fbpx

Escapada de final de semana em Petrópolis – parte 1

Sempre gostei de viajar para Petrópolis, desde solteira com meus pais e até depois de casada. Com minha filha nunca tinha feito nenhuma viagem para lá, me hospedando no Centro.

Dessa vez resolvi agendar um final de semana e montar um roteiro rápido que preenchesse esses dias e passasse à pequena o mesmo carinho que tenho pela cidade.

Comecei escolhendo a hospedagem. Escolhemos um hotel bem central, localizado em uma das principais avenidas da cidade. Há muitas opções, mas acabei optando por um hotel que tinha recebido muitas indicações e sempre tive curiosidade em conhecer. Na verdade teria tudo a ver com o objetivo de entrar no clima da história da cidade, mas não seria a opção mais em conta.

Escolhi então o Solar do Império, membro do programa “Roteiros de Charme” e também famoso por seu restaurante “Imperatriz Leopoldina”.







Depois parti para pesquisar na Internet os endereços das principais atrações para fechar a melhor agenda.

Seguem alguns links para maiores informações e principalmente para checar os horários de funcionamento na véspera e confirmar a seqüência do roteiro:

Museu Imperial – http://www.museuimperial.gov.br/ 

Museu de Cera – http://www.museudeceradepetropolis.com.br/ 

Feirinha de Itaipava –http://feirinhadeitaipava.org.br/ 




E a viagem ficou assim:

Acordamos cedo com a pequena ainda dormindo e partimos para a estrada, já contando em finalizar a serra a tempo de tomar o café da manhã na tradicional parada na Pavelka, por volta das 9h.



Com energia suficiente para começar a programação partimos rumo a Feirinha de Itaipava, já que a diária só passaria a valer após as 12h. Então, aqui vale uma observação quanto aos horários porque a Feirinha abre às 10h, então calcule o tempo de estrada para não chegar na Pavelka cedo demais.

Depois de umas comprinhas rápidas seguimos para o hotel.






Devidamente instalados fomos dar uma volta na cidade de carruagem, pedindo para saltar no Museu Imperial. Logo na portaria, garantimos os ingressos para a apresentação do show de Luzes e Som que acontece aos sábados, 20h.
Nao deixe de dar um passeio sem pressa pelo jardim do Palácio e envolver as crianças na história do Brasil.




Já no clima, podemos seguir a visitação do Museu. Pantufas, mapa e muita história para envolve-lá no contexto…

Aqui entra uma observação. Como minha filha ainda não teve acesso a história do país na escola, tentei criar uma brincadeira para garantir a diversão na visita. Dias antes da viagem, entrei na internet com ela, visitamos o site do museu e escolhemos algumas peças por andar, anotando as salas e imprimindo o mapa. Estaria pronta uma divertida caça ao tesouro!

Ali partimos por uma boa caminhada, passamos pelo Palácio de Cristal e depois paramos para almoçar e voltar a pousada para tomar fôlego para o show da noite.



 

 

O show começa pontualmente as 20h e não se preocupem com a chuva, pois caso chova fino, eles distribuirão guarda-chuvas transparentes para não atrapalhar a visibilidade …
A apresentação começa no jardins com guardas vestidos a caráter e a chegada dos convidados a um baile, reproduzido somente com efeitos de som. Depois somos conduzidos a entrada do palácio de onde a apresentação segue com projeções na agua do chafariz e sombras nas janelas do palácio simulando um baile da época.

O show é super interessante e bem produzido, mas confesso que é mais adequado às crianças um pouco maiores ou adultos. Digo isso por ser à noite, por abordar a História do Brasil ainda não apresentada na escola, e por se tratar de sons e luzes que dão efeito bem real e confunde um pouco os pequenos.

Mesmo assim arrisquei e levei a pequena de 7 anos. A pequena ficou procurando os cavalos no caminho para o palácio logo no inicio do show meio assustada, mas logo entrou no clima e curtiu. Como passamos mais cedo no Museu, aproveitei para apresentá-la aos principais personagens e contar um pouquinho da História para entrarmos no clima. E não é que funcionou? Crianças absorvem informações novas com uma rapidez incrível !

Assim terminamos o sábado, fechando com um jantar delicioso no restaurante do hotel, Imperatriz Leopoldina.

 

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Solar do Império – www.solardoimperio.com.br

Museu Imperial – www.museuimperial.gov.br

Museu de Cera – museudeceradepetropolis.com.br

Feirinha de Itaipava – feirinhadeitaipava.org.br (Confira os horários de funcionamento e como chegar)

5 comentários

2 menções

Pular para o formulário de comentário

  1. Amei! Quero muito ir!
    Sou apaixonada pelo museu imperial e o show à noite é mesmo muito legal!
    Boa alternativa para uma viagem rapidinha.
    Bjs
    Cinthia
    @chilecriancas

  2. Olá. Tudo bem?
    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia Paulista

  3. Bacana o seu passeio por aqui. Faltou somente a visita ao Centro Cervejeiro da Bohemia (pertinho do hotel onde você estava) que está muito legal. Fiz um post no meu blog sobre a visita.

    O Solar do Império é um excelente hotel realmente e o restaurante deles, o Imperatriz Leopoldina, é um dos melhores, se não o melhor, do centro da cidade.

    []’s

  4. Oi!
    Voltei pra agradecer a dica de viagem! Acabamos de voltar de uma delícia de fm de semana em Petrópolis seguindo seu roteiro. Bom demais e tão perto do Rio!
    Só não consegui ficar nesta pousada, uma pena! Ficamos em um hotel bem mais ou menos no Centro (Casablanca Center) e realmente vi que tem que mergulhar no clima geral e escolher uma das pousadas nos casarões da r. Koeller (mas com antecedência…).
    Jantamos no Leopoldina, que é sensacional!
    Ah e Sofia também ficou procurando os cavalos no show do museu… Muito engraçada a reação!

    Valeu demais!
    Cinthia
    @chilecriancas

    • Silvania Soares em 12 de setembro de 2012 às 19:16
    • Responder

    Amei, sou apaixonada por Petrópolis, vou muitas vezes lá. Mas não tive a oportunidade de ver o show de luzes, ainda. Voçe me deu bom incentivo.Silvania.

  1. […] parte 2 By Luciane, on May 17th, 2012 TweetDepois de um sábado super interessante e diferente (Petrópolis- parte 1), iniciamos o domingo com um café da manha reforçado, leitura de jornal no jardim da pousada e […]

  2. […] 130. @viagensandancas | vegetariando pela cidade imperial: petrópolis | LINK 131. @viagensandancas | acampando em visconde de mauá. roteiro de 3 dias | LINK 132. @camilanavarro | passeando em petrópolis. uma tarde e uma manhã | LINK 133. @1001roteirinhos | petrópolis num fim de semana | LINK […]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.