fbpx

Dengue: se TODOS agirem, podemos evitar

Verão chegando e com ele diversas preocupações com a saúde de crianças e adultos vêm a rebote. Uma delas e  que se tornou recorrente, é o surto de dengue. O Ministério da saúde divulgou o mapa da infestação pelo mosquito  no país (veja os números) que mostra, em resultado parcial, 15 municípios com risco de surto e 123 em situação de alerta.  Entre as capitais, 11 estão em estado de alerta, entre elas  Rio de Janeiro.

Com o título “Dengue: se você agir, podemos evitar”, foi lançada a Campanha Nacional de Combate à Dengue de 2010 com a preocupação de mostrar a gravidade da doença e a necessidade da eliminação de criadouros por cada cidadão. Usando uma mensagem mais direta à população, o governo convoca a todos para a mobilização, inclusive pela internet, com avatar e banners da campanha a ser utilizado nas redes sociais.

 

A campanha possui um hotsite em linguagem acessível com diversas informações sobre prevenção, sintomas e sobre a própria mobilização, divididas em quatro áreas direcionadas a segmentos específicos: população, profissionais de saúde, gestores públicos e educadores e crianças. Nesta última área há material exclusivo que pode ser baixado: um gráfico sobre o ciclo do mosquito com imagens fáceis para os pequenos entenderem como quebrar o ciclo da dengue e um jogo de dominó que pode ser baixado da internet. Depois é só imprimir, recortar e brincar com as crianças, aproveitando o lado lúdico para passar informações.

Há também um jogo online onde o jogador tem à mão ferramentas de combate que pode usar de acordo com situação apresentada. É bem verdade que visualmente o jogo não é muito atrativo, principalmente nos dias de hj que as crianças já estão acostumadas a imagens 3D, mas é mais um recurso para ensinar de forma divertida.

Infelizmente, a dengue não é brincadeira e, como todos sabemos, ou deveríamos saber, pode levar à morte.  Falta de saneamento básico, dificuldades no abastecimento fazendo a população armazenar água em locais sem proteção e coleta de lixo irregular facilita o aparecimento de criadouros para o mosquito e e são grandes aliados da infestação do Aedes aegypti. Então só resta fazermos a nossa parte, cuidando das nossas casas, denunciando locais abandonados, conversando com familiares, vizinhos, amigos, divulgando na internet e torcendo para que as autoridades levem a campanha tão a sério quanto a gente!

 

—————————————————————————————————–

Site do Ministério da Saúde – http://portal.saude.gov.br/portal/saude/default.cfm

 

1 comentário

1 menção

  1. Evitar a proliferação da dengue depende de cada um de nós. Além de cuidar da sua casa, falar com seus vizinhos, manter contato com sua prefeitura sobre focos da doença, você pode utilizar esse espaço para conscientização.
    Seja parceiro do Ministério da Saúde na mobilização contra o mosquito da Dengue. Divulgue em seu blog nosso material. Entre em contato com comunicacao@saude.gov.br e solicite o selo, participe da campanha.
    Saiba mais: http://bit.ly/bMMVKT

  1. […] This post was mentioned on Twitter by 1001roteirinhos, 1001roteirinhos. 1001roteirinhos said: Novo post – Dengue: se TODOS agirem, podemos evitar – http://bit.ly/ijbZHQ […]

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.