fbpx

Festa no Museu da Vida

No próximo sábado, 28 de maio, o Museu da Vida completa 12 anos de sua criação e vai comemorar com uma programação especial. Serão diversas atividades gratuitas à partir das 10 da manhã no campus da Fundação Oswaldo Cruz em Manguinhos.

 

 

Para quem não conhece, o Museu da Vida é um espaço que vem levando a Ciência ao público, sempre de forma divertida e interativa, com o objetivo de fazer interação entre cultura, educação e sociedade.

Merece nosso agradecimento e os desejos de que esse trabalho tão importante tenha continuidade por muitos anos! Parabéns!

       

Conheça a programação:

Ciência na cozinha Venha descobrir a origem do bolo e a ciência envolvida no seu preparo. O visitante também vai poder pôr a mão na massa e preparar o seu próprio bolo de chocolate.Horários: 10h30, 13h e 14h.Local: Sala de Exposição do Museu da VidaVagas limitadas com distribuição de senhas no Centro de Recepção do Museu da Vida (15 senhas por sessão).
Show de Ciência Realização de experimentos interativos em química e física, com a utilização de mágica e arte cênica.Horário: 11h30 e 15hLocal: Epidaurinho (ao lado da Tenda da Ciência)
Uma aventura pelo corpo humano O objetivo é descobrir como funcionam nossos órgãos e sistemas. Quem se aventurar nessa atividade, vai passar por dentro de um nariz gigante, fazer o modelo de um cérebro e customizar cartões postais com partes do corpo estampadas são algumas das atividades.Horário: 10h às 16hLocal: Foyer do Museu da Vida
Fábrica de Moléculas O público vai aprender mais sobre moléculas de forma divertida, usando argila e massa para modelar.Horário: 10h às 12h e das 14h às 16hLocal: Área externa do Parque da CiênciaEm caso de chuva, não haverá a atividade.
Pescaria de Microrganismos De forma divertida, essa pescaria simulada possibilita ao visitante construir um conceito sobre microrganismos e desmistificar a ideia de que todo micróbio é maléfico para o ser humano.Horário: 10h às 12h e das 14h às 16hLocal: Área externa do Parque da CiênciaEm caso de chuva, não haverá a atividade.
Fábrica de Bolhas de Sabão O objetivo é revelar o segredo sobre cores, células, propriedades da água e outros temas durante uma divertida brincadeira com bolhas de sabão.Horário: 10h às 12h e das 14h às 16hLocal: Área externa do Parque da CiênciaEm caso de chuva, não haverá a atividade.
Visita ao Castelo da Fiocruz (Castelo Mourisco) Na visita ao Pavilhão Mourisco, o visitante é convidado a fazer um passeio ao Rio de Janeiro do início do século 20. Conhecerá a história de sua construção e verá a arquitetura em estilo neomourisco, a beleza dos azulejos portugueses e os mosaicos inspirados em tapeçaria árabe do Castelo.Horário: 10h, 10h40, 11h20, 12h, 12h40, 13h20, 14h, 14h40, 15h20Local: saída do Centro de Recepção – Estação do TrenzinhoVagas limitadas com distribuição de senhas no Centro de Recepção (40 senhas por sessão).
Trilha histórico-ecológica O objetivo é levar o visitante a desbravar uma trilha pelo campus da Fiocruz e observar várias espécies de plantas, ao mesmo tempo em que conhece os edifícios antigos, cheios de histórias interessantes. Nessa caminhada lúdica e interativa, cercada por natureza, os participantes poderão observar, experimentar, pesquisar e descobrir! Ao longo do passeio, serão emprestados binóculos e lupas aos visitantes. Pegue carona nessa aventura! Traga também sua câmera e registre suas descobertas. Suas fotos serão divulgadas no site do Museu da Vida.Horários: 10h30 e 14h30Local de encontro: Centro de Recepção do Museu da VidaA organização recomenda o uso de repelente na atividade.

Em caso de chuva, não haverá a atividade.

 

Ciência com Pipoca Sessões de vídeos científicos e bate-papo sobre diversos temas acompanhados de pipoca.Horário: 11:30h, 12:30h, 14:30h e 15:30hLocal: Sala de vídeo do Centro de Recepção do Museu da Vida 
Contadores de Histórias Contadores misturam fantasia, literatura, ciência e saúde em histórias envolventes e divertidas.Horário: 10h30Local: Tenda da Ciência 
 Barbeiro é profissão? Trata-se de uma divertida oficina visando revelar mais sobre o barbeiro, um curioso inseto.Horário: 11h e às 14hLocal: Espaço BiodescobertaHaverá distribuição de senhas no Centro de Recepção do museu (20 senhas por sessão).

 

Exposição “Elementar – a química que faz o mundo” No Ano Internacional da Química, o público confere como aconteceu a separação entre a alquimia e a química, o porquê das cores em pedras preciosas, como os elementos se combinam para formar tudo o que conhecemos e como eles foram organizados em uma tabela periódica, que, mesmo tendo sido elaborada no século 19, tira do sério muitos estudantes até hoje. Em uma tabela periódica interativa, o visitante pode desvendar as características e aplicações de cada elemento, além de assistir a vídeos sobre eles. Em outros módulos, pode combinar diferentes átomos para formar uma infinidade de moléculas e participar de oficinas com garrafas pet e outros materiais do cotidiano. Não deixe de visitar!Horário: das 10h às 16hLocal: Sala de exposições do Museu da Vida 
Peça teatral “Lição de Botânica” Numa viagem ao Rio de Janeiro do começo do século 20, apresentando um cenário com buquês, plantas tropicais e diversas flores, a peça narra a trajetória do Barão Sigismundo de Kernoberg, um cientista que, ao tentar impedir que o sobrinho se case, acaba se apaixonando.Horário: 14hLocal: Tenda da Ciência 

 

——————————————————————

Museu da Vida – www.museudavida.fiocruz.br
Fundação Oswaldo Cruz
Av. Brasil, 4.365, em Manguinhos – RJ
Tel: (21) 2590-6747

2 comentários

1 menção

    • Rogéria Thompson em 24 de maio de 2011 às 16:15
    • Responder

    Adorei a dica,vou ver se consigo ir com as crianças,eles tem loucura para conhecer o “castelo das cobras”,é assim que eles chamam o Instituto…

    1. Hahahaha. Vale à pena!

  1. […] – Aniversário do Museu da Vida – O evento que comemora os 12 anos de criação do Museu vai contar com uma programação especial com atividades gratuitas à partir das 10 da manhã no campus da Fundação Oswaldo Cruz em Manguinhos. Programação completa no post  Festa no Museu da Vida. […]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.