fbpx

As aventuras do Avião Vermelho – Dando asas à imaginação

Ontem, entre uma coisa e outra, levamos o filhote para usar a bicicleta nova e começar a se aventurar sobre duas rodas. Para nossa surpresa, o molequinho se familiarizou logo e nem as duas primeiras quedas que levou graças a uma rodinha meio frouxa, fizeram ele desanimar. Bom demais poder acompanhar as conquistas do pequeno em cada nova etapa!

Mas para não perder a tradição, aproveitei pra dar uma passadinha na Biblioteca BEIAT  pois estava com uma pulguinha atrás da orelha desde o dia que vi uma sugestão de leitura infantil (por favor, quem lembrar quem deu a dica esses dias, me avisa!). Queria ver se encontrava por lá “As aventuras do Avião Vermelho” de Erico Verissimo. Minha memória é realmente um horror, confesso! Ao ler sobre o livro, me interessei pensando ser uma ótima opção para o meu filhote pois a história reunia aventuras e lugares que o meu pequeno costuma incluir nas suas viagens imaginárias. Mas a tal pulga veio e ficou a sensação de que eu já conhecia o livro. Pelas buscas que fiz pela web, como sou mais visual do que outra coisa, não reconheci a capa então não lembrei da história.

Quando a bibliotecária trouxe o exemplar, como eu imaginava, reconheci a capa na hora! Era exatamente o livro que eu tinha lido na época da escola e tinha adorado! Mas só lembrava de fragmentos, praticamente só a parte da viagem que se passa na lua, onde tudo é invertido. Setevros – sorvete ao contrário – foi uma coisa que nunca saiu da minha cabeça! Vai entender…

Capa

Feliz da vida, levei o livro pra casa pra curtir com o pequeno e relembrar um pouco das sensações e histórias da minha infância. E ela é mesmo uma delícia! Fernandinho, um menino da pá virada, ganha do pai um livro que conta as façanhas do Capitão Tormenta. Encantado, ele pede um avião vermelho de presente sonhando viver suas próprias aventuras. É bacana ver o encontro do garoto com o mundo da leitura.  Divertida, fantástica, envolve a criança na fantasia que ao mesmo tempo tem um quê de ser possível de realizar pelo olhar dos pequenos. Assim que acabou o livro e conversamos sobre nossas partes preferidas, meu mini-explorador perguntou se podíamos fazer a experiência com a lente de diminuir. Simples assim! 🙂

Meu pequeno leitor

 

E como dificilmente as coisas acontecem por acaso (basta olhar com um pouquinho de atenção que a gente percebe que tudo está entrelaçado), para completar descobri que está em fase de produção e com finalização prevista para 2011, o longa de animação infantil que vai levar para a tela grande a adaptação do livro. Emprestando suas vozes aos personagens, atores como Milton Gonçalves, Lázaro Ramos e Zezeh Barbosa. 

Adorei saber e vou adorar mais ainda assistir! Ótima história e animação brasileira, tomara que consigam logo todo o apoio necessário para finalizar o filme!

Para acompanhar de perto a produção do longa, matar a curiosidade, conferir trailer promocional, não deixe de passar no blog: http://www.aviaovermelho.com.br

 

 

Site Avião Vermelho

 

Agora com licença que é hora de continuar as aventuras!

19 comentários

1 menção

Pular para o formulário de comentário

  1. Esse livro do Érico Verísimo é muito legal. Já li para as minhas filhas.
    E a biblioteca também. Pena é muito longe para mim.
    Adorei saber que vai ter o filme.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    • gleice kelly em 29 de janeiro de 2011 às 00:19
    • Responder

    Oi estava pesquisando sobre literatura infantil e pensei logo no primeiro livro que li na minha vida(infância)logo que aprendi a ler,minha mãe já tinha lido para mim e guardo cada aventura de Fernadinho comigo até hoje.Sim o primeiro e mais marcante livro que li foi As aventuras do Avião Vermelho.INESQUECÍVEL.Quero comprar pra guardar mas não acho com a capa original.Talves seus filhos gostem tambem de Urso com musica na barriga.Abraços.

    1. Oi Gleice,

      Com a capa original só livros usados, em sebos ou pela internet. A venda já são edições novas com capas diferentes. Nós lemos tb o do Elefante Basílio. O do Urso tá na lista! 🙂

  2. Adoramos a dica do livro e a informação sobre a produção de mais uma animação e brasileira! Vamos procurar para ler e depois, ficar no aguardo da estréia. Obrigado por compartilhar!

    • Dulce Nara Duarte em 2 de setembro de 2014 às 00:58
    • Responder

    Incrível !!!Tenho 40 anos hoje ,mas nunca esqueci desse livro.Vou comprar para guardar de lembrança de minha infância e apresentá-lo as crianças que freqüentam minha casa!!!

    1. Oi Dulce,

      Não é bacana ver como um livro pode marcar a nossa vida? Tenho certeza que fará um bem incrível às crianças que vão conhecê-lo quando forem a sua casa! Ótima ideia! 😉

      Abraços,
      Eliane

    • Ana Maria em 17 de junho de 2015 às 20:39
    • Responder

    Também lembro dessa historinha que na lua tudo é ao contrário, na sorveteria vc é que fica pelo lado de dentro do balcão e os empregados fora!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk muito divertido!!
    Pode me mandar a historinha toda para o meu e- mail?

    1. Oi Ana,

      Não temos a historinha toda. Só no livro mesmo. Mas o filme também já estreou nos cinemas. Você deve encontrar disponível para assistir na internet.

      Obrigada pela visita!

      Abraços,
      Eliane

    • Daniela em 19 de outubro de 2016 às 21:23
    • Responder

    Estou super emocionada, por muitos anos procurei este livro mas em minha mente tbm só fragmentos, o aviãozinho em um cantinho, pois bem, tive o livro eu não tinha nem 7 anos,hoje casada com filhos ,este meu primeiro livro sempre me vinha a cabeça e nada. Agora me deparo com ele e não tem como não me emocionar e viver aquela sensação gostosa de criança .

    1. Que bacana, Daniela. Tive a mesma sensação quando o reencontrei.

      Obrigada pela visita e pelo comentário.

      Abraços,
      Eliane

    • Otávio Aguiar Alved em 30 de abril de 2018 às 14:00
    • Responder

    Tenho 42 anos e lembro dessa história quando estudava a terceira série primária em 1985 na cidade de Pedreiras – Ma. Atualmente moro em São Luís, essa ficou tão marcada na minha vida que quando vejo o nome sorvete falo alto “setevros”. Vinha dirigindo hoje passei por uma sorvetetia foi automático, então pensei vou se encontro aquela , não é que encontrei mesmo!!!!

    1. Oi Otávio,

      Que bacana a sua visita! Esse livro também me marcou bastante.

      Abraços

    • Luiz Alberto Paes de Almeida em 18 de novembro de 2020 às 22:27
    • Responder

    Li esse livro quando estava no primário, no final da década de 1950. Depois perdi o livro. Hoje, com mais de setenta anos, tb nunca me saiu da cabeça o “setevros”, na verdade a única coisa que me lembrava dele. Nem o nome e, muito menos, o autor.Pensei que nunca mais poderia saber algo sobre o livro, até que com a “mágica” da internet, apenas colocando aquela palavra, o recuperei.

    1. Oi, Luiz

      Obrigada pela visita e pelo comentário!

      Como esquecer do “setevros”, não é mesmo? Acho que é uma das coisas que mais marcam a leitura do livro para as crianças. Tem gosto de brincadeira!

      E como é bom a gente poder recuperar lembranças de infância, não é mesmo? Esse é um dos grandes benefícios que a internet pode nos trazer.

      Um abraço,
      Eliane

    • Edineide Martins Reis Porto em 7 de janeiro de 2021 às 22:53
    • Responder

    Tenjo 42 anos e até hoje toda vez que ouço a palavra sorvete eu lembro dessa historinha, como faço para adiquirir esse livro?

    • Marlei em 25 de maio de 2021 às 00:23
    • Responder

    Na segunda seria em 1978, eu tinha um livro de alfabetização na escola e um dos textos tinha o título, Juquita vai a lua.
    Falava que sorvete de lua era muito mais gostoso e na placa da sorveteria se lia Setevros.
    Tenho 50 anos e essa historinha nunca mais saiu de minha cabeça.

    • Sabrina em 15 de setembro de 2021 às 23:58
    • Responder

    Ate hoje minha irmã e eu só chamamos sorvete de setevros haha sabe-se lá pq isso tb nunca saiu de nossas cabeças

    1. Hahahahaha!
      Pois é, tem coisas que marcam mesmo!

      Abraços!

    • Pabla Michelli em 19 de setembro de 2022 às 21:53
    • Responder

    Eu ganhei esse livro da minha mãe aos 8 anos maravilhoso e agradeço por minha mãe sempre poder me dar livros quando crianças tive muitos, o certo seria os pais da livros de incentivo a leitura do que as crianças enfiadas em internet no celular ou tablet

  1. […] This post was mentioned on Twitter by 1001roteirinhos. 1001roteirinhos said: No blog: Voltando à infância com As aventuras do Avião Vermelho – Dando asas à imaginação http://bit.ly/eg0iOo […]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.