fbpx

Vida de Inseto – atividades para crianças e adolescentes

Quem nunca observou um inseto e ficou imaginando como seria o mundo do ponto de vista desses pequenos animais? Essa e outras curiosidades vão fazer parte do ciclo de atividades Vida de Inseto que o Museu da Vida vai promover a partir de março, fazendo parte do projeto “Uma exposição sobre a Biodiversidade brasileira”.

A ideia é estimular crianças e adolescentes a conhecer o papel dos insetos no meio ambiente, explorando espécies da fauna brasileira, conhecendo suas características, como se localizam e exploram o meio, como se alimentam, as doenças que transmitem, entre outros temas.

O evento começa no dia 3 de março e acontece no gramado da Tenda da Ciência.




Vida de Inseto

FOTO: Luanda Lima




Algumas atividades do programa:

Dissecação de insetos – irá abordar de forma divertida e interativa a estrutura dos insetos, com diferentes ênfases como sua sobrevivência e adaptação ao meio. Diferentes espécies de insetos serão usadas.

Insetos esquisitos – o visitante será estimulado a fazer uso de sua criatividade e imaginação a meter a mão na massa na elaboração de seu próprio inseto com materiais reciclados. Vários tópicos serão abordados como as características gerais dos insetos que os fazem integrar o grupo dos artrópodes.

Hora do lanche…dos insetos – Nessa atividade será possível entender melhor como se organizam e se alimentam diversas espécies de insetos. O visitante também poderá participar da preparação de pratos divertidos com grandes especialidades para…os insetos.

De olho nos insetos – Imagem de inseto da semana. Com informações sobre ele.

Asas pra que te quero – Atividade irá explorar as características dos insetos por meio da observação das asas de diferentes espécies em microscópio.

Investigação entomológica – O visitante poderá fazer uso de suas habilidades para mapear a área e descobrir quais insetos ocupam um determinado local.

Histórias para contar – Atividade de animação com insetos de massinha.

Quem mora aqui? – Serão explorados os diferentes tipos de insetos e ambientes, inclusive em ambiente aquático.

Insetos do meu jardim Atividade incluirá a relação entre plantas, flores e insetos. De maneira diverta, essa e outras questões, como a biodiversidade e o papel dos insetos na agricultura, serão exploradas, enquanto o visitante participa de todo o processo de plantio de mudas.

Corrida de baratas – O objetivo dessa divertida brincadeira é a descoberta de informações sobre esses insetos.

Caminhadas ecológicas – A atividade vai promover visita guiada com profissionais da área de biologia em diferentes percursos nas trilhas no campus da Fiocruz.




::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

De 3 de março a 31 de julho de 2012
Grátis
Campus da Fiocruz em Manguinhos – gramado da Tenda da Ciência
Av. Brasil, 4365 – perto da passarela 6.
Terça a sexta-feira, das 9 às 16h30 com agendamento | Sábado, das 10 às 16 horas (visita livre)
Agendamento: (21) 2590-6747
E-mail: recepcaomv@coc.fiocruz.br

1 menção

  1. […] Para saber a programação completa acesse o post – Vida de Inseto – atividades para crianças e adolescentes […]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.