fbpx

Heureca Ateliê – Férias com gosto de brincadeira

 

Oficinas de férias existem muitas, mas para pequeninos a partir de 18 meses já é bem mais difícil de encontrar.

Pois esta é uma das propostas do Heureca Ateliê que realiza oficinas itinerantes de culinária, alimentação saudável, artes e literatura, no Rio e em Niterói, para pequenos grupos ou apenas uma criança.  

O local pode ser a casa, o play, o salão de festas, a varanda, o quintal, as atividades propostas são adequadas para cada espaço disponível. As oficinas, com duração média de 2 horas variando conforme a atividade e o ritmo da criança, são formativas e não recreativas: competição, correria, música alta e gritaria não têm vez!

 

Para as crianças de 18 meses a 3 anos a proposta é realizar atividades específicas para esta faixa etária que estimulem a coordenação motora fina e a criatividade da criança.

Brincadeiras com massinha de farinha produzida pelas próprias crianças numa grande bacia com farinha de trigo, água e anilina colorida estimulam percepções sensoriais e movimentos para mãozinhas ágeis.

Modelagens com massinha plástica atóxica e pintura a dedo com tintas atóxicas também são opções.

Rasgar papéis coloridos, fazer colagens, desenho livre com giz de cera, contação de histórias e teatro com fantoches de papel compõem o mix de atividades para as férias dos pequeninos.

A famosa brincadeira “Procurando Peixinhos”, propõe um “mergulho” no mar feito de serpentinas de papel em busca de peixinhos coloridos.

 

  

 

 

Já os maiores entre 5 e 10 anos têm outras opções de acordo com os interesses da idade:

Oficina Da Horta pra Mesa: Levamos uma mini-horta para as crianças conhecerem e desenvolverem hábitos saudáveis na escolha das refeições. Estimulamos a investigação de forma sensorial de legumes, frutas e ervas aromáticas. Em seguida, cada criança produz um sanduíche criativo, saboroso e saudável com alguns dos ingredientes da horta.
 
Oficina Culinária Caipira: Produzimos uma oficina de culinária com as crianças colocando a mão na massa para fazer paçoca doce junina, mini-pizza de São João e suco de milho verde.

Oficina Caderno de Receitas: As experiências das crianças nas oficinas culinárias mais as receitas e lembranças dos quitutes da vovó, da tia, da mamãe e da madrinha compõem um lindo caderno de receitas personalizado para receber estes e outros registros das primeiras experiências gastronômicas dos pequenos.

Oficina Meu Livro de Histórias: Uma roda com contação de hiostórias da Literatura Infantil estimula a criação e produção de histórias das próprias crianças, resultando num lindo livro personalizado por elas mesmas.

Oficina de Sustentabilidade Ambiental: Da produção da terra ao vaso feito de garrafa PET, as crianças produzem compostagem e coloridos cachepôs para abrigar mudas de plantas.

Oficina De Brinquedos de Material Reciclável
: Desenvolvendo a consciência ambiental e sustentável nesta oficina as crianças produzem brinquedos criativos e divertidos com material reciclável.

Oficina de Moda dos Super-Heróis e Princesas: Criação de uniformes de super heróis e vestidos de princesas para os respectivos personagens feitos de papel.

Oficina Teatrinho de Fantoches de Papel: Sacos de papel se transformam em divertidos personagens de histórias teatrais produzidas e encenadas pelas crianças.

Oficina de Scrapbook: Fotos, desenhos e mil e um apetrechos para criar um álbum com fotos preferidas das crianças.

Oficina de Chaveiros Divertidos: Miçangas, fitas coloridas, botões e ideias criativas dão origem a divertidos chaveiros.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Nós já fizemos uma parceria bem bacana com o Heureca na abertura da exposição Vida de Criança em janeiro deste ano. Confira – Abertura da Mostra Vida de Criança

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Para mais informações entre em contato com o pessoal do Ateliê!

Hilda Armstrong
Heureca Ateliê
Atividades lúdicas e educativas para crianças
Blog/site: www.heurecaatelie.com.br
Twitter: http://twitter.com/#!/heureca_atelie
Facebook: http://migre.me/5ecQx

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.