fbpx

Conferindo a Mostra Rio

Sábado fomos conferir a mostra Rio – A Arte da Animação no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA). Claro que já tínhamos assistido ao filme e estávamos cheios de expectativa!

 

A exposição não é grande, ocupa a sala Bernardelli, bem na entrada do Museu. Para os pequenos o reconhecimento é imediato quando vêem o enorme letreiro tridimensional com a palavra Rio, como a do filme. Nas paredes, roteiro,desenhos, estudos, storyboards, planejamento, artes – o antes e depois da criação. É legal ver as esculturas/maquetes dos personagens feitas à mão, que depois são escaneadas e modeladas no computador. Dá aquela sensação de que o talento do homem é insubstituível!

 

 

 

 

 

 

Um painel com uma cena da cidade é parada obrigatória para foto, assim como os dois cenários com os personagens que, acredito, foram pensados exatamente para esse fim. O estranho é que não se tocar nos painéis, e dependendo do guarda, nem mesmo se posicionar atrás deles para tirar uma foto mais divertida (coisa que acabamos fazendo antes dele reclamar). Não gostei. Não era nenhuma peça  original que pudesse ser seriamente danificada.

 

 

 

 

 

O visitante pode assistir cenas do animatic (uma versão animada do storyboard) além do próprio filme finalizado. Acho que a maioria que foi à exposição ficou interessada na mostra exatamente por já ter visto a animação e virado fã, como nós. Eu preferia que passassem entrevistas com o Carlos Saldanha e equipe, e o making off . Não seria mais interessante?

 

 

 

No que eu acredito ser o espaço interativo, o visitante pode se aventurar com o jogo Angry Birds Rio por celulares conectados aos vídeos.

 

 

Sinceramente eu esperava mais. Acho uma ótima iniciativa, principalmente por levar o grande público ao MNBA e divulgar o trabalho de animação para a garotada. Mas ficou faltando aquele “quê” para tornar a exposição um evento imperdível.

Nas palavras do meu filhote: “É só isso?”. Pois eu tive a mesma sensação.

 

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: 

Rio: A Arte da Animação
8 de julho a 4 de setembro
MNBA – www.mnba.gov.br
Sala Bernardelli, 2º piso Av. Rio Branco, 199 – Cinelândia – metrô Cinelândia
De terça a sexta | das 10h00 às 18h00 | sábados e domingos | das 12h00 às 17h00
R$ 5,00 / R$ 2,00. Entrada franca aos domingos; e durante a semana para crianças menores de 10 anos e pessoas acima de 60 anos.
Telefone: (21) 2219-8474

 

5 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Que bom que o seu post me lembrou dessa mostra. Vou nesse final de semana com as meninas.

    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

  2. Muito legal o seu blog, só o conheci agora através do @maecomfilhos!! Também vou levar a filhota pra conferir…Bjus e sucesso!!!

    1. Valeu Rose! Que bom que curtiu!
      Bjs, Eliane

  3. Oi Eliane,
    fomos conferir a Mostra nesse final de semana e gostamos bastante. ATé poste lá no blog. Complementamos o programa com passeio no Bondinho de Santa Teresa.
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    1. Nós fizemos o contrário. Fosmos à Santa Teresa e depois passamos na mostra! 🙂

      Bjs, Eliane

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.