fbpx

Conhecendo o Forte do Leme – o Rio por um outro ângulo

Adoro o outono no Rio com suas temperaturas mais amenas . É uma época perfeita para passeios ao ar livre, já que no verão o calor torna qualquer aventura longe da água ou do ar-condicionado quase impraticável!

Aproveitando a estação, uma dica legal e pouco conhecida, é visitar o Forte do Leme.

O texto a seguir foi publicado na Revista KIDS In 17 e vale dar uma conferida.

……………………………………………………

Quem vive no Rio ou vem passar uns dias por aqui tem à disposição pela cidade, várias vistas de cartão postal. Nada mais natural do que aproveitar esse presente da natureza, curtindo os diversos passeios ao ar livre que o Rio oferece.

Vale à pena aproveitar os lindos dias dessa época do ano com temperaturas mais amenas para visitar o Forte Duque de Caxias. Mais conhecido como Forte do Leme, é um lugar de onde se pode conferir porque o Rio é chamado de cidade maravilhosa!

Localizado no final da praia do Leme, é perfeito para uma caminhada ecológica com a família. A subida é tranqüila (com cerca de 800 metros), feita numa estrada de paralelepípedos cercada de vegetação de Mata Atlântica, numa área de proteção ambiental (APA/Leme).


Forte do Leme - trilha


Forte do Leme


Pode-se optar por subir usando um transporte local, mas nada se compara a fazer a subida a pé, aproveitando o contato direto com a natureza. Pelo caminho é possível encontrar miquinhos nas árvores próximas à estrada que fazem a alegria dos pequenos.


Forte do Leme - micos


Forte do Leme - Foto Eliane Ceccon


Ao final da subida, no alto do Morro do Leme, se encontra o Forte e o sitio histórico com o memorial a Duque de Caxias, galerias com exposições, sala de vídeo com exibição de filmes sobre o Forte e espaço para exposições temporárias sobre o meio ambiente. Há uma pequena lanchonete, bem simples, apenas para hora de sufoco. Mas o melhor mesmo é a vista incrível que se tem lá de cima! É possível ver a Praia de Copacabana, a Pedra da Gávea, o Morro Dois Irmãos, o Cristo Redentor e a encosta oculta do Pão de Açúcar. Uma paisagem de perder o fôlego!


Forte do Leme


Pão de Açúcar - Foto Eliane Ceccon




Um passeio imperdível para quem gosta de história, natureza, ar puro e atividade física!


……………………………………………………………….

Nós optamos por subir a pé e até para quem é sedentária como eu, dá para chegar numa boa. É só dar aquelas paradinhas para tirar uma foto e olhar a paisagem caso o fôlego resolva reclamar. As crianças nem sentem!

Não deixe de levar bebidas e belisquetes para os pequenos. Quando fomos havia uma pequena lanchonete, com poucas opções.

Caso vá de carro, pode estacionar dentro do próprio forte.



:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Visitação
Terça-feira a domingo: 9h30 às 16h30
Ingressos: R$ 4
Meia Entrada (estudantes): R$ 2
Visitação gratuita às terças-feiras
http://www.cep.ensino.eb.br/forte/visitacao


2 comentários

    • Patrícia em 18 de junho de 2021 às 08:56
    • Responder

    Que dica boa. Não conhecia.

    1. Olá, Patrícia!

      Que bom que gostou!

      Abraços

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.