fbpx

Crianças e o Dia Mundial do Meio Ambiente

Hoje, 05 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente que em 2012 tem como tema “Economia Verde: Ela te inclui?”. Este ano o Brasil é sede das comemorações globais.

Você tem idéia do que é Economia Verde? Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) a definição prática seria “aquela cujo crescimento de renda e empregos é conduzido por investimentos públicos e privados que reduzem as emissões de carbono e a poluição, que aumentam a eficiência do uso dos recursos e da energia e evitam a perda da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos.”





Simplificando, isso afeta a todos nós diretamente já que inclui melhoria da qualidade de vida, inclusão e equidade social. Sem contar com a redução dos riscos ambientais e escassez de recursos ecológicos. E, já que moramos todos no mesmo planeta, somos afetados por tudo isso, querendo ou não.

Saindo da parte teórica e partindo para a prática, nada melhor do que adotar a ideia do “pensar globalmente e agir localmente”. Que tal começarmos em casa, dando o exemplo ao adotar atitudes sustentáveis?

Com as crianças, vale participar de algum dos eventos que acontecem em sua cidade, conversar sobre o assunto com elas, procurar livros bacanas sobre o tema e levar a garotada para ter contato com a natureza e poder observar e pensar um pouco no assunto.

Uma dica legal, é assistir ao filme Lorax com a garotada. Além de divertido, passa uma mensagem bem bacana sobre a importância de se preservar a natureza não esgotando os recursos naturais.

Se seu filhote é mais chegado a livros, “A Floresta do Bicho Preguiça” da Cosac Naify, é um livro surpreendente.

Se o lance é internet, o site Akatu Mirim é a dica!

O meio ambiente é responsabilidade de todos. Atitudes sustentáveis devem fazer parte, cada vez mais do nosso dia-a-dia. Nada melhor do que começar com essas práticas desde pequeno!



No site do site do Dia Mundial do Meio Ambiente há mais explicações



Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.