fbpx

AS 5 MAIS :: São Luís

Neste 6º post da série, Valéria Beirouth do blog It Babies nos dá dicas de passeios legais para fazer com a criançada na cidade onde mora, São Luis, no Maranhão.




Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a Eliane pelo convite para participar do 1001 Roteirinhos, que é um Blog que adoro, com estas dicas de São Luís. Estou muito feliz!

Sei que os leitores vão estranhar a falta de uma dica de praia na nossa cidade, mas é que infelizmente, e conto isto num misto de tristeza e vergonha, as nossas estão todas impróprias para banho… Então, vou focar em outro tipo de passeio!


Seguem as nossas dicas de passeios bacanas com as crianças:

Dica 1: Passeio no Centro Histórico

Vou começar pelo meu programa favorito: passear no Centro Histórico da nossa cidade. São Luís está prestes a completar 400 anos e tem o título de Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1997, por seu conjunto arquitetônico que engloba cerca de 3.500 construções antigas numa área de 250 hectares. Andar pelas ruas calçadas com pedras de cantaria vindas diretamente de Portugal e apreciar a beleza dos azulejos, que também vieram de lá, é como uma volta ao passado. Vocês poderão passear tranquilamente, já que em muitas destas ruas o tráfego de veículos é bem restrito.


 


Neste passeio, os pontos altos são:

Casa do Maranhão – antigo prédio da Alfândega, datado de 1873, onde funciona o Museu Folclórico, com visitas guiadas e que mostram o acervo formado por vestimentas e instrumentos musicais usados em festas típicas como Bumba Meu Boi e Tambor de Crioula. Do segundo andar do prédio, você poderá tirar fotos belíssimas do casario antigo e seus telhados.

Rua do Trapiche, s/n
Tel: (98) 3218-9955

Casa das Tulhas – uma construção datada de 1820, e que abriga o Mercado da Praia Grande, onde vocês poderão encontrar todos os produtos típicos da nossa terra, desde camarão seco até ervas e deliciosas castanhas de caju.

Rua da Estrela, s/n

Beco Catarina Mina – Escadaria linda, com 35 degraus feitos de pedra de lioz, datada do século 18, e que tem esse nome em homenagem a uma escrava que conseguiu comprar sua alforria.

Não deixem de passar também na Fonte do Ribeirão, Igreja do Desterro, Catedral da Sé, Convento das Mercês, Cafua das Mercês, Palácio dos Leões e Teatro Arthur Azevedo, ufa!

Em meio a TANTAS atrações históricas, vale uma pausa para apreciar nosso artesanato e também tomar um guaraná Jesus, refrigerante cor de rosa que só se encontra aqui em São Luís, ou um suco regional (cupuaçu, graviola, bacuri) bem refrescante na Loja O Buriti, que fica na Rua Portugal. Ainda no Centro Histórico, as crianças adoram a pizza da La Pizzeria, comandada por um italiano legítimo!

 



 


 


 

 

 


Dica 2: Passeio na Avenida Litorânea

Já que estamos impossibilitados de tomar um belo banho de mar, nada nos impede de curtir o visual lindo das Praias do Calhau e de São Marcos. Entre as duas, existe um playground conhecido como Parquinho da Litorânea”, com escorrega, balanços, etc. O local é ponto de encontro de pais e mães da cidade, que levam seus filhotes para brincarem ali. Também é possível alugar bikes, miniveículos elétricos e a criançada pode passear de pônei ou de carroça puxada por carneirinhos. Nos finais de semana e feriados, também funciona ali uma feirinha de artesanato e há várias barraquinhas com lanches variados, desde sanduíches e churrasquinho até doces e tortas;

 




 




Dica 3: Pizzaria Maggiorasca, na Av. Litorânea

Ainda na Litorânea, na Praia do Calhau, para quem não quer provar as opções do “Parquinho”, sugiro uma das melhores pizzarias da nossa cidade: a Maggiorasca. Além das pizzas maravilhosas, com sabores tradicionais e também com ingredientes regionais, eles também oferecem diversas opções de massas.

Vale ressaltar que nos finais de semana e feriados, a casa é super kids friendly e oferece um espaço onde as crianças podem pintar e expor suas obras de arte, acompanhadas por uma monitora super simpática.

E não saia de lá sem tomar um delicioso gelato italiano como sobremesa!

 



 

Maggiorasca
http://www.maggiorasca.com.br/2009/site/content/home/




Dica 4: Passeio de bike na Lagoa da Jansen

Mais um passeio que as crianças adoram! A Lagoa da Jansen é um dos cartões postais mais famosos da nossa cidade, e ao seu redor foi construída uma estrutura de 6 mil metros quadrados, com quadras poliesportivas, ciclovias, pistas para corrida e para skates. É ótimo levar as bicicletas das crianças ou mesmo alugar por lá, pois é bem em conta. Depois da atividade física, vale provar um pastel delícia ou um escondidinho de carne seca no quiosque, que fica bem ao lado do ponto de aluguel das bikes.

 




 

 

 




Dica 5: Parque Botânico da Vale

Para encerrar nossas dicas, que tal um pouco de consciência ambiental para nossas crianças? Com uma área de 100 hectares e abrigando 4 trilhas ecológicas com extensão média de 500 metros cada, este espaço é destinado ao lazer, educação ambiental e preservação do meio ambiente.

Você pode programar um piquenique ou fazer uma das trilhas, sempre acompanhado por orientadores ambientais, que, após o percurso, promovem palestras, oficinas, jogos, brincadeiras e exibição de filmes, tudo de acordo com a faixa etária do participante (crianças menores de 5 anos não podem fazer as trilhas, mas têm acesso às outras atividades). Vez por outra, o local é palco de apresentações teatrais e exposições interessantes, como por exemplo, a “Por dentro da mente de Leonardo da Vinci”, que contava um pouco da história do grande mestre através de seus inventos mais famosos.

Lá é possível conhecer espécies da flora tais como o pau marfim, o pequi, buriti, etc, e também da fauna, como o macaco prego, gato maracajá, bicho preguiça, tamanduá, entre outros!

A estrutura do Parque é excelente, contando auditório, anfiteatro, salas de aula e biblioteca com livros infantis e jogos educativos. Conta ainda com estacionamento de veículos e ônibus, e 29 banheiros espalhados por toda a área, inclusive para portadores de necessidades especiais e fraldário!

Av. Dos Portugueses, s/nº, Anjo da Guarda
De 3ª a domingo, das 9 às 17h
Entrada  GRATUITA, MAS A VISITA DEVE SER AGENDADA PELO TELEFONE: (98) 3218-6245.


 

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Valéria Beirouth
Blog – http://beirouth.wordpress.com/
Twitter @beirouth
Facebook – valeria.vieirabeirouth@facebook.com



::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Para conhecer os outros destinos da série acesse AS 5 MAIS.



12 comentários

1 menção

Pular para o formulário de comentário

  1. Uma honra participar do 1001 Roteirinhos com nossas dicas de São Luís. São mesmo os passeios que nossas criancas mais curtem (faltou só a praia). Espero que todos os seus leitores gostem e aprovem. Beijos!

    1. Eu é que agradeço! É muito bom poder ter dicas para a criançada por esse Brasilzão a fora!

      Super beijo!
      Eliane

    • Ana Lídia Carneiro em 21 de agosto de 2012 às 18:09
    • Responder

    Dicas perfeitas! Há muitas coisas legais para fazer com a criançada aqui em São Luís. Pena mesmo que nossas praias estão impróprias para banho, pois seria um atrativo a mais…:-(

    • Lukasz em 23 de agosto de 2012 às 16:16
    • Responder

    Adorei as dicas e as fotos de Sao Luis. Encontrei na web este site/blog que fala sobre as rodoviarias que atendem onibus interestaduais nesta cidade: http://www.rodoviariasbrasil.com.br/projeto-de-classificacao-de-rodoviarias-a-partir-de-sao-luis
    Espero que sirva para alguns dos leitores deste site, abs.

    • Mariane Liston em 24 de agosto de 2012 às 20:20
    • Responder

    Dicas excelentes, paradas obrigatórias para turistas ou moradores com crianças em São Luis!
    Para mim só está faltando ir conhecer a pizzaria Magiorasca.

    • Livia Guedes em 24 de agosto de 2012 às 20:51
    • Responder

    Sensacional as Dicas!!!! Nunca fui ao Parque Botanico, mas ja me organizei por aqui para ir o mais breve possivel!!!!
    Obrigada Valeria!!!

    • LUIZ em 18 de outubro de 2014 às 17:22
    • Responder

    Voce saberia me informar quais prais estao liberadas para banho em sao luiz?????? me falaram que tem duas das 10 propria pra banho, eu vou ficar hospedado no pestana hotel na praia do calhau mas ja soube que essa praia nao e propria pra banho.

    1. Oi Luiz,

      Segundo informação da Valéria Beirouth (amiga que colaborou com o post), esta semana, todas as praias foram liberadas, sendo que algumas placas de interdição não foram retiradas, mas está tudo ok!

      Divirta-se!

      Obrigada pela visita!

      Abraços,
      Eliane

    • Priscilla em 21 de fevereiro de 2015 às 18:33
    • Responder

    Sou nova moradora em São Luis e adorei as dicas.!!! vou levar minhas duas pequenas..muito obrigada!!

    1. Oi Priscilla,

      Obrigada pela visita. Espero que as dicas sejam úteis e você e as meninas possam aproveitar bem a cidade.

      Abraços,
      Eliane

    • Wali em 12 de janeiro de 2016 às 14:21
    • Responder

    Ola!! Eu, a esposa e a filha de 3 anos vamos em junho/2016 pra conhecer os festejos juninos. Gostaria de saber se essas dicas de 2012 estão atualizadas ou se por acaso há dicas mais recentes?? OBRIGADO

    1. Olá Wali,
      Essa viagem vai ser uma delícia, hein? Festas juninas são tudo de bom!
      Esse post é de 2012 mesmo, e por ser de blogueira convidada, não é atualizado. Mas você pode conferir as dicas da Valéria Beirouth, autora do texto, em seu blog It Babies (http://itbabies.net/) com programação de São Luis.

      Depois volte aqui para nos contar o que achou da cidade. 😉

      Obrigada pela visita.

      Abraços

  1. […] Para conferir nossas dicas, cliquem AQUI!!! […]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.