fbpx

Pelo direito de ser criança #semtrabinfantil

Hoje, dia 12 de junho, é  DIA INTERNACIONAL CONTRA O TRABALHO INFANTIL. Estamos participando da Blogagem Coletiva e do tuitaço sobre o tema, a convite da Samantha Shiraishi blog “ A vida como a vida quer“.

Vamos pensar em todos os meninos e meninas que vemos diariamente nos sinais, nos bares pela madrugada, vendendo balas, vigiando carros, engraxando sapatos, trabalhando como babás e empregadas domésticas, se prostituindo. Crianças que deveriam estar na escola ou em casa brincando e não trabalhando para complementar a renda da família.

Me lembro bem de uma família inteira, com crianças de várias idades, que vendiam coisas na madrugada dos bares de Niterói. Quem frequentava esses lugares pôde acompanhar o crescimento das crianças, que, assim que se tornavam maiorezinhas, começavam a vender também. Um tempo depois, encontrei um desses meninos, já adolescente. E para minha tristeza, adivinha o que ele estava fazendo? Continuava vendendo nos bares como há anos atrás.

Como uma criança que é obrigada a substituir a fase escolar pelo trabalho vai ter chances de um futuro melhor? Isso sem contar com as péssimas condições de saúde e segurança a que são submetidas pelo trabalho.

Segundo o site da ONU, “Estima-se que 115 milhões de crianças ao redor do mundo estejam envolvidas com trabalhos perigosos, com riscos para saúde, segurança e vida.“

Como diz a música: “Criança não trabalha, criança dá trabalho” e brinca, estuda, aprende, se diverte. É seu direito! E nosso dever!


semtrabinfantil


:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Para saber mais

E se uma criança lhe oferecer flores?

– Para mais informaçãoes sobre a Campanha Nacional acesse – www.oit.org.br/12dejunho/

-Site da ONU – http://www.onu.org.br/12-de-junho-e-dia-mundial-contra-o-trabalho-infantil/

– Siga a hashtag no Twitter – #semtrabinfantil

2 comentários

  1. Valeu Eliane. Toda participação e relatos são bem vindos nesta causa. Vou dar RT. Beijos

  2. OI Eliane, muito legal a sua participação.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.