fbpx

Programas Culturais Grátis e Imperdíveis no Rio – Parte 2

A Cinthia Marino, do blog Chile para Crianças, volta em mais um post com dica de passeio legal para fazer com a criançada no Rio. 😉



Me desculpem os amantes da praia, mas amo um museu, mesmo estando entre as mais belas paisagens cariocas. Com atividade para crianças então… Fica perfeito!

A dica de hoje é o belíssimo INSTITUTO MOREIRA SALLES na Gávea. Lugar lindo, lindo! Bucólico e moderno ao mesmo tempo: uma casa ampla de linhas retas, rodeada por um pedacinho sensacional de mata atlântica e agradáveis jardins, onde é possível encontrar até esculturas de Victor Brecheret!
ims_01

Recorrendo a um clichê: “um oásis no meio da loucura da cidade”. Como se você estivesse entrando em outra dimensão, cheia de tranquilidade, paz e beleza.
Trata-se da casa onde morou a família Moreira Salles, dona do banco Itaú. Sofia olhava tudo maravilhada: “Mãe, reis e princesas moravam aqui?!?”  “Quase isto, filha…”
ims_04

Bom, as exposições estão sempre entre as melhores da cidade e o espaço conta também com cinema, que exibe títulos alternativos.

Agora, vamos ao que interessa: AS CRIANÇAS!!! Todos os sábados, às 17h, acontece alguma atividade especial para os pequenos (sempre com indicação de idade). É só chegar meia hora antes e pegar a senha.

Normalmente, os pais não entram, então, este é o momento para conferir com calma algum detalhe que tenha passado da casa ou da exposição.
Para ter acesso à programação infantil, clique aqui.

Sofia participou da atividade “Aquarela Carioca”, uma pequena aula para pintura de paisagens cariocas em aquarela. Minha pequena artista adorou!


ims_05

ims_06

Durante as férias (até 31/01/2012), às 14h de terças e quintas, também tem oficina especial para as crianças a partir de 7 anos: “Do carvão à animação”, baseada na fantástica exposição atual do sul africano William Kentridge, artista especialista na criação de animações a partir de desenhos em carvão. Confira aqui.

Parênteses: esta exposição, que fica por lá até 17/02/2012, traz muita inspiração criativa. Os vídeos, com seu método de trabalho, exibidos no prédio anexo, podem render boas brincadeiras em casa, como espalhar tinta em um papel com pás de batedeira!


ims_07
Além de tudo, o Café Galeria é ótimo, com opções de saladas, omeletes, quiches, prato do dia caprichado, menu para crianças e bolos caseiros deliciosos para o fim de tarde.
Se não estiver muito quente, sentem-se às mesas externas, onde há um laguinho com carpas e tartarugas (as crianças adoram!), tendo um belo painel de azulejos de Portinari como cenário.
ims_09
Resumo: dia perfeito para a família! Vá sem pressa e curta o entorno.

Imperdível para carioquinhas e visitantes: programa de alta qualidade e gratuito (inclusive o estacionamento, coisa rara hoje)!


::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
INSTITUTO MOREIRA SALLES
R. Marquês de São Vicente, 476 – Gávea – Rio de Janeiro
Tel.: (21) 3284-7400/3206-2500

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.