fbpx

Promoção “Cuidando do Planeta, cuidamos do futuro!”

Hoje, 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água. Criado pela ONU em 1992 nos leva a uma reflexão de como estamos tratando esse bem natural essencial à vida no Planeta.

Aproveitando a data estamos lançando um novo concurso cultural em parceria com a Faber Castell: CUIDANDO DO PLANETA, CUIDAMOS DO FUTURO!

Para participar basta morar no Brasil ou ter endereço para entrega por aqui, seguir nossa Fanpage no Facebook (http://www.facebook.com/1001roteirinhos) e responder nos comentários deste post: Como podemos incentivar as crianças a cuidarem da natureza de forma divertida?

As quatro melhores respostas vão ganhar o Kit SOS Natureza II da série Criart, com um cd-rom de atividades e 12 gizes de cera. São 12 atividades com 2 níveis de dificuldade além de opções de imprimir para colorir e recortar.

 

SOS_natureza_II

 

A promoção vai até o dia 05 e o resultado sai na segunda, dia 11 de abril;

Oportunidade bacana de fazer as crianças aprenderem sobre a natureza brincando! Divulgue e Participe!

 

15 comentários

1 menção

Pular para o formulário de comentário

  1. Toda criança adora brincar, no brincar é q a gente aprende as coisas para vida. Aqui em casa a forma q encontro de ensinar as crianças a cuidarem da natureza é através da reciclagem… Raramente compramos livros novos,vamos em sebos (onde compramos um livro q outra pessoa não quer mais), assim evitamos q mais árvores sejam cortadas. Não pegamos sacolas plásticas nos supermercados, levamos nossas eco-bags ou então pegamos caixas de papelão q depois se transformam em treins, aviões, casa, livros, castelos, camas…Através da reciclagem de sucatas eles aprendem a não disperdiçar,e tb aprendem q tudo pode se transformar em algo melhor (como um brinquedo, por explo)e com isso tb aprendem a importância da separação de lixo. Outra coisa q acho tb bem importante é q na recilcagem, alem do uso da imaginação, vc aprende que tudo tem jeito, q tudo poder ser concertado, q só depende do modo q vc olha pras coisas (tem uma reeducação do olhar) e isso eles levam pra vida: Eles acham soluções mais criativas para transformar o nosso mundo num lugar melhor pra todos.
    Aqui em casa estamos sempre brincando de reciclar.
    gisele barcellos
    gisele.artes@gmail.com
    Viamão-RS

  2. Adorei a postagem e este comentário maravilhoso da Gisele….bjcas
    Como vai ser a promoção?????

    1. É assim: Basta morar no Brasil ou ter endereço para entrega por aqui, seguir nossa Fanpage no Facebook (http://www.facebook.com/1001roteirinhos) e responder nos comentários deste post: Como podemos incentivar as crianças a cuidarem da natureza de forma divertida?

      Simples assim! Como a Gisele fez!

      Bjs, Eliane

    • Rogéria Thompson em 23 de março de 2011 às 12:48
    • Responder

    Adorei a iniciativa.
    Usar os materiais que jogamos fora todos os dias pra fazer brinquedos e incentivar brincadeira é uma forma divertida de mostrar aos pequenos que eles tbém são responsáveis pelo planeta.
    Meus filhos tem 8 e 10 anos, a mais velha tá sempre inventando cartões,porta retratos com caixas de papelão e longa vida,o mais novo gosta de inventar brinquedos com esses materiais.

  3. Com brincadeiras, jogos e atividades podemos incentivar as crianças a cuidarem da natureza. Ajudar a cuidar de plantinhas, como se a criança fosse uma jardineira é muito interessante, fazer um acampamento aonde ela poderá ver bichos de todas as formas sem interferir em seu ambiente e sempre jogando qualquer sujeira no lixinho é outra idéia. E como reciclar é preciso, que tal fazermos máscaras de papel com jornais e revistas velhos? Chocoalhos artesanais, com um cabo de vassoura, garrafa pet, pedrinhas ou grãos de feijão que não usaremos. Ter um animal de estimação em casa e ir ao zoológico também é outra forma de diversão, aonde as crianças oferecerão carinho e respeito aos animais.

    • vanusa souza miranda corrêa em 24 de março de 2011 às 12:17
    • Responder

    Aqui na minha casa sempre ensinei meus filhos a cuidarem da natureza a forma que encontrei e ensinando a cuidarem das plantas e terem contato com terra, e o contato com arvores frutíferas para observar a flor se transformar em fruto e, assim, entender o ciclo da natureza. Jogar o lixo sempre nos nas lixeiras corretas e separados,mas nos usamos outras forma que evitamos jogar muitas coisas nos lixos reciclando sempre e tudo que podemos,desde brinquedos,decoração e utilidades,fazemso sempre piqui nique ao ar livre para que eles contemplem a natureza e a valoriozem, cuidem,e repeitem cada vez mais.
    vanusa correa
    Vanusacorrea@gmail.com
    Nova iguaçu, R-J

  4. Crianças são seres em formação e nossa obrigação como pais e educadores é educa-las e transmiti-lhes valores, acredito que mostrado a importância de preservar e respeitar o meio em que vivemos, dando exemplos, tendo atitudes positivas, conseguimos conscientiza-los de forma lúdica e efetiva.

  5. Clarice é minha filha. Tem dois anos. Eu ensino a ela que é melhor economizar água, evitar pegar sacolas, estimulando-a a levar as próprias sacolinhas dela nas nossas visitas à padaria; digo a ela que guardemos os recipientes de plástico para as nossas farras de sábado à tarde com tinta guache, repreendo-a, quando apanha um alimento e o descarta por desperdício; digo a ela para doar os brinquedos de que não precisa, mostro a ela as lixeiras para o lixo seco e o lixo orgânico. Digo-lhe muitas coisas, mas nenhuma delas tem o mesmo efeito do que ela, em sua simplicidade dizendo para mim, em seu banho: _ Mamãe, pode fechar o chuveiro.Agora é hora de passar o sabonete! E eu vi que temos mais que aprender com eles, do que ensinar-lhes. Precisamos, antes de tudo, reciclar pessoas, reciclar ideias, o resto e consequencia e consciência.

  6. Acredito que o exemplo é parte essencial nesse processo de educação. E além da reciclagem, outra forma interessante de incentivar as crianças a cuidarem da natureza é cultivar pequenas hortas e visitar plantações, criadouros ou afins para que a criança saiba de onde vem tudo o que ela se alimenta. Na área urbana, por exemplo, MUITAS crianças acham que o leite é criado em uma máquina, já que eles recebem o mesmo em caixas ou latas. Não tem a menor noção do processo que está por trás de um simples copo de leite. Não sabe de onde vem a água que está em sua caixa d’água. Uma volta às origens ajuda bastante, traz conhecimento e vida.

    • Luana de jesus silva em 24 de março de 2011 às 14:29
    • Responder

    A minha solução é pedir as pessoas que Recicle o lixo, enquanto as crianças distribuem sorrisos,se cada um fizer a sua parte teremos uma solução a manter vivo o que nos dá a vida.

    • Sandra Carvalho em 24 de março de 2011 às 15:35
    • Responder

    Devemos começar em casa, antes mesmo de começar a ir á esola. Com pequenas atividades domésticas como ajudar a separar o lixo para reciclagem. Aqui em minha casa fazemos assim : Fazemos uma competição para saber quem consegue separar o maior número de lixo reciclável,o vencedor torna-se ” O grande ajudante da natureza” e dessa forma lúdica eles aprendem de maneira prazerosa e feliz!

  7. ACredito que a convivencia dos meus filhos com a natureza é muito NATURAL. Eles cresceram reciclando e em contato com os bichinhos (carneiros, galinhas, coelhos) e seus ciclos. Acho isto saudadavel e gostoso. Alem disto colhem cenoura na horta, sabem que existe a época da abobrinha e do milho. Não só aprendem sobre a natureza, eles vivem a natureza.

    beijos Pati

  8. Aqui em casa para incentivar nossa filhota a gostar e cuidar da natureza criamos o Dia Eco. Uma vez por mês escolhemos um passeio verde, com muita natureza – plantas, bichos, flores. O que a pequena mais gostar no dia Eco a gente vai desenhar, imitar e até comprar o bichinho de pelúcia para ela. Um dia levamos ela para ver miquinhos no clube, ela ficou doida, gritava ‘acaco’ = macaco / ‘adê acaco’. No outro dia ensinamos ela a imitar o macaco, levamos ela no zoológico alguns fins de semana depois e ainda compramos um macaquinho de ficar agarradinho no pescoço. Ela claro amou, já até fala ‘ecooo’, mas aí ela pensa que é eco de cocô e fica fazendo caretinhas de cheirinho ruim kkkk Uma figura. Já tivemos dias Eco com o Louro, ela amaaaa e por aí vai. Ela tem 2 aninhos e já é amante da natureza.

  9. Podemos incentivar nossas crianças a cuidarem do nosso planeta com muita brincadeira. Usando a reciclagem para fazer os seus próprios brinquedos. Explicando sobreo consumo consciente. Não precisamos comprar todos os jogos, podemos criar alguns, e fazemos isso. Na hora de fazer os desenhos, podemos reaproveitar as folhas utilizadas. Para as colagens podemos reaproveitar embalgens, papéis de presente, enfim o que enontrarmos. Além de reciclar, reutilizar é extremamente importante explicar bem a questão do consumo.
    O contato constante com a natureza, brincadeiras ao ar livre fazem as crianças gostarem da natureza, respeitarem e terem vontade de preservá-la.
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    • Danielle Bergel em 5 de abril de 2011 às 16:58
    • Responder

    Em casa regamos as plantinhas, criamos brinquedos com materiais reutilizaveis,desenhando e pintando para concientizar e vendo desenhos e filmes construtivos. Meu filho de 5 anos pede para fazer reciclagem, e ele mesmo disse, que podemos cuidar do ambiente brincando, cuidando dos animais e das plantas.

  1. […] Resultado da promoção “Cuidando do Planeta, cuidamos do futuro!” By admin, on April 11th, 2011 TweetSaiu o resultado do concurso cultural “Cuidando do Planeta, cuidamos do futuro!”. […]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.