fbpx

Ciência divertida

Vi uma matéria do Guia Folha  que falava de museus em São Paulo que ensinam ciência em forma de brincadeira. E para acabar de vez com o preconceito que muitas pessoas têm em relação a esse tipo de programa, resolvi postar nosso passeio na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Aterro do Flamengo e mostrar que podem ser sim uma ótima opção! Garanto que passamos uma tarde muito divertida!

Tenda No espaço havia 3 tendas montadas. Na primeira delas, a Recicloteca – Centro de Informações sobre Reciclagem e Meio Ambiente – ensinava para a garotada o passo-a-passo para se fazer compostagem. Depois elas ganhavam sementinhas de cenoura, plantavam com ajuda dos monitores e podiam levar para casa. Quem sabe várias delas não começaram suas próprias hortinhas?    

Na tenda grande tinha de tudo. Várias instituições levaram experimentos educativos e bem divertidos para os pequenos e pros adultos também. Cadeira de pregos onde o visitante “corajoso” podia encarar o desafio e ver que não sairia espetado, cadeira que fazia os menores conseguirem levantar os grandões quanto maior comprimento da alavanca, experiência para separar o DNA da banana, misturando várias substâncias e, ao final, as crianças ainda ganhavam um tubo de ensaio de plástico com a explicação sobre a experiência pra repetir em casa! Meu pequeno cientista adorou! Tinha Planetário inflável com sessões pros futuros astrônomos, um local com brinquedos educativos e almofadas no chão pra se espalhar e ver livros infantis sobre vários temas, entre outras atividades. 

 

 

 

 

Corpo Humano

 

 

 

 

 

Outra coisa que curtimos bastante foram as mesas com quebra-cabeças do sistema solar e dinossauros que depois de montados rendiam brindes (nós não sabíamos) bem legais: um jogo de tabuleiro com uma viagem pelos planetas e o quebra-cabeça dos dinossauros! 

 

feira_ciencias_01

 

 

feira_ciencias_11

 

 

Tudo gratuito e num local de fácil acesso.

Iniciativas como essas são muito importantes na formação das crianças que se aproximam da ciência de forma divertida, aprendendo brincando, e ainda levando pra casa um pouquinho desse universo.  Se isso não chega a transformar a maioria em cientistas, com certeza vai fazer com que tenham muito mais prazer em aprender sobre esses assuntos durante a idade escolar. O que já é um enorme ganho! 

 

————————————————————————————————————————————————————-

Aproveitando, segue uma lista de instituições científicas no Rio e Niterói que têm a preocupação de apresentar o tema de forma lúdica e interativa:

 

Museu da Vida 
Av. Brasil, 4365 – Manguinhos, Rio de Janeiro
Tel: (21) 2590-6747   

MAST-Museu de Astronomia e Ciências Afins
Rua Gal Bruce, 586 – São Cristóvão
Tel. (21) 2580-7010 

Fundação Planetário

Gávea
Rua V Gov Rubens Berardo, 100 – Gávea
Tel. (21) 2529-2146

Santa Cruz
Cidade das Crianças Leonel Brizola, no km1 da Rodovia Rio-Santos.

Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ
R. Lauro Müller, 3 Botafogo
Tel. (21) 2542.7494

Casa da Descoberta – UFF
Instituto de Física, Campus da Praia Vermelha, São Domingos – Niterói
Tel. (21) 2629-5809

Instituto Vital Brazil
Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, Niterói
Tel. (21) 2711-9266 / 2711-9223.

 

2 comentários

2 menções

  1. Meninas, adorei o blog de vcs eh muito bacana. Parabens !
    Escrevo um blog com dicas de roteirinhos para criancas em londres em outros temas, jah que moro na cidade e tenho uma fikha. Quando der passem por lah.
    Bj

    1. Legal que tenha gostado!
      E claro que vamos passar pra conhecer seu blog! Adoramos saber de roteirinhos pelo mundo todo! 🙂

      Bjs, Eliane

  1. […] This post was mentioned on Twitter by 1001roteirinhos, 1001roteirinhos. 1001roteirinhos said: Torcendo para que o novo governo apóie a educação, temos post novo: Ciência divertida http://bit.ly/cyZD61 […]

  2. […] se interessar pode conferir o post Ciência divertida sobre a nossa experiência em 2010. […]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.