fbpx

Anima Mundi 2012 – Criança tem vez!

Começa hoje o 20º Anima Mundi (Festival Internacional de Animação do Brasil) trazendo as novidades e tendências  do mundo da animação para o público carioca.  Até o dia 22 de julho, exibiçõe, bate-papos, convidados internacionais, oficinas de animação, entre outras atividades, vão rolar em diversos espaços da cidade – CCBB-RJ, Centro Cultural dos Correios, Cine Odeon, Oi Futuro Flamengo e Ipanema e Espaço Itaú de Cinema em Botafogo.


anima-mundi_2012


São 448 filmes, 80 brasileiros, que se dividem em diversas mostras, algumas para todas as idades, outras a partir de 14 anos. É importante observar a classificação indicativa! Você pode baixar a programação com os locais e horários aqui.

Para a garotada, além das mostras Infantis, Futuro Animador e Longas infantis, o festival traz o Estúdio Aberto,  6 oficinas gratuitas que possibilitam um primeiro contato com diversas técnicas de animação. A criação finalizada aparece na hora em telões do próprio Estúdio. O legal é que quem quiser uma cópia para guardar é só baixar depois no site do Anima Mundi. Como a procura é grande, é bom chegar cedo pois, apesar de ir até às 19h, as oficinas podem fechar antes, de acordo com a demanda.


Estúdio Aberto


Zootrópio – Antigo brinquedo do século XIX. Os participantes fazem 16 desenhos que são colocados no zootrópio. Ao girar o tambor, é criada a ilusão do movimento.

Idade mínima: 10 anos
Local: Casa França Brasil
Horário: de 13h as 19h


Animação na película – Os desenhos são feitos com canetas especiais sobre película transparente 35mm, que é projetada numa “Moviola”, equipamento tradicional de edição e visualização de filmes.

Idade mínima: 8 anos
Local: Casa França Brasil
Horário: de 13h as 19h


Desenho animado – Ainda a técnica mais conhecida de animação. Os desenhos são feitos em mesas de luz, um sobre o outro, usando papéis furados sobre pinos de registro, e depois fotografados na seqüência desejada.

Idade mínima: 10 anos
Local: Casa França Brasil
Horário: de 13h as 19h


Massinha

Pequenos grupos de participantes criam roteiros e personagens que são modelados em massinha e animados na hora.

Idade mínima: 8 anos
Local: Casa França Brasil
Horário: de 13h as 19h


Pixilation – Os participantes criam uma história e fazem poses sucessivas, fotografadas uma a uma. Este ano teremos cenários animados ou fixos projetados ao fundo.

Idade mínima: 6 anos
Local: Centro Cultural Banco do Brasil | de 13h as 19h
Oi Futuro Flamengo | de 12h as 18h


Areia – Uma camada de areia é colocada sobre uma mesa iluminada por baixo. Suaves desenhos feitos com dedos, pincéis ou outros instrumentos sobre a areia são fotografados.

Idade mínima: 8 anos
Local: Casa França Brasil
Horário: de 13h as 19h


Eu sou fanzoca do Festival, e já frequentava a mostra antes de ter o meu filhote. O pequeno também já fez a sua estreia por lá há dois anos atrás. Pena que na época ele ainda não tinha idade para participar das oficinas. Se quiser conferir a primeira experiência, passe no post Anima Mundi para bem Pequenos.

Depois do Rio, o Anima Mundi chega no dia 25 de julho a São Paulo, acontecendo no CCBB e Memorial da América Latina. Essa é para anotar na agenda! 😉



:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
13 Jul a 22 Jul

CCBB- RJ
Rua Primeiro de Março, 66, 5ºandar, Centro
Tel: 3808-2030

Centro Cultural dos Correios
Rua Visc Itaboraí, 20 – Centro
Tel: 2253-1580

Odeon BR
Pça. Floriano, 7. Cinelândia
Tel: (21) 2240 1093

Oi Futuro Flamengo
Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo
(0xx)21 3131-3060

Oi Futuro Ipanema
Rua Visconde de Pirajá, 54/3º andar
Tel: 3131- 9333

Espaço Itaú de Cinema
Praia de Botafogo, 316 – Botafogo
Tel: 2559-8750

R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia-entrada)


1 comentário

2 menções

    • Léo em 27 de julho de 2012 às 11:34
    • Responder

    Olá, vc sabe dizer se é possível assistir alguns dos vídeos do Festival no youtube, ou outro site? Minha esposa precisa fazer um trabalho, mas tem que assistir alguns desses vídeos (nenhum em específico) p/ fazê-lo. Independente da resposta, obrigado pela atenção.

  1. […] – ANIMA MUNDI – Até o dia 22 de julho, o 20º Anima Mundi (Festival Internacional de Animação do Brasil) traz novidades e tendências do mundo da animação para os cariocas. As atividades vão rolar no CCBB-RJ, Centro Cultural dos Correios, Cine Odeon, Oi Futuro Flamengo e Ipanema e Espaço Itaú de Cinema em Botafogo. Para saber mais acesse – Anima Mundi 2012 – Criança tem vez! […]

  2. […] – ANIMA MUNDI – Até domingo, 22 de julho, o 20º Anima Mundi (Festival Internacional de Animação do Brasil) traz novidades e tendências do mundo da animação para os cariocas. As atividades vão rolar no CCBB-RJ, Centro Cultural dos Correios, Cine Odeon, Oi Futuro Flamengo e Ipanema e Espaço Itaú de Cinema em Botafogo. Para saber mais acesse – Anima Mundi 2012 – Criança tem vez! […]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.