fbpx

Atividades infantis no CCBB-RJ

Atualmente em cartaz no CCBB- RJ, a exposição “Corpos Presentes – Still Being”, do escultor inglês Antony Gormley serve de base para as atividades oferecidas pelo CCBB Educativo.

A história da origem da vida e reflexões sobre o espaço e a memória fazem parte da programação gratuita que acontece aos sábados e domingos no primeiro andar do centro cultural.

Composta por 50 maquetes, 9 gravuras, 25 fotos e 6 videos, além de 11 obras, distribuídas por todo prédio do CCBB, a mostra fica em cartaz até o dia 23 de setembro.


laboratorio_ccbbrj


PROGRAMAÇÃO

EM CANTOS E CONTOS
sábados e domingos às 17h – Contação Familia

A Origem da Vida – Quem criou o mundo? Qual é origem da vida? Muitos foram os mitos e lendas que surgiram afim de responder a essas questões. Nessa contação, são apresentadas quatro pequenas histórias de origem judaica sobre o tema. Em uma delas, Deus molda o homem do barro da terra e de uma alma vinda do alto cria Adão, o primeiro homem. Em outra, um rabino ao adquirir um pouco da sabedoria e do poder de Deus começa a moldar no barro uma forma humana criando uma criatura chamada Golem. Na terceira, um homem questiona a criação divina ao indagar porque as vacas não voam? Por fim, a história de um rabino muito estudioso que detestava ser atrapalhado no meio de suas reflexões decide inventar um monstro de sete patas e sete olhos na sinagoga.

Criação – Qual a origem das coisas? Como os seres foram criados? A Lua, o Sol, o contador de historias… Será que esses dois irmãos que moram no céu sempre foram tão diferentes? Como surgiu o contador de histórias e as estrelas do céu para ele contar? Estas três histórias que vão divertir toda a familia falam da mágia sobre a criação dos seres do universo.

Eu, você, o mundo e qualquer um – Você sabia que o nosso corpo tem os mesmos elementos que existem no nosso planeta? Eles estão organizados na mesma proporção que na Terra! Por isso, várias nações compartilham as histórias de como os humanos foram criados. Somos a imagem semelhante do divino, somos iguais uns aos outros e a mundo por natureza.


LABORATÓRIO DE AÇÕES CRIATIVAS
sábados e domingos às 11h e 14h

In Corporis Dentro do seu corpo, em sua memória, imagine um lugar que você gostaria de estar. Que tal criar uma escultura representando esse lugar? Os sonhos de todos que por aqui passam vão ocupar o espaço vazio entre estes corpos. A atividade elaborada pela equipe de educadores do CCBB Educativo para a exposição “Corpos Presentes”, do artista inglês Antony Gormley, propõe uma reflexão sobre o espaço e a memória utilizando-se de arames coloridos. As esculturas criadas pelos participantes serão acopladas à instalação preenchendo o vazio entre os dois corpos.

Corpos no Espaço – Você já se sentiu desconfortável dentro de um determinado lugar? Algum lugar já interferiu no seu corpo? Nesta atividadeimagens de lugares diversos, como o metrô, um aeroporto, as ruas ou um elevador, são utilizadas como meios de investigação e transformação do corpo no espaço e do espaço no corpo.


PEQUENAS MÃOS
Crianças de 3 a 6 anos, acompanhadas de responsáveis
sábados e domingo às 15h

Estátua! – Um, dois, três e… Estátua! Quem nunca brincou, certamente já ouviu falar dessa brincadeira em que ninguém pode mover nenhuma parte do corpo. E justamente pensando no corpo o Pequenas Mãos, à partir das esculturas do artista Antony Gormley, convida crianças de 3 a 6 anos para experimentação corporal através de jogos e diferentes materiais como gesso e argila possibilitando a reconstrução e percepção de seus corpos e os espaços que ocupam.


MUSICANDO
sábados e domingos às 13h e 16h

Sons Presentes – Como o som é capaz de modificar espaços? Através de exercícios de percepção e de produção sonora como falar uma mesma palavra de maneiras diversas (sussurando, rápido, com raiva, com sono etc) os participantes poderão relacionar alguns conceitos musicais como volume, andamento e intensidade com alguns dos conceitos presentes na produção de esculturas como largura, profundidade e altura.



:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro.
Informações CCBB Educativo – 1º andar
(21) 3808 2070 / 3808 2254



Entrada Franca
Distribuição de senhas: 30min antes das atividades.

1 comentário

  1. Uma ótima dica. Se eu ficar no Rio nesse final de semna eu vou lá com as meninas.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.