fbpx

Impressionismo é Tema de Atividades para a Garotada no CCBB-RJ

Aguardada com ansiedade pelo público que curte arte, a exposição Impressionismo: Paris e a modernidade chegou ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) no Rio no dia 23 deste mês. Com 85 obras de importantes artistas  impressionistas e pós-impressionistas pertencentes ao Museu d’Orsay, em Paris, a mostra inédita fica por aqui até o dia 13 de janeiro de 2013.

Claude Monet, Vincent Van Gogh, Édouard Manet, Paul Gauguin, Pierre-Auguste Renoir e Toulouse-Lautrec, são alguns dos pintores que podem ser conferidos na exposição.

Sempre buscando a interação com o público, principalmente com as crianças, o Programa Educativo do CCBB oferece diversas atividades gratuitas ligadas ao tema da mostra. Vale conferir!


impressionismo

FOTO: João Saidler


Programação:


ESTAÇÃO SENSORIAL – Terça a domingo – 13h, 15h, 17h e 19h

Impressões, um espaço acessível – Partindo do contato com telas táteis, os visitantes poderão perceber algumas imagens presentes na exposição. Além disso, reproduções em relevo, gravações sonoras, elementos tridimencionais e olfativos os ajudarão a recriar os ambientes retratados nas telas.


LABORATÓRIO DE AÇÕES CRIATIVAS – Terça a domingo – 14h, 16h e 18h

Cor. Cor – Tendo como referência visual a pintura pontilhista, o laboratório “Cor. Cor” propõe uma investigação sobre os processos de composição das cores utilizando carimbos pontilhados. Neste laborátório o público vai recriar algumas das pinturas presentes na exposição “Impressionismo – Paris e Modernidade” definindo e redefinindo as cores dos trabalhos dos grandes mestres.

Essa pintura é massa! – É recorrente na pintura impressionista o uso de espessas camadas de tinta sobre a tela, criando volumes e texturas. Neste laboratório vamos experimentar uma técnica diferente para criar tais texturas e volumes. Utilizando massa de modelar colorida, os participantes vão compor de forma colaborativa os quadros dos pintores impressionistas criando as imagens através de manchas de cor.


MUSICANDO – Sábados e domingos – 13h

aCORde! – É possível a cor ter som? E o som, é capaz de possuir cores? Muitos pintores impressionistas escolhiam trabalhar em ambiente externo para experienciar diferenças de luz e cores. Nesta edição do “musicando” vamos transpor a linguagem visual para a linguagem musical vivenciando a combinação de sons, o que resultará em improváveis aCORdes!

Impressões sonoras – Já percebeu que os pássaros cantam mais pela manhã? E quando todos estão dormindo? Que som fazem? Os pintores impressionistas saíam de seus ateliês para observar as diferenças de luz e cor nas paisagens no decorrer do dia. Nesta atividade os participantes irão percorrer os espaços do CCBB a fim de perceber as diferenças sonoras de cada ambiente para a realização de uma composição inspirada na prática dos impressionistas.


PEQUENAS MÃOS  – Sábados e domingos – 15h

Crianças de 3 a 6 anos, acompanhadas de responsáveis

Da janela do trem

O trem já está partindo! Se você já passeou de trem sabe como é ficar olhando a paisagem passar bem rápido pela janela. No século XIX correm nos trilhos as primeiras máquinas a vapor, trens mais velozes e que faziam muita fumaça. Muitos artistas se encantaram com a velocidade das cores que viam na natureza e transformaram sua maneira de pintar. Os pequenos serão convidados a fazer parte dessa viagem com cavaletes, telas, tintas e pincéis. Motivados por estímulos sonoros e imagens de grandes pintores como Monet e Degas poderão experimentar a pintura a partir de temas diversos.


EM CANTOS E CONTOS

FAMÍLIA – sábado e domingo – 17h


O Flautista de Hamelin –
Ratos! Muitos Ratos! Hamelin foi invadida por milhares desses roedores e o povo da cidade ficou desesperado. Felizmente surgiu um misterioso homem com uma flauta dotada de poderes mágicos colocando Hamelin a salvo. Porém, após ser enganado, o flautista decide levar consigo algo que é muito importante para os moradores.

A Pequena Bailarina – Que tal uma dança? Inspiradas na obra do pintor francês impressionista Edgard Degas, que pintava bailarinas nas suas telas, seremos embalados por histórias que dançam e fazem dançar, como uma princesa que gasta sete pares de sapato por noite e uma bailarina que dança com um galo cantor!

Os fios do destino – Lá no horizonte um fio de luz tece o horizonte. Uma velha viúva ao bordar seus sonhos encontra-se com fadas, cruza montanhas de fogo e mares de gelo. Uma jovem tecelã tece dia a dia o seu destino. Fios do tempo se entrelaçam nas envolventes tramas do conto chinês “O Brocado Maravilhoso” e da história “A moça tecelã”, de Marina Colassanti.



:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Até 13 de janeiro de 2012
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro.
Informações CCBB Educativo – 1º andar
(21) 3808 2070 / 3808 2254
Entrada Franca
Distribuição de senhas: 30min antes das atividades.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.