fbpx

AS 5 MAIS :: Curitiba

No segundo post da série, convidamos Halini Saad do blog Eu Viajo com meus Filhos, para listar as 5 atrações preferidas dos seus filhotes em Curitiba.


Dica 1: Praça Espanha

Com atrações permanentes e sazonais que agradam crianças e adultos, a Praça Espanha se tornou ponto de encontro dos curitibanos. Os sábados costumam se bem agitados por lá e é quando acontecem as principais atividades. A Feira de Antiguidades tem barraquinhas que vendem objetos como selos, eletrodomésticos, miniatura, brinquedos, jogos, revistas, etc. A Exposição de Carros Antigos também já é tradição e encanta pais e filhos. Para as crianças a dica é o projeto “Pintando na Praça”, onde os pequenos podem abusar da imaginação com tinta e papel. Durante a tarde, acontecem aulas de ioga e apresentações de bandas curitibanas. Além das atividades da praça, vale checar o Farol do Saber Miguel de Cervantes, uma biblioteca com acervo de cerca de 300 livros, internet gratuita e computadores. A praça tem ainda parquinho, chafariz e um gramado onde os curitibanos adoram se esticar em dias de sol.


Farol do Saber


Farol do Saber


Pintando na Praça
Sábado: 10h às 12h

Farol do Saber Miguel de Cervantes
Segunda a sexta: 9h às 12h e 14h às 18h
Sábado: 10h às 17h

Feira de Antiguidades
Sábado: 10h às 17h

Exposição de Carros Antigos
Sábado: 15h às 17h

Alameda Doutor Carlos de Carvalho, s/n  – Batel
www.curitiba.pr.gov.br


Dica 2: Livraria Navegadores

A Livraria Navegadores é um espaço novo na cidade. É uma livraria infanto-juvenil que além de livros oferece produtos de autores, ilustradores e designers de países de língua portuguesa, oficinas de produção de histórias infantis, contação de histórias, entre outros projetos com enfoque na leitura. Aos domingos a livraria tem um evento especial de contação de história bem divertido, o Chá com História, que vale a pena conferir.

Chá com História
Domingos as 16h
Entrada: R$ 5,00

Rua Coronel Dulcídio, 540
Fone: (41) 9221-0007
www.facebook.com/LivrariaNavegadores


Dica 3: Bosque do Alemão

O Bosque do Alemão foi criado para homenagear os imigrantes alemães em Curitiba. O bosque está localizado no fundo de um vale com 38.000 metros e conta com arquitetura relacionada à cultura germânica. No jardim externo tem uma passarela feita de troncos de eucaliptos que termina numa torre de quase 20 metros de altura, a Torre dos Filósofos, e que possui um mirante com vista panorâmica da cidade.  No meio do bosque existe uma trilha que narra ao longo do trajeto a história de João e Maria, por meio de painéis de azulejos, e que termina numa biblioteca infantil que ficou popularmente conhecida como “Casa da Bruxa”. O mais curioso é que acabou virando tradição as crianças levarem suas chupetas e mamadeiras para entregar para a bruxa. Uma forma lúdica, e em muitos casos bem sucedida, de tirar o hábito das crianças. Os psicólogos aprovam? Não sei, rs, só sei que aqui é tradição!

Casa da Bruxa
Das 9h às 17h
Diariamente

Rua Francisco Schaffer, s/n° – Vista Alegre
Das 8h às 18h – Diariamente
www.curitiba.pr.gov.br


Dica 4: Feirinha do Largo

A Feira de Arte e Artesanato do Largo da Ordem, ou Feirinha do Largo como nós chamamos, acontece em um setor histórico da cidade e é um dos pontos mais procurados pelos turistas que visitam a cidade. Na feira é possível encontrar artesanatos, brinquedos, roupas, antiguidades, quadros, esculturas, etc. Além de barraquinha de pastel, pierog, bolinho de bacalhau e outras delícias de feira. Das 11h a 13:30h a prefeitura disponibiliza jogos, brinquedos, pintura de rosto e outras atividades para as crianças e logo ao lado, na rua Jaime Reis, tem a tradicional exposição de carros antigos. Um passeio completo para a família toda. A dica é, chegue cedo, pois a partir da 11h começa a ficar inviável andar com crianças pela feira.

Rua São Francisco, s/nº – São Francisco
www.feiradolargo.com.br
Das 9h às 14h
Aos domingos


Dica 5: Teatro do Piá

O Teatro de Bonecos Dada, atualmente conhecido como Teatro do Piá, foi o primeiro espaço cênico da cidade destinado exclusivamente a crianças. Localizado no Palacete Wolf (na Praça Garibaldi), o espaço começou a abrir aos domingos de manhã, para entreter o público infantil que passeava pela Feira de do Largo. Ao longo dos anos, o lugar tornou-se a principal referência do teatro de bonecos em Curitiba, atraindo pela qualidade dos espetáculos encenados. Um painel realizado pela artista plástica Denise Roman e pela ilustradora Márcia Széliga, com personagens do imaginário infantil, decora a entrada do teatro, que tem capacidade para 80 pessoas.

Praça Garibaldi, 7 – São Francisco
Palacete Wolf
Fone: (41) 3321-3312
Apresentações todos os domingos as 11h da manhã.


::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Halini Saad
Blog – Eu Viajo com meu filhos
Twitter @viajocomfilhos
Facebook – www.facebook.com/viajocomfilhos



::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Para conhecer os outros destinos da série acesse AS 5 MAIS.



3 comentários

2 menções

  1. aaah, que nostalgia! Meu pai nos levava neste teatro de bonecos quando éramos pequenas, e eu adorava. Fiquei feliz em saber que ainda existe ali! 😀

    1. Que bacana, Simone! Tem coisas da infância que guardamos para vida toda, né?

      Abs,
      Eliane

    • Carlos em 25 de março de 2014 às 18:43
    • Responder

    Amo Curitiba, ainda mais para passear com a família. Tudo de bom! Tem tantos lugares lindos… Em breve pretendo fazer uma viagem mais longa… Vou aproveitar e ficar em um hotel em Curitiba que fique bem perto dos principais pontos turísticos, para ficar mais fácil de sair com a molecada à pé…

    Ótimo post e ótimas dicas!!! Obrigado!
    Abraço.

  1. […] você ainda pode conferir no blog 1001 Roteirinhos As 5 Mais de Curitiba, com os lugares preferidos de Halini Saad (do blog Eu Viajo com meus Filhos)  pra ir com as […]

  2. […] @1001roteirinhos | 5 atrações para visitar em curitiba com crianças | LINK 29. @patipapp | dicas de fim de semana com crianças em curitiba | LINK 30. @patipapp | madero – […]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.