fbpx

Criatividade – No restaurante com crianças

Na última sexta participei de mais uma #festanotwitter organizada pelas meninas do site Mulher e Mãe. É uma iniciativa bem bacana, onde nós, mães, podemos trocar figurinhas, tirar dúvidas, rir um bocado com as experiências, apertos, “micos” das outras participantes e nossos também. O tema dessa edição foi Criatividade.

A pedidos de algumas mães que gostaram das “invencionices” que contei e queriam saber mais detalhes, lembrei de um texto que eu escrevi mas não tinha publicado. Achei que viria bem a calhar afinal, sair com crianças para almoçar fora é sempre um desafio. É difícil exigir que os pequenos fiquem quietos enquanto esperam a comida chegar ou até que os adultos terminem de almoçar. Quando os locais têm espaço reservado para elas se divertirem fica mais fácil mas, quando não têm, a coisa se complica. O que fazer então?


1. Ter uma bolsinha com “bugigangas” – é ótimo para distraí-los em situações críticas: bonequinhos de personagens, mini pets, carrinhos, etc.

2. Lápis de cor ou giz de cera e papel – para rabiscar, fazer jogos de palavras como forca, o eterno jogo da velha, liga pontos, o que mais você lembrar!

3. Desenhos baixados na internet e impressos em casa ou revistas para colorir compradas em bancas de jornal – são baratinhas e se forem dos personagens preferidos, melhor ainda. Meu filhote ele prefere aquelas de atividades.

4. Baralhos para jogos como da memória ou mico e dominó – são pequenos, fáceis de carregar e garantem a distração para qualquer idade!



No restaurante


Caso você não tenha nada em mãos, não se desespere, sempre há uma saída!

1. Sabe aqueles saquinhos de açúcar que têm nas mesas dos restaurantes? Há uma marca que vem com imagens diferentes em cada um deles. Separe os saquinhos com imagens iguais, de dois em dois, e vocês vão ter um ótimo baralho para jogo da memória e mico.

2. Caso os saquinhos não venham com desenhos, faça números ou desenhos iguais (geométricos, por exemplo), também de dois em dois, em um dos lados dos saquinhos e seu baralho estará pronto para brincadeiras. Para que não digam que estou incentivando o vandalismo, essa alternativa é para ser usada em caso de emergência e não estraga os saquinhos. Garanto que os garçons vão ficar gratos por não ter que equilibrar bandejas enquanto desviam de crianças correndo pelo restaurante!

3. Conhece a brincadeira Escravos de Jó? Experimente fazer isso com os objetos que estão em cima da mesa (os inquebráveis, claro) ou com o que tiver dentro da bolsa. É um pouco mais barulhento, verdade, mas garanto que todos no local vão preferir uma musiquinha do que crianças correndo por todo lado, não acham?

4. E que tal usar alguns palitos para formar imagens para as crianças adivinharem. Depois é só trocar, e elas passam a criar os desenhos que tem que ser descobertos.



Inventando


Claro que hoje em dia os celulares, ipads e minigames são quase tão essenciais para certas mães quanto fraldas ou lenços umedecidos. Realmente quebram um galhão! Mas nem todos têm acesso a essas facilidades e eu, sinceramente, gosto de aproveitar esses momentos para interagir com os pequenos.

Só uma observação, se a criança não tem hábito de fazer esse tipo de brincadeira em casa, não adianta pensar que num passe de mágica ela vai se interessar e se concentrar nas atividades. Como eu sempre curti inventar moda, meu filhote se acostumou a se divertir com essas coisas desde pequeno.



Para mim, criatividade é tudo e quando se tem filhos ela é essencial! 😉



::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Para saber mais sobre a #festanotwitter acesse o post – Segunda #festanotwitter

8 comentários

Pular para o formulário de comentário

    • Aretusa Reis em 21 de novembro de 2011 às 17:16
    • Responder

    Criatividade de mãe é algo assim…
    Por aqui, sempre ando com alguns apetrechos dentro da bolsa, independente de onde a gente vai, coisas pra ela brincar, se distrair, se divertir!! Um item que não falta nunca é lápis, pois papel a gente sempre dá um jeito, né?
    Adorei as dicas do baralho com saquinhos de açúcar!!
    Beijos,
    Aretusa

    1. Tem que ser, né? Essa história dos saquinhos é uma mão na roda! Garanto!
      Bjs,
      Eliane

  1. Que ótimo post. Adorei as ideias.
    Beijos grandes
    Alexandra
    @destemperadinho
    @CAFEVIAGEM

    1. Que bom que gostou Alê! Mãe que é mãe tem que inventar! rs

      Bjs!
      Elinae

  2. Amei!
    Somos super adeptos disto tudo! Agora, aprendi brincadeiras novas…

    Como contei outro dia no blog, Sofia começou a usar a bolsinha de bugigangas para atrair novos amigos nos restaurantes aqui no Chile.

    Bjs
    Cinthia
    @chileparacriancas.blogspot.com

    1. É assim que tem que ser se queremos que eles nos acompanhem. Tem que ser legal para eles também!

      Bjs,
      Eliane

  3. Oi Eliane,
    adorei as ideias. Já fiz muito a memória de açúcar. Até fiz um post no blog. http://inventandocomamamae.blogspot.com/2010/09/sofia-encontrou-um-jogo-no-armario-e.html
    Os saquinhos também podem ser separados por cores e daí fazer brincadeiras.
    Adorei as dicas. Essa festa no twitter deve ter sido muito legal.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    1. Mãe tem que inventar, né? Vc que o diga! A rainha da criantividade com as meninas!

      Bjs!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.