fbpx

Meio Ambiente é tema das Férias no CCBB-RJ

Se tem um lugar que eu adoro no Rio é o CCBB! E para quem tem filhos é sempre uma ótima opção pois oferece uma programação gratuita e de qualidade!

Nas férias, o Programa Educativo do CCBB programou diversas atividades para a garotada – narração de histórias, visitas mediadas a exposições, laboratórios, teatro infantil e música

com o tema Meio Ambiente no Meio da gente, dialogando com a exposição Amazônia – Ciclos da Modernidade que apresenta um pouco da diversidade cultural deste bioma aos visitantes.

Para participar, basta pegar as senhas 30 minutos antes das atividades no CCBB Educativo que funciona primeiro andar do prédio.

PROGRAMAÇÃO

LABORATÓRIOS DE AÇÕES EDUCATIVAS

Idade recomendada: a partir de 5 anos
De 17 a 22/7 – 11h e 14h
De 24 a 29/7 – 10h às 12h, 14h às 16h, 18h às 20h

Somas d´água

Como a água se comporta em contato com objetos sólidos, pigmentos e luz é o ponto de partida desta atividade. Como desdobramento, a água será trabalhada juntamente com a aquarela com o intuito de explorá-la enquanto elemento de criação plástica.

Metamorfoses

Em rituais, é comum os índios representarem animais através de máscaras, danças e pinturas corporais. Neste laboratório é proposta a representação dos elementos da natureza fazendo uso da expressão corporal. As imagens serão pintadas em um suporte original de poliestireno.  O  objetivo  é  trabalhar os conceitos da relação homem / natureza.

Laboratório Incorporis

Em agosto será inaugurada a exposição Antony Gormley – Corpos Presentes. Esta atividade trabalha com os conceitos de figura humana, escultura aberta e work in progress, iniciando um aquecimento para a próxima exposição. Os participantes irão elaborar uma escultura coletiva no foyer do CCBB, usando materiais diversos.


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – FAMÍLIA

Idade recomendada: a partir de 5 anos
Terça a domingo às 17h

As lágrimas do Sombreirão e outras histórias

Você sabe o que é um sombreiro? É um chapéu bem grande, típico do México e também da Guatemala. Agora imagine um sombreiro enorme! Na Guatemala, existe um ser presente no imaginário local muito similar ao nosso Boto: o Sombreirão, um homem minúsculo que usa sapatinhos minúsculos, de verniz,  e este chapéu enorme. Diz a lenda que o Sombreirão, cantando e tocando seu pequeno violão de madrepérola, encanta as moças bonitas da cidade e rouba seus corações. Será?

Pescadinho

Era uma vez um pescador que saiu para pescar, mas pescou um peixe que falava. Na conversa o peixe prometeu ajudá-lo quando precisasse em troca do homem devolvê-lo ao mar. E assim foi feito. Mas, quando soube que o peixe era mágico, a mulher deste pescador danou a pedir coisas e…

Fábulas encantadas

Neste repertório há três histórias em que os personagens são os animais. “A primavera da Lagarta”, conta por que a Formiga reuniu os outros animais para ajudá-la a expulsar a Lagarta da floresta. Em “Bom dia todas as cores”, o Camaleão desejava ser bondoso com o Sol e com os outros animais, mas agradar a todos não é tão simples assim. “Mil pássaros” é a história de uma cidade que foi abandonada por todas as aves.

Asas da Amazônia

Você já ouviu falar do uirapuru? Ou já teve a oportunidade de ouvir seu canto? Moema e Jussara, duas amigas muito unidas, gostavam de Peri, o guerreiro da tribo. Peri, confuso, sem saber com quem iria se casar, propôs um duelo: aquela que vencesse seria sua esposa. Esse é o começo da história do surgimento deste pássaro. No repertório desta contação estão as lendas do Uirapuru, do Jarutauí e do Japuaçu, pássaros típicos da região amazônica.

O Sol da Terra

Quem vem lá? São os gigantes, filhos de Tamandaré, para descobrir onde se esconde o Sol da Terra e assim reparti-lo. Este mito de fundação pode muito bem falar da formação do povo brasileiro, ou ser uma poesia sobre bandeirantes aventureiros por garimpos sertanejos do nosso país, ou a metáfora da nova humanidade, o brilho da luz anunciada pelo reino do Eldorado…


PEQUENAS MÃOS

Idade recomendada: de 3 a 6 anos
Terça a domingo às 15h

Tornar-se árvore

Qual o lugar mais longe para o qual você já viajou e como você chegou lá? Imagine fazer uma viagem numa canoa indígena pelo Rio Negro e Rio Amazonas e descobrir a diversidade da floresta. No percurso não faltará um encontro com o jacaré, a onça pintada, a arara e o Curupira, o grande defensor da natureza. As crianças estão convidadas a embarcar nessa aventura que começa na galeria do primeiro andar.

Quando Dom João chegou

O príncipe Dom João VI chegou ao Brasil, mas ora pois, era tudo muito diferente de Portugal. Então, ele resolveu construir jardins, escolas, bibliotecas e também o Banco do Brasil. E se fosse você que chegasse a um lugar novo e pudesse construir algo importante? E se esse lugar fosse o seu bairro, o que você construiria? Nesta atividade os educadores utilizam bonecos, tapetes, blocos de espuma e adereços para contar um pouco da nossa história.


MUSICANDO

Idade recomendada: a partir de 5 anos

Terça a domingo às 16h

O som das coisas

Os participantes investigarão sonoridades presentes em vestimentas e adereços confeccionados com elementos orgânicos e industriais. Como será o som de um chapéu com sementes de bambú? Será que dá para produzir uma melodia com uma veste de sacos plásticos? Venha experimentar.


VISITAS MEDIADAS

Idade recomendada: a partir de 5 anos

Exposição Rabin Ajaw: a filha do rei – 14h e 17h.

Exposição Amazônia: ciclos da modernidade – 11h, 13h, 16h e 18h.

Obs: Às quartas-feiras não é oferecida a visita das 14h.

Visitas que estimulam a troca e a reflexão sobre os conceitos das exposições em cartaz.


LEITURA DRAMATIZADA

Conferência Dramática Amazônica – Terça a domingo – 18h

Neste encontro, trazemos trechos de poesia, música e performance de artistas da região amazônica.



Espetáculos

Futuro do meu jardim

Sexta, dia 27 – às 16h

O espetáculo com bonecos, conta a história do skatista Augusto, que recebe a surpreendente visita de Júlio, um menino vindo do futuro. Tendo como pano de fundo as fontes de energia e o futuro na Terra, o trabalho é fruto da parceria da A.Guimarães Produções e Artesanal Cia de Teatro.

Era uma vez…

Sábado, dia 28 – às 16h

Do fundo do rio surge uma enorme serpente que traz presentes mágicos. De dentro do rio pula um sapo que fala e canta. Lá na África, um guerreiro tece uma teia e sobe além das nuvens para buscar as histórias de Nyame, o deus do céu. Estes são alguns dos enredos apresentados com máscaras, bonecos, música e outras surpresas. O espetáculo é de autoria dos contadores de histórias Augusto Pêssoa e Daniela Chindler.

Mímica em trânsito

Domingo, dia 29 – às 16h

Em cena os atres Toninho Lobo e Beth Zalcaman utilizam diversas expressões artísticas, como a mímica, a linguagem circense, o teatro e a confecção de elementos plásticos para apresentar quadros poéticos, como O jardineiroTangram.

A dupla realiza este trabalho desde  1995. De lá para cá, desenvolvem inúmeras performances e espetáculos teatrais no cenário nacional e internacional internacional, em projetos e campanhas nas áreas de Cultura, Educação e Saúde, tanto para órgãos públicos como para instituições privadas. abordando os mais variados temas.


ferias_ccbbrj


:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
De 17 A 29 de julho de 2012
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro.
Informações CCBB Educativo – 1º andar
Telefones: (21) 3808 2070 / 3808 2254
Entrada Franca
Distribuição de senhas: 30min antes das atividades.

1 menção

  1. […] CCBB É uma ótima alternativa para os dias de chuva! Nas férias vai estar cheio de atividades bacanas para a criançada, exposição, contação de história, teatro, cineminha. Tudo gratuito! Isso sem contar com a livraria, a biblioteca do espaço e o café para fazer um lanchinho porque ninguém é de ferro! É um lugar delicioso! Vale conferir a programação. Leia mais aqui! […]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.