fbpx

Natal Nordestino no CCBB- RJ

Para a criançada já ir entrado no clima do Natal, o CCBB Educativo do Rio apresenta o Natal Nordestino, um Natal diferente.

As atividades gratuitas trazem elementos que, no lugar de remeterem às tradicionais imagens natalinas de neve, pinheiros e Papai Noel, valorizam as tradições culturais brasileiras.

O evento aproveita para comemorar, também, o centenário do cantor e compositor Luiz Gonzaga.


natal_nordestino


natal_nordestino


FOTOS: Divulgação


Todas as atividades são gratuitas. É preciso chegar 30 minutos antes para pegar senhas. O CCBB Educativo funciona no primeiro andar do prédio – conta com 30 educadores que trabalham de terça a domingo, de 10h ‘as 19h.


ATIVIDADES DO EDUCATIVO



PEQUENAS MÃOS

Pastoril Contado e Brincado
Sala do Educativo
Sexta, 7 e terça a sexta, 11 / 14 e 16, às 15h
Público: de 3 a 6 anos
Um velho pastor e suas pastorinhas contam e cantam o nascimento do menino Jesus, com o auxílio de diversos instrumentos musicais como violão, cavaquinho, acordeón e percussão, além de projeções com desenhos que pontuam toda a história. Inspirado em folguedo popular, representado entre o Natal e a Festa de Reis, este pastoril conta ainda com uma alegre ciranda no final.


LABORATÓRIO DE AÇÕES CRIATIVAS
Sala do Educativo
Sábados e domingos, 8, 9, 15, 16, às 11h e 13h
a partir de 6 anos

Baião de Dois
Através da arte de moldar figuras no barro produzida por Vitalino de moldar figuras no barro os participantes deste laboratório serão estimulados a investigar a construção do imaginário nordestino
presente nas músicas de Gonzagão, utilizando as argilas coloridas para produzir esculturas que representem elementos da sua identidade cultural. Um mergulho nas tradições do Nordeste a partir do diálogo entre dois mestres, Luiz Gonzaga e Vitalino.



EM CANTOS E CONTOS

Sala do Educativo
Sexta, 7 e terça a sexta, 11 a 14 e 18 a 21, às 17h
Sábados e domingos, 8, 9, 15, 16, às 18h

Fábulas de Jesus – Já ouviram falar que dá azar maltratar os animais pois são protegidos de Deus? Alguns deles, como a aranha, o boi e o jumento ajudaram o meninos Jesus no dia do seu nascimento e em outros momentos de sua vida, através de ações simples como tecer uma teia e aquecê-lo do frio.

Causos do Nosso Senhor – Quando Nosso Senhor vem andar pelo mundo, vixe Maria! Chove é causo! Como o do casal de velhos muito pobres que após ajudarem o Nosso Senhor são agraciados com três pedidos, mas se atrapalham com seus precipitados desejos. Ou o do apóstolo mentiroso descoberto pelo Mestre através de um sábio teste. Por fim, a história de um velho pescador que mesmo posto à prova pelo rei, consegue superar o desafio através de sua fé inabalável.

Quantos Presentes Cabem numa Noite de Natal? – Quando se aproximam as festas de fim de ano você já começa a pensar nos presentes de Natal que gostaria de ganhar? Os personagens desta contação também. Alvinho é um garoto esperto que pedia tudo o que via nos anúncios da televisão. Uma menina recebe, na Noite de Reis, a visita de um Rei Mago e lhe cobra os presentes pedidos. Mas quais serão os melhores presentes a se compartilhar? Vamos descobrir juntos?

Eterno Presente – A troca de presentes no Natal é uma tradição que começou com os Reis Magos, e que hoje será cantada pelo contador sertanejo Ulisseu, um deficiente visual que já percorreu vários caminhos. Um dia, numa cidade grande, ele teve um encontro inacreditável, que o iria ensinar-lhe muito sobre os presentes de Natal e o seu eterno presente.



ESPETÁCULOS

A Peleja de Papai Noel com Papai Cordel

Edmilson Santinni
Sábado e Domingo, dias 8 e 9, às 15h
O Cordelista Edmilson Santinni apresenta 4 histórias que misturam o folclore brasileiro, o mestre Luiz Gonzaga e a magia do Natal. Com personagens fantásticos como um boi que lê, um bruxo e até o próprio Papai Noel.

Conta um Causo e Ganha um Aplauso

Tapetes Contadores de Histórias
Sábado e Domingo, dias 8 e 9, às 17h
Local: Teatro III
Adaptação do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias a partir da obra de Graciliano Ramos. Utilizando mésica e conto, os narradores interagem com o público, para trazer o sertão inventado do seu Alexandre, grande contador de causos da obra de Graciliano Ramos.
Baú de Histórias no Natal

Ópera na Mala
Sábado, dia 15, às 14h e 16h
Local: Teatro I

Neste espetáculo a companhia traz um repertório de histórias e músicas natalinas. De forma dinâmica e divertida, com bonecos, música ao vivo e brincadeiras, Cris Miguel e Sergio Serrano cantam e interagem com a plateia. Entre as histórias apresentadas estão “O Boi e o Burro”, “Pedro Malasartes e a Sanfona Velha do Fole Furado”, “Luiz Gonzaga no Céu” e “Natal Cigano”.

A Farsa do Bumba Meu Boi

Grupo Teatral de 4 no Ato
Domingo, dia 16, às 17h
Local: Teatro III

A partir de objetos simples do universo da cultura popular, como cestos e sinos de vaca, e de músicas tradicionais nordestinas, o grupo conta a história de Mateus e Catarina, fiéis funcionários do bravo capitão. A moça, grávida, sente desejo de comer a língua do boi de raça do patrão e o marido, com medo dela perder o filho, resolve matar o boi . Muita confusão acontece até que o boi seja ressuscitado.



CORAL

Coral Oficina de São Gonçalo

Regente: Josias Freitas
Domingo, dia 16, às 18h
Local: Rotunda



::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
De 7 a 21 de dezembro
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro
Informações CCBB Educativo – 1º andar
(21) 3808 2070 / 3808 2254
Entrada Franca
Distribuição de senhas: 30min antes das atividades


Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.