fbpx

No bondinho de Santa Teresa

Passeio de sábado: conferir o evento Arte de Portas Abertas em Santa Teresa. Eu fui há uma das primeiras edições, acredito, há muito tempo atrás e adorei. O clima de Santa é uma delícia, e com o evento rolando, além de ver muita coisa bacana, a descontração é ainda maior. Mas para ser bem sincera, acho que foi uma desculpa para darmos um passeio no famoso bondinho e almoçarmos por lá. Há algum tempo estávamos planejando levar o filhote para conhecer – eu também só tinha ido para lá de carro – pois sabíamos que para ele seria uma aventura.

Deixamos o carro num estacionamento, fomos para a Estação dos Bondes e embarcamos com tranquilidade – tinha uma fila mas não demorou muito. Foi o tempo de tirarmos fotos.

Bondinho

Embarque

Contador antigo

Itinerário

Partida

Além da passagem ser bem barata, pudemos curtir o visual do caminho.

O trajeto começa no centro da cidade, passando sobre os Arcos da Lapa – imagem mais do que retratada e que todo carioca já viu milhares de vezes, e os turistas também, mas que não cansamos de admirar – chegando às ladeiras do bairro. Pena ser tão rapidinho.

Do bondinho

Do bondinho

Casarões

Casarões

Águias

Nossa parada foi no Largo dos Guimarães, onde acontece boa parte do burburinho.

Bem, sobre o evento não tenho muito o que falar. Não vi muita coisa dos ateliês pois acho que eu era a única realmente interessada nessa parte do passeio. Entramos em algumas lojas – com coisas lindas mas com preço pra turista – vimos alguns trabalhos artesanais, uns ateliês com telas bacanas, outros de roupas e um trabalho bem interessante de decoupage com imagens de histórias em quadrinhos – adoro – mas foi só. Logo a fome bateu e aí não teve jeito. Criança com fome é um perigo! Criança e o pai também com fome, então! Pode ter certeza que você será voto vencido sem chance de negociar.

No meio do caminho

Mas confesso que não tive do que reclamar pois fomos almoçar no Jasmim Manga, um lugar que eu adoro. Misto de café e restaurante, tem um ambiente super charmoso com mesas espalhadas num espaço que parece um jardim de inverno. A comida é uma delícia e para finalizar tem um brownie dos sonhos! Vale qualquer subida à Santa!

Feijoada do Jasmim

Pecado da Gula

De qualquer forma estranhei um pouco a falta de esponteneidade do evento. Me pareceu tudo organizado demais, não vi coisas rolando na rua, música ao ar livre, gente se apresentando a qualquer momento e em qualquer lugar. Pode ter sido impressão ou é assim que as pessoas gostam mesmo. Eu não me encantei. Prefiro guardar na memória o primeiro Portas Abertas que visitei. De sábado fico com o mágico passeio de volta ao passado no bondinho e a gosto de quero mais do almoço no Jasmim.

——————————————————————————————————————————-

Estação de Bondes – ao lado do Aqueduto da Carioca, na Rua Lélio Gama (próximo à sede da Petrobrás)

Jasmim Manga – Rua Paschoal Carlos Magno, 143 – Largo do Guimarães – Santa Teresa – RJ – Telefone: (21) 22422605

2 comentários

1 menção

    • Lis Rudge em 6 de junho de 2011 às 13:44
    • Responder

    Olá,
    Estamos com outras delicias no cardápio!
    Arroz de Frutos do mar, Bobó de Camarão, Bacalhau com Natas & sobremesas também 🙂
    Adorei o Blog, o texto e espero você por lá!
    Att.,
    Lis Rudge
    (sócia-gerente do Restaurante Jasmim Manga)

    1. Fiquei com água na boca! E com enorme vontade de passar por aí mais uma vez! 😉

      Abraço,
      Eliane!

  1. […] fazer (Como ir no Parque Laje, no bondinho de Santa Teresa e em um restaurante que descobri pelo 1001 roteirinhos, numa galeteria que a Alexandra Destemperadinha indicou!)   Leave a […]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.