me chamado a atenção o projeto E-lixo Maps, parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e o Instituto Sergio Motta, que se baseia no Google Maps para indicar o posto de coleta de eletrônicos (outro problemão!) mais próximo do internauta. Iniciativa bacana do Governo do Estado. Pena que é só em São Paulo. Seria bom se tivesse em todo Brasil.

E-Lixo

E como nada nessa vida acontece por acaso, ontem conheci o site Rota da Reciclagem, uma ação da Tetra Pak para esclarecer, divulgar e incentivar a reciclagem mostrando que todo mundo pode participar, separando e entregando embalagens longa vida. Para isso, também tem um mecanismo de busca que acha o ponto de coleta mais próximo do endereço que você deseja, entre cooperativas de catadores, empresas comerciais que compram materiais recicláveis e os pontos de entrega voluntária (PEV) que recebem embalagens da Tetra Pak além de outros recicláveis.

Rota da Reciclagem - Busca

Claro que coloquei logo o endereço da minha casa e – BINGO! – o local indicado foi o tal posto de coleta da AMPLA a que me referi no começo.

Posto de reciclagem

Pra completar as dicas e o incentivo pra entrar na onda da coleta seletiva, há um bom tempo atrás o pessoal do Entre Filhos e Livros postou sobre uma lixeira recém adquirida – na época – e que achei ótima para organizar o lixo sem ocupar muito espaço. Não dá pra ficar com milhões de sacolas dentro de casa, né? E não é que hoje achei o link do post! Pra provar que faz um tempo que namoro a idéia, tem lá meu comentário. 😉

Lixeira para coleta seletiva

São várias iniciativas bacanas e boas idéias pra gente deixar a preguiça de lado e fazer nossa parte. E como a gente sempre diz, nada melhor do que darmos o exemplo aos pequenos dentro de casa. O meu, outro dia, veio me chamar pra brincar de reciclar. Foi pegando várias coisas entre os brinquedos e separando, dizendo que ia juntar para construir outras coisas depois. Pegamos um saquinho e fomos colocando tudo lá dentro. Agora ele já tem o “saquinho reciclados” e sempre que encontra uma tampinha, potinho de iogurte, ou outra coisa, coloca lá. Quando sobra um tempinho, criamos brinquedos e o que mais der na telha. Brincando, aprendendo e contribuindo para um mundo melhor!

———————————————————-
Que tal descobrir logo o posto de coleta mais perto de você?
Nós já te damos uma mãozinha!

1 menção

  1. […] no 1001 roteirinhos tem um post ótimo sobre Coleta Seletiva na Prática com informações sobre o projeto E-lixo Maps, entre outros bem legais. […]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.