fbpx

Dica de Leitura: Um Quilombo no Leblon

Você sabia que no bairro do Leblon teve um quilombo? E que o dono da chácara que abrigava escravos fugidos era um comerciante de malas que cultivava camélias? Que graças a isso a flor virou o símbolo do moviento abolicionista? Confesso minha ignorância, eu não sabia! 

Me encantei com a história em que se baseia o livro Um Quilombo no Leblon da Pallas Editora, a primeira dica “oficial” depois da recente parceria. 

 

Um quilombo no Leblon - capa  

O livro é tudo que eu imaginava mesmo.  Leve, divertido, com muita informação mas sem deixar a aventura de lado, mostra um pedaço não muito conhecido da nossa História numa linguagem bem apropriada para as crianças maiorezinhas. Através dos três personagens principais: Mariana, Godofredo e Zezinho, a autora Luciana Sandroni mistura fatos e personalidades reais a outros fictícios para contar a história real de José de Seixas Magalhães, comerciante e abolicionista. Ele ajudava e escondia escravos fugidos em sua chácara no Leblon, onde cultivava camélias.

O casal foge de uma fazenda em São Paulo para se refugiar na chácara no Rio e nessa aventura, tudo para eles, que nasceram e viveram no mesmo lugar, é novidade. Para as crianças que lêem a história, acostumadas à internet, celular e televisão, acontece o mesmo. Tudo naquele Brasil é diferente do que elas conhecem e que vão descobrindo no desenrolar da trama. Por isso é tão bacana o livro trazer um glossário com biografias de personagens, fatos importante e fotos da época, situando o pequeno leitor no tempo e no espaço.

 

Um quilombo no Leblon

 

 

É ou não é uma forma divertida e deliciosa da garotada aprender um pouco sobre a nossa História?

 

 ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Título | Um Quilombo No Leblon
Autor | Luciana Sandroni
Ilustrador | Carla Irusta
Editora | Pallas Editora
Páginas | 112
ISBN | 978-85-347-0453-3
Idioma | Português
Formato | 18,5×23,5cm

4 comentários

1 menção

Pular para o formulário de comentário

  1. Essa história é mesmo linda. e poucos a conhecem. Não à toa eu a escolhi pra ser meu tema na monografia. uma delicia descobrir os encantos da cidade do Rio de janeiro e os ideais desses abolicionistas!

    1. Vivendo, lendo e aprendendo, né?

      Bjs, Eliane

  2. OI Eliane,
    parabéns pela parceria e adorei essa dica de leitura. Não conhecia.
    Hoje encaminhei o livro da Ciranda pelo correio.
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    1. Valeu querida! É bom ter oportunidade de falar mais sobre leitura para as crianças!

      Vamos ficar aguardando ansiosos o livrinho da Ciranda!

      Bjs, Eliane

  1. […] é contada neste ensaio de Eduardo Silva, neste livro do mesmo autor – esgotado 🙁 – e neste outro livro infantil de Luciana Sandroni (autora também de Memórias da Ilha, excelente pra quem já veraneou em locais isolados em uma […]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.