Dica de Leitura – SK8: MANUAL DO PEQUENO SKATISTA CIDADÃO

Uma coisa que sempre incentivei, foi que meu filho praticasse esportes desde cedo. Acredito que quando o contato se dá quando eles são pequenos, a atividade acaba se tornando um hábito para a vida toda. Assim como uma alimentação saudável, a prática de esportes é essencial para uma vida mais ativa nesses tempos em que os pequenos têm muito mais estímulo para ficarem parados em frente às diversas telas do que correndo por aí, como fazíamos quando crianças.

Meu filhote fez natação desde bebê. Aos 3 anos começou a fazer capoeira e aos 4, judô. De início tudo muito lúdico e divertido como tem que ser para os menorezinhos. Aos 5 anos, experimentou o futebol mas não se identificou, e não forcei para que continuasse.

Acho que nós, pais, devemos incentivar mas nunca tornar a prática de esporte uma obrigação ou, podem ter certeza, o efeito vai ser o contrário do que desejamos. Prazer é a chave do negócio!

Por isso quando recebi os lançamentos de agosto da Companhia das Letrinhas, bati o olho em um livro que e fisgou de imediato! Primeiro por falar de um esporte que a garotada adora – e os adultos também, tem jeito de brincadeira e ao mesmo tempo é cheio de desafios e superações, um aprendizado para a vida por si só. Depois, por uma coincidência deliciosa, está sendo lançado numa época em que o filhote está super interessado no assunto e empolgado em começar a praticar. E por fim, por se tratar de um projeto do grupo Pequeno Cidadão que simplesmente amamos aqui em casa.

SK8: MANUAL DO PEQUENO SKATISTA CIDADÃO é uma proposta super bacana. Inspirada na música SK8 do segundo cd do grupo, é um almanaque que traz informações sobre o esporte: seu aparecimento, as modalidades, as manobras, as gírias usadas pelos skatistas. Sem esquecer de coisas importantes como equipamentos de segurança e filosofia do esporte. Tudo super colorido e cheio de movimento nas ilustrações de Jimmy Leroy (quem curte o grupo vai logo identificar os traços. É ele quem cuida do material gráfico da banda) e numa linguagem que eles curtem que faz com que a leitura flua de uma forma leve e interessante no texto de Vinícius Patrial.



SK8_Manual do Pequeno Skatista Cidadão


SK8_Manual do Pequeno Skatista Cidadão

E para falar ainda mais a língua dos nossos “pequenos cidadãos”, tem uma história em quadrinhos contando os primeiros passos de um garoto no skate, que ajudado pelo irmão mais velho, toma coragem de se lançar nessa deliciosa aventura!



SK8_Manual do Pequeno Skatista Cidadão

Ah, por último, mas não menos importante, o manual conta com “Os 10 princípios do skatista cidadão”, mostrando para a garotada que, mesmo sendo uma grande diversão, é importante respeitar regras e pessoas e aprender a superar seus próprios limites. Um ensinamento para a vida toda, com certeza! E como mãe, tem um princípio que achei essencial: “Ande de skate somente após os estudos”! É sempre bom mais alguém dizer isso além dos pais e professores, não é não?



SK8_Manual do Pequeno Skatista Cidadão

O manual foi nossa leitura de ontem, antes de dormir. Devoramos as páginas e aprendemos um monte de coisas sobre o skate. Além de ter garantido boas risadas tentando adivinhar os significados das gírias usadas pela galera!

Adivinha qual foi a primeira coisa que o filhote fez hoje ao acordar? Correu pra pegar o livro! Acho que não precisa dizer mais nada! 😉



SK8_Manual do Pequeno Skatista Cidadão

Para quem curtiu a dica, no sábado, 31 de agosto, vai rolar o lançamento no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura na Avenida Paulista (SP) às 11h com pocket-show do Pequeno Cidadão, autógrafos e participação especial do skatista Rene Shigueto, tetra campeão brasileiro e vice campeão mundial de free style. Imperdível!

Livraria Cultura – Teatro Eva Herz
Av. Paulista, 2073 – Conjunto Nacional

Quer saber mais sobre o trabalho da banda acesse o site da banda.



::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Título | SK8: MANUAL DO PEQUENO SKATISTA CIDADÃO
Autor | Vinícius Patrial
Ilustrador | Jimmy Leroy
Editora | Companhia das Letras
Páginas | 72
ISBN | 9788574065885
Idioma | Português
Formato | 15.50 x 22.50 cm

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários

  1. Mães de meninas agradecem a superdica de presente bacana para os meninos!

    Amei!

    Bjs
    Cinthia
    @chilecriancas

    1. Muito legal e diferente mesmo, Cinthia!

      Beijos,
      Eliane

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Get Adobe Flash player