fbpx

Semana da Criança 2012 no CCBB-RJ

Que o dia 12 de outubro é o Dia das Crianças, todo mundo sabe! Mas você sabia que na mesma data o CCBB-RJ (Centro Cultural Banco do Brasil)  também comemora seu aniversário?

E este ano a comemoração vai ser tripla! Neste mesmo dia vai ser inaugurada a Biblioteca do CCBB (5º andar) que, depois de reformas, reabre com novos espaços e lugar especial para a literatura infanto-juvenil. Oba!

O público vai poder participar de diversas atividades com tema o LIVRO VIVO espalhadas pela biblioteca, sala do educativo e andar térreo.

Além destas ações, os visitantes podem curtir contações de história , laboratórios de ações criativas, espetáculos infantis e outras atividades oferecidas pelo Educativo do CCBB para todas as idades.

Todas as atividades são gratuitas com distribuição de senhas 30 minutos antes.


Era-uma-vez-6

FOTO: DIVULGAÇÃO


ESPETÁCULOS

– Como ouvir os clássicos?
Sexta, dia 12, às 14h
Local: Biblioteca – a partir de 5 anos

O Grupo Mosaicos apresenta histórias do folclore e contos clássicos, acompanhados por música erudita ou composições próprias. O repertório é repleto de aventuras, causos, sagas, canções e até umas “mentirinhas”, sempre divindo com o público esta tão antiga arte que é a narração.

– Era uma vez Histórias e músicas do nosso folclore
Sábado e Domingo, dias 13 e 14, às 14h
Local: Biblioteca – a partir de 5 anos

Do fundo do rio surge uma enorme serpente que traz presentes mágicos. De dentro do rio pula um sapo que fala e canta. Lá na África, um guerreiro tece uma teia e sobe além das nuvens para buscar as histórias de Nyame, o deus do céu. Estes são alguns dos enredos apresentados com máscaras, bonecos, música e outras surpresas. O espetáculo é de autoria dos contadores de histórias Augusto Pessoa e Daniela Chindler.

– Baús de Trocas
Sexta, dia 12, às 15h
Local: Sala 26 – a partir de 5 anos

Suzana Nascimento narra as venturas da jovem moça que se vê obrigada a se desfazer de coisas que lhe são muito preciosas, diante dos obstáculo que encontra no caminho. Com coragem e delicadeza ela tentará recuperar sua beleza e sua alegria de viver. Conto de fadas escrito por Marilene Guzella Martins Lemos.

– Fala, Bicho! – Costurando Histórias
Sábado e Domingo, dias 13 e 14, às 15h
Local: Sala 26 – a partir de 5 anos

Bichos que cantam e clamam… desta vez, as histórias de Fabio Sombra, Silvia Orthof e Leonardo Boff fornecem linha e panos para as costuras do grupo. Tem ciranda no brejo e tapete novo na roda. Esplendor na mata e confusão na Av. Atlântica. Viola caipira, buzinas, cacarejos, pios e coaxos dão enredo ao proseado.


BATE PAPO COM OS AUTORES
Em razão da reinauguração da biblioteca e reabertura do espaço infanto juvenil, preparamos uma série de conversas entre o público e nomes importantes da literatura e da contação de histórias.

Maria Clara Cavalcanti
Sexta, dia 12, às 17h30
Local: Sala 26

Psicóloga e especialista em literatura infanto-juvenil e contadora de histórias do Confabulando, grupo que vem, desde 1996, trabalhando com o resgate da tradição oral, estimulando a imaginação, a criatividade, o interesse e o prazer pela leitura. É autora dos livros “Contos como a gente conta”, “ Pode Entrar Dona Sorte” e “Quibungo”.

Augusto Pessoa
Sábado, dia 13, às 17h30
Local: Sala 26

Ator, cenógrafo, figurinista, arte educador e escritor. Vem realizando trabalhos como contador de histórias há quase vinte anos por todo Brasil. Já publicou diversos livros baseados nas sua contações, tais como: “Felizes Para Sempre” (Ed Rocco), “Malasartes – Histórias de Um Camarada Chamado Pedro” (Ed Rocco), Histórias de Natal (Ed Escrita Fina) e Bá e as Visagens (Ed Escrita Fina).

Flávia Lins
Domingo, dia 14, às 17h30
Local: Sala 26

Escritora, documentarista e roteirista, com mais de 10 livros publicados para crianças e jovens, entre eles “O Iglu”, “Diário de Pilar na Grécia” “Diário de Pilar na Amazônia”, “Nas folhas do Chá”, “Manoel, Lugo e o Invasor”, e “Mururu no Amazonas”. Em 2011, terminou o mestrado de Literatura Infantil e Juvenil pela Universidade Autônoma de Barcelona. Este ano, criou o seriado “Detetives do Prédio Azul” para o canal Gloob. E no fim do ano vai lançar “Diário de Pilar no Egito”.


MÍMICA – 12 a 14 de outubro – 18h
Local: Rotunda

– Por trás do gesto – Por trás do gesto é um espetáculo de pantomima com de 30 minutos, ja foi apresentado em varias escolas da rede pública e particular do Rio de Janeiro, não apresenta texto dramático, por se tratar de um espetáculo de mímica e que todas as cenas apresentadas são de autoria do proprio artista e de improviso com a plateia. O mímico Duda de Olinda trabalha com teatro de mímica desde 1989, apresentando-se em praças, parques, escolas e empresas. Iniciou seus estudos com Ricardo Solo e Alejandro Juenguem – mímicos argentinos no Recife.


CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
Quarta a Domingo, dias 10 a 14 às 17h
Local: Sala 26 – a partir de 5 anos

– Essas Mulheres…  – Uma homenagem às meninas, mães e avós. O público é convidado a fazer uma pequena viagem pelo universo feminino, através de mitos de mulheres notáveis que marcaram a história e tiveram participação na criação do mundo. Entre os contos que tecem essa trama, estão “Oxum” (conto africano), “Lilit, A Primeira Mulher” (conto judeu) e “A Velhinha e o Tigre” (conto chinês).

– As lágrimas do Sombreirão e outras histórias – Você sabe o que é um sombreiro? É um chapéu bem grande, típico do México e também da Guatemala. Agora imagine um sombreiro enorme! Na Guatemala, existe um ser presente no imaginário local muito similar ao nosso Boto: o Sombreirão, um homem minúsculo que usa sapatinhos minúsculos, de verniz, e este chapéu enorme. Diz a lenda que o Sombreirão, cantando e tocando seu pequeno violão de madrepérola, encanta as moças bonitas da cidade e rouba seus corações. Será?

– Quantas ignorâncias cabem num homem? – Uma seleção de 8 histórias do livro “30 fábulas contemporâneas para crianças” de Sérgio Caparelli. São histórias que discutem a natureza humana e desconstroem a moral tradicional dos contos, apresentando novos ângulos possíveis em finais muitas vezes inesperados.


CONTAÇÃO NA BIBLIOTECA
Sexta a Domingo, dias 12 a 14 às 12h
Local: Sala Infanto Juvenil – Biblioteca
A partir de 5 anos

– Despropósitos e peraltices – Quantos despropósitos cabem na imaginação e nos jogos de criança? Quantos cabem na criação do artista? Um menino poeta, outro que é mágico, e irmãos que desejam atravessar um rio a bordo de um caixote. Inspirada no universo de Manuel Bandeira, essa contação traz histórias de aumentar o mundo com a imaginação.

– A Origem da Vida – Quem criou o mundo? Qual é origem da vida? Quatro pequenas histórias de origem judaica tentam responder a essas perguntas. Em uma delas, Deus molda o homem do barro da terra e de uma alma vinda do alto cria Adão, o primeiro homem. Em outra, um rabino ao adquirir um pouco da sabedoria e do poder de Deus começa a moldar no barro uma forma humana criando uma criatura chamada Golem. Na terceira, um homem questiona a criação divina ao indagar: “porque as vacas não voam?”. Por fim, a história de um rabino muito estudioso que detestava ser atrapalhado no meio de suas reflexões decide inventar um monstro de sete patas e sete olhos na sinagoga


ATIVIDADE DO TÉRREO
Sexta a Domingo, dias 12 a 14 à partir das 10h
Local: Térreo

– Palavras Fugitivas – Com o fechamento da biblioteca, muitas palavras se sentiram solitárias e fugiram dos livros na esperança de reencontrar as pessoas… elas queriam ser lidas! O Livros dos … foi o que mais perdeu palavras. Convidamos você a procurar com a gente essas palavras fugitivas. Tendo como pista a primeira frase do livro, o participante recebe um mapa numerado do térreo. Cada número indica o destino de uma palavra que, juntas, revelarão uma frase que é ao mesmo tempo uma surpresa e um convite ao visitante.


– PEQUENAS MÃOS
Sexta a Domingo, dias 12 a 14 às 16h
Local: Sala do Educativo
Crianças de 3 a 6 anos, acompanhadas de responsáveis

– A Rainha das Cores – Coralina é uma rainha mandona que para mudar a cara de seu dia, que amanheceu muito “borocochô” precisa contar com a ajuda de seus súditos para que isso aconteça. Será que ela vai conseguir? Uma história contada com cores, projeção, adereços, música e muitas surpresas até o final.

– Fábulas – Duas fábulas músicais que tratam de valores de amizade e generosidade. Na primeira delas Dona Joaninha vai há uma festa na casa da Dona Lagartixa e no caminho encontra várias oportundiades de ajudar os amigos. Na segunda história acontece em um lugar chamado Brejaúva onde os bichos enfrentam um grande problema que é saciar sua fome.

– Ida e Volta – Um sujeito caminha para a cidade e para casa novamente passando por uma série de acontecimentos, mas tudo o que se vê são suas pegadas. Inspirada no livro de imagens “Ida e Volta” de Juarez Machado.


LABORATÓRIO ABERTO
Quarta a domingo, 10 a 14 de outubro – 12h / 14h / 18h
Local: Térreo

– Palavras, palavras… – Quantas palavras existem em nosso vocabulário? Será que as conhecemos todas e também os seus significados? Pensando nessas tantas possibilidades o Programa Educativo lança um desafio: Traduzir o significado de algumas palavras através da imagem! Os resultados irão formar um curioso livro.


BISBILHOTECA
Sexta a domingo, 12 a 14 de outubro às 11h
Local: Sala infanto juvenil
a partir de 5 anos

– Portal mágico das histórias – Você já imaginou um mundo completamente diferente? Outros seres, outras formas, outras cores… Através de um portal mágico, um jogo de tabuleiro e um livro gigante que guarda diferentes objetos todos poderão descobrir e conhecer o fantástico mundo dos livros.



:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

De 10 a 14 de outubro de 2012
Centro Cultural Banco do Brasil
R. Primeiro de Março 66, Centro.
Informações CCBB Educativo – 1º andar
Tel.: (21) 3808 2070 / 3808 2254
Entrada Franca
Distribuição de senhas: 30min antes das atividades.

3 menções

  1. […] do CCBB será reinaugurada e haverá vários eventos lá, todos gratuitos (ver detalhes em http://1001roteirinhos.com.br/2012/10/semana-da-crianca-2012-no-ccbb-rj/). Eu pessoalmente me interessei pelo evento de contação de histórias clássicas e do folclore […]

  2. […] 2 – Aproveitar as atividades gratuitas do Dia das Crianças que vão rolar durante toda a semana no CCBB. – Semana da crianca 2012 no ccbb-rj […]

  3. […] 2 – Aproveitar as atividades gratuitas do Dia das Crianças que vão rolar durante toda a semana noCCBB. – Semana da crianca 2012 no ccbb-rj […]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.