Como boa geminiana, sou danada de curiosa. Já tinha gostado da proposta da Lezanfan, um espaço em Porto Alegre que oferece atividades lúdicas que levam os pequenos a brincar, se divertir, e ainda fazer descobertas através de sensações e experências. Além das oficinas, o espaço conta com salão de beleza profissional, loja com marcas exclusivas e salão de festa. O site deles já é uma graça! Bem colorido e interativo. Mas o que eu gostei mesmo e me fez querer saber mais foi o Circuito Sujeirinha!
Sim, o nome é esse mesmo! E fiquei pensando: Que coragem dar um nome desses a uma oficina para crianças quando a maioria dos pais quer mais é limpeza total! Adorei!
Nas palavras da Luciana, responsável pelo espaço: ‘O Circuito Sujeirinha faz parte da programação de Oficinas fixas mensais. Ele acontece todas as quartas-feiras, das 10:30 às 11:30 e é destinado a crianças até 3 anos de idade. As crianças vêm acompanhadas de mães, pais, avós ou babás e, literalmente, colocam a mão na massa. A pedagoga Carla Binfaré trabalha com dois momentos no Circuito Sujeirinha: o molhado e o seco.
No molhado, várias substâncias são misturadas pelas próprias crianças, como farinha, pó de café, marshmallow, massinha, gelatina, corantes naturais, sagú, água morna e até erva de chimarrão! No seco as crianças percebem as diferentes texturas entre um tecido macio, um pote cheio de miçangas, folhas naturais aromáticas, terra e assim por diante.
Em ambas experimentações, as crianças têm a oportunidade de vivenciar muitas sensações táteis, olfativas, mas principalmente a liberdade de se sujar e inventar a partir das misturas improváveis propostas na atividade.
Como aqui faz muito frio, por enquanto o Circuito acontece em volta de uma mesa usando apenas as mãos. Mas no verão usamos nosso deck para que a interação seja com os pés também.’
Imaginem que delícia ver o pequetitos tendo passaporte para bagunçar e se sujar!
Acho legal divulgar essas iniciativas para que mais mães conheçam o que rola por aí de novidade para os filhotes dando a eles esses momentos de liberdade num lugar feito especialmente pra isso. Mas, se a gente não tem a sorte de ter um espaço tão legal perto de casa, porque não separar um cantinho na casa e um dia na semana pra brincar de “sujeirinha’? Garanto que para eles essa experiência não tem preço! E para nós também! 🙂
4 comentários
Pular para o formulário de comentário
Tá anotada a dica! Quem sabe vamos a POA em tempo de bagunçar neste espaço… Bjo
Depois conta pra gente como foi! 🙂
Bjs,
Eliane
Eliane, obrigada pelas lindas palavras sobre a Lezanfan!
A experiência com crianças no nosso espaço tem sido fantástica!
O que nos faz ir sempre em busca de mais atividades bacanas para os pequenos.
Quando der, vem nos visitar!
Grande beijo,
Luciana
Que bom que gostou do post! Trabalhar com crianças é mesmo gratificante!
Tenho muita vontade de conhecer o espaço de vcs.
Tenho certeza que me encantaria ainda mais! 🙂
Bjs,
Eliane