fbpx

Caminho Aéreo do Pão de Açúcar

Fazendo parte de um dos pontos turísticos mais conhecidos e amados do Rio de Janeiro, o bondinho do Pão de Açúcar está completando  hoje 98 anos. E para comemorar, nada melhor do que um post sobre esse cartão postal da cidade.

Sua posição geográfica é estratégica, bem na entrada da Baía de Guanabara. Seu recorte marcante sempre encantou os visitantes fazendo com que fosse retratado desde a época das missões artísticas vindas da Europa e clicado um sem número de vezes por profissionais e turistas do Brasil e do mundo. Isso só reforça sua vocação como um dos símbolos mais bonitos da cidade.

 
Bondinho

 

Em 1912 foi inaugurado o teleférico – o famoso bondinho – primeiro instalado no Brasil e terceiro no mundo. E o Pão de Açúcar passou a ser um passeio imperdível! Hoje em dia conta com um complexo turístico bem completo e confortável, o que também torna o passeio bem caro, principalmete para quem vai com família (crianças até 6 anos não pagam). Mas vale à pena!

Ano passado, aproveitando o desconto do Projeto Carioquinha levamos o filhote pela primeira vez. Para nossa alegria e colaborando com as nossas fotos, fomos brindados com um dia lindo!

 

Praia Vermelha
 
 

O passeio começa na Praia Vermelha. Ali já se pode encontrar banheiros, sorveteria, loja de souvenirs e, obviamente, a bilheteria para fazer o embarque no bondinho que leva ao Morro da Urca. Eu gosto de ter sempre um comprovante de residência na bolsa quando faço esses passeios mais “turísticos” no Rio porque muitas vezes tem descontos para moradores que a gente nem sabe.

 
 
Reconhecimento
 
 

 Se for com crianças, e você não tiver medo de altura (duvido que elas tenham),  tente ficar perto do vidro ao entrar no bondinho para elas curtirem o visual que é fantástico!

 
  
No bondinho 
 
 

Nessa primeira parada já dá pra curtir a paisagem, tirar muitas fotos, além de poder fazer um lanche, ver a partida do pessoal que vai fazer vôo de helicóptero, bisbilhotar as lojas ou escolhar uma fotomontagem caso o paisagem ao vivo e a cores não seja suficiente. Para as mamães dos menorezinhos, os banheiros contam com fraldário. É no Morro da Urca que fica o Anfiteatro que já abrigou o saudoso Noites Cariocas. No dia que fomos o local estava fechado. Depois é fazer o caminho a pé para a estação do bondinho que leva para o morro mais alto que dá nome ao ponto turístico: Morro do Pão de Açúcar. Mais uma vez, a vista para todos os lados é linda!

 

Corcovado

 

O legal é que além da estrutura do complexo em si, como bar, banheiros, loja, há também uma área de picnic, onde nós aproveitamos pra fazer um lanchinho – sabe como é, mãe que é mãe só anda com bolsa enorme e sempre tem um coelho, biscoito ou suco pra tirar da cartola – e o caminho ecológico: uma trilha no meio da vegetação que dá um gosto de aventura todo especial ao passeio. Por isso, se você e a criançada gostam de curtir esse contato com a natureza, evite usar saltos incompatíveis com terra, descida, e pedrinhas e evite micos e dores de cabeça, ou em outros lugares.

Miquinhos

 

Eu já tinha ido ao Pão de açúcar outras vezes e não me lembro de ter conhecido essa parte. Os pequenos adoraram.

 

Paisagem

 

Paisagem

 

Postal

 

Finalmente, fazer o caminho de volta, tentando guardar na memória (na câmera é fácil!) as paisagens fantásticas que fazem com que o Rio, apesar dos pesares, continue sendo uma cidade maravilhosa.

——————————————————————

Para saber mais:

Site do Bondinho do Pão de Açúcar – www.bondinho.com.br

7 comentários

3 menções

Pular para o formulário de comentário

  1. lindo demais!
    já fui ao rio algumas vezes mas o bondinho sempre ficou pra depois e o depois não chegou…
    humpf…
    motivo pra voltar, então…
    bjocas

    1. Agora coloca no começo da lista dos programas! 😉
      Bjs,
      Eliane

  2. Iar ao Pão de Açúcar é uma passeio imperdível para cariocas e turistas. As crianças amam. Ficam mais felizes ainda quando encontram os micos.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.com.br/

    1. O meu tb adorou! Criança adora bicho, né?

      Bjs, Eliane

  3. “Minha alma canta, vejo o Rio de Janeiro…”
    Olá pessoal!
    Salve o meu Rio. Não só da Urca, mas de todos os cantos e encantos.
    Diretamente de Brasília, como uma boa carioca,
    Mando àquele abraço!

    1. Salve Beth,
      É como eu digo, apesar dos pesares, o Rio continua lindo!

      Abraços, Eliane

  4. Como já comentei aqui o Bondinho é imperdível.
    Ótima dica.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Express Viagens Tur, 1001roteirinhos. 1001roteirinhos said: Post novo : Série Pontos Trurísticos do Rio – Caminho Aéreo do Pão de Açúcar http://bit.ly/dAdUgz […]

  2. […] normalmente nesse período e só a subida de bondinho já vale o passeio! (Confira no post Caminho Aéreo do Pão de Açúcar). Mas ainda tem a vista magnífica, lojinhas, bares e a trilha pela mata com direito à […]

  3. […] também a nossa visita ao Pão de Açúcar (Caminho Aéreo do Pão de Açúcar), outra atração que faz parte do […]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.