fbpx

Prêmio Sesc Rio de Fomento à Cultura 2010

Ontem participamos da entrega do Prêmio Sesc Rio de Fomento à Cultura, uma iniciativa muito importante de incentivo na área de produção cultural. Com prêmios de até R$200.ooo,00 para a produção dos projetos vencedores, é um grande passo para que idéias se tornem realidade ou que projetos já existentes possam se desenvolver ainda mais.  

Foram 9 categorias: Novos Talentos, Teatro Infantil, Literatura Jovem, Dança, Artes Visuais, Novas Mídias, Música, Cinema Documentário e Teatro Adulto.

 

Já que nosso assunto é criança, nada mais natural do que ficar de olho no ganhador da categoria que interessa aos pequenos: Teatro Infantil. O projeto vencedor foi ” O menino que vendia palavras”  do pessoal do Turbilhão de Idéias e Cultura, livro muito bacana de Ignácio Loyola Brandão. Eu adorei o resultado pois adoro a história do menino que tem um pai muito culto, que sabe todas as palavras “difíceis” que seu colegas não conhecem, o que acaba fazendo com que o garoto enxergue nisso um jeito de lucrar com a troca do significado das palavras por coisas que lhe interessam. De uma forma bem humorada, o autor mostra a importância da leitura, ou até mais, da cultura em geral, nas nossas vidas.

Esse ano encontrei na biblioteca e trouxe pra ler com o filhote.

Tem tudo para resultar numa montagem muito legal! Mas o projeto vai além da peça com recursos multimídia. A idéia transformar o espaço em uma grande “biblioteca” para que as crianças possam usar como local de leitura quando não houver espetáculo. Genial!

Bacana, também, é poder acompanhar o andamento dos projetos premiados através dos hotsites que serão atualizados com novidades de cada um deles. Vamos aguardar!

Não posso deixar de comentar que o homenageado da noite era o ator Sérgio Britto. Com 65 anos de carreira profissional a homenagem é mais do que merecida!

Mas como mãe sempre interessada no assunto, o que me chamou a atenção foram as palavra do presidente do Sesc Rio, Orlando Diniz, quando falou, entre uma coisa e outra, da importância do seu contato com a cultura desde criança, graças aos seus pais. Taí um exemplo prático de que inserir a criança em atividades culturais pode fazer muita diferença!

Eu que venham mais prêmios como este! A cultura brasileira agradece!

Mestre de cerimônia

Paulo Betti - Mestre de cerimônia

Vencedores

Ganhadores do prêmio de Teatro Infantil

Homenagem

Sergio Britto - o homenageado da noite

3 menções

  1. […] This post was mentioned on Twitter by 1001roteirinhos, 1001roteirinhos. 1001roteirinhos said: Novo post – Prêmio Sesc Rio de Fomento à Cultura 2010 – http://bit.ly/aiAxCC – A cultura brasileira agradece! #FestaPremioSescRio […]

  2. […] á Cultura de 2010 na categoria Teatro Infantil. Nós estávamos lá na premiação, confira: Prêmio Sesc Rio de Fomento à Cultura 2010. Com Eduardo Moscovis, Pablo Sanábio, Letícia Colin, Renato Linhares, Luciana Froés e Raquel […]

  3. […] á Cultura de 2010 na categoria Teatro Infantil. Nós estávamos lá na premiação, confira: Prêmio Sesc Rio de Fomento à Cultura 2010, Com Eduardo Moscovis, Pablo Sanábio, Letícia Colin, Renato Linhares, Luciana Froés e Raquel […]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.