fbpx

Erradicação do trabalho infantil: é da conta de todos nós!

Hoje é dia de blogagem coletiva por uma causa mais do que justa: erradicação do trabalho infantil.

Na semana passada aconteceu o lançamento da campanha “É da nossa conta. Trabalho Infantil e Adolescente” da Fundação Telefônica com apoio da UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a OIT (Organização Internacional do Trabalho).

A mobilização já vem rolando nas redes sociais através da hashtag #semtrabalhoinfantil no Twitter e também na fanpage da Rede PróMenino.

Com apoio e participação de pessoas conhecidas do grande público como Daniela Mercury (embaixadora do UNICEF) e Maurício de Sousa, a ação busca envolver maior número possível de pessoas e ampliar as reflexões sobre o tema.

No site da Rede Pró-Menino há bastante material sobre o assunto. Para quem quer ter um primeiro contato com o tema, vale conferir a página O que é trabalho infantil?


banner_promenino


No Brasil, qualquer trabalho realizado por menores de 16 anos é proibido por lei, exceto a partir de 14 anos na condição de aprendiz.

Mas além das discussões, o que podemos fazer na prática?

Divulgar, denunciar, ser conscientes.

As redes sociais estão aí e atingem milhares de pessoas. Divulgando as ações e falando sobre o assunto com nossos círculos de amigos, já estamos dando uma importante contribuição.

Através do Disque 100 – Disque Denúncia Nacional, pelo site disque100, ou através de instituições envolvidas na fiscalização e combate a essa prática como o Conselho Tutelar de sua cidade, o Ministério Público e Juízes de Infância é possível denunciar casos de exploração do trabalho infantil.

Como na pirataria, quando compramos produtos falsificados estamos sendo parte da cadeia que alimenta o crime, assim também acontece com o trabalho de crianças e adolescentes. Podemos fazer a nossa parte não comprando produtos vendidos ou produzidos por mão-de-obra infantojuvenil. Ser consciente e ter atitudes coerentes com o que acreditamos, faz uma grande diferença. Acredite!

Claro que o assunto é complexo e não e vai se resolver apenas com essas práticas. Mas temos que lembrar que por menor que as nossas atitudes possam parecer, é importante que cada um de nós assuma a responsabilidade de ser parte das mudanças por melhorias no mundo ao nosso redor.

Erradicar o trabalho infantil e dar melhores condições para as nossas crianças é da minha, da sua, da nossa conta, sim! E ainda bem que temos esse poder e a chance real de produzirmos mudanças!

Participe! Compartilhe!


::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Blogagem coletiva É da nossa conta!

Mais informações:
A Vida Como a Vida Quer da Samantha Shiraishi (@samegui) –
É da nossa conta! Trabalho infantil e adolescente
Fan Page Pró-Menino: http://www.facebook.com/redepromenino
Site: promenino.org.br
Twitter: @promenino

10 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Oi…eu tbm estou participando da BC,quanto mais gente falar do assunto melhor,quem sabe assim essas crianças possam ter um futuro melhor.
    bjs

  2. Oi Silma,

    Ajudar a conscientizar outras pessoas sobre o problema já é o primeiro passo!

    Bjs,
    Eliane

  3. Eliane, obrigada por sua participação tão boa na blogagem coletiva.
    A questão, como você pontuou super bem, é informarmos e irmos além das discussões, pensando coletivamente no que podemos fazer na prática.

    Divulgar, denunciar, ser conscientes é realmente o começo. E as redes sociais que, você bem lembrou que atingem milhares de pessoas, são nossas ferramentas neste trabalho colaborativo e constante.
    Muito obrigada de coração por sua participação!

  4. Fico feliz e agradeço pelo convite para participar da blogagem coletiva sobre um assunto tão importante que pode influenciar o futuro de tantas crianças. reflexões e ações como essa podem fazer muita diferença. Eu acredito!

    Beijos,
    Eliane

  5. Já compartilhei. Concordei com o paralelo feito com a pirataria. bjs

    1. Obrigada, querida!

      Bjs,
      Eliane

  6. É isso! Concientizar e agir!
    Se cada um fizer um pouquinho conseguimos um montão!
    bjs
    Lele

    1. Como se diz: a união faz a força! É lugar comum mas sempre se aplica!

      Bjs, Eliane

  7. Adorei, Eliane!!! Informação é fundamental, mas a conscientização tem que ocorrer junto, com atitudes e boicotes ao que está errado. Só assim acabaremos com esse mal.
    Beijos!

    1. Não é fácil, né Cris, mas sem atitudes concretas a coisa acaba ficando apenas como ideias e palavras. É preciso que haja ações também!

      Grande beijo!
      Eliane

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.