fbpx

Programas Culturais Grátis e Imperdíveis no Rio – Parte 1

Mais uma vez temos a participação da Cinthia Marino, nossa querida blogueira do Chile para Crianças, compartilhando com a gente alguns passeios bacanas que fez com a filhota nas férias.




Não podia deixar de dividir, aqui no 1001 Roteirinhos, dois programas incríveis que fizemos durante as férias e que valem para o ano todo. Fico sempre ansiosa por espalhar estas experiências por aí, para incentivar mais famílias a saírem da mesmice dos tradicionais programas infantis.
Começando pelo CENTRO CULTURAL DO BANCO DO BRASIL, do qual sou super fã!  E é incrível como a equipe do Educativo sempre surpreende. Não tem desculpa para não ir, pois 1001 Roteirinhos sempre dá as dicas (foi aqui que vi este especial de férias) e é GRÁTIS!
Aos sábados e domingos, oferecem regularmente programas para as crianças relacionados à exposição em cartaz (Pequenas Mãos) ou temas variados, contação de histórias, música – consulte programação do mês aqui: http://www.bb.com.br/portalbb/page501,128,10157,0,0,1,1.bb?&codigoMenu=9893.


ccbb_01


Nas férias, até 27 de janeiro, as atividades eram variadas e dava para emendar uma na outra. Passamos uma tarde deliciosa pra cima e pra baixo, ora pelos históricos e lindos elevadores, ora pelas escadas pra fazer um exercício…
Apesar de ter acabado, os fins de semana por lá continuam cheios de criatividade e a Biblioteca pode ser visitada sempre.
Nosso dia feliz foi assim:
– Como moramos em Niterói, a travessia de barca foi o primeiro “evento” do dia. Na volta, Sofia quis ir lá no alto, do lado de fora, sentindo o vento no rosto. Momento pura poesia! Já dizia a sábia Patrícia Papp, autora do livro “Como viajar com crianças sem enlouquecer”: criança gosta de andar de qualquer coisa diferente…
– Almoçamos na Brasserie Brasil, dentro do CCBB, pela praticidade: tem prato infantil legal, mas o cardápio adulto é sem graça e caro (fica cheio durante a semana). Com tempo, sugiro uma viagem no tempo na esplendorosa Confeitaria Colombo, um pouco mais distante, mas dá para ir caminhando e vale demais!!!
-Paisagens em perspectiva foi nossa primeira atividade, logo no saguão de entrada. Não precisa de senha, é só chegar e os pais podem participar também.
ccbb_02
– Conferimos mais uma vez a exposição permanente de moedas e joias no último andar.  Além de visualmente bonita, mostra também outros artigos usados como moeda ao longo da história: sal, pedras preciosas etc. Interessante para as crianças.
-Bisbilhoteca foi a terceira parada e a mais legal. Uma atividade incrível, cheia de pistas que levam a um tema para, enfim, as crianças fazerem seus próprios livros apenas com papel, cola e mãos! Tudo na nova e linda biblioteca, que vale a visita por si só. Olha que incrível a entrada: uma porta giratória, que é um livro!


ccbb_03
ccbb_04
ccbb_05
-Corremos para o 1º andar e conseguimos participar da sempre delicada contação de histórias.
No meio de tudo, comemos brigadeiro delicioso no pequeno café do saguão principal, folheamos livros na Travessa e ainda vimos esta sessão de fotos, com a modelo em um inusitado vestido de balões! Foi duro para o fotógrafo manter a criançada à distância!
Na volta, pausa para uma tapioca na Praça XV – ao fundo, o Paço Imperial.
ccbb_06


Um programa “além-praia” imperdível na capital carioca. Altíssima qualidade e grátis!É só conferir a programação aqui e chegar meia hora antes para pegar senha no 1º andar.
Aguarde que ainda tem mais uma dica cultural preciosa na cidade maravilhosa.


:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL – RIO DE JANEIRO
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
Tel.: (21) 3808-2070/2254 (Educativo)


Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.