fbpx

Longa resgata história da animação brasileira

Quem me conhece e acompanha o blog, já sabe ou percebeu que adoro animações. Independente da minha formação de designer. Uma paixão que aumentou ainda mais depois de me tornar mãe! Quando a produção é brasileira, então, faço questão de conhecer e divulgar.

É o caso do longa Luz, Anima, Ação dirigido por Eduardo Calvet e produzido por Felipe Haurelhuk com a co-produção do Canal Brasil que estreia amanhã, 14 de agosto, no Anima Mundi em São Paulo.

O filme é um resgate da história da animação brasileira desde o seu início com “O Kaiser” (1917) de Álvaro Marins até os dias de hoje.

Uma trajetória recheada de personagens inesquecíveis como aqueles criados para campanhas publicitárias e são lembrados até hoje: gotinhas da Esso (década de 1950), frango da Sadia, Sujismundo, Aquarela da Faber Castell, entre outros.

Há depoimentos de artistas conhecidos como Carlos Saldanha (“Rio”), Mauricio de Sousa (“As Aventuras Da Turma da Mônica”), Otto Guerra (“Wood & Stock”), Andres Lieban (“Meu Amigãozão”) e Marcos Magalhães (criador do Anima).

A questão histórica também é abordada no filme. O pioneirismo dos animadores, crise financeira da década de 1980, a paralisação da produção nacional com a extinção da EMBRAFILME, altos e baixos que nossos animadores enfrentaram para levar em frente a animação brasileira até os dias de hoje.

Se tudo isso não bastasse para valer a ida ao cinema, o longa apresenta a recriação de O Kaiser, filme do caricaturista fluminense Álvaro Marins exibido em Janeiro de 1917 no Rio e considerado o marco zero da animação brasileira. Infelizmente preservação da memória não é um hábito brasileiro e o filme foi perdido. Baseando-se apenas na única imagem que restou em um jornal de época, 8 animadores recriaram uma sequência do filme resultando em uma obra coletiva que resgata essa parte tão significativa da história animação brasileira.

Luz, Anima, Ação é o primeiro longa metragem sobre o desenho animado no país. Vale prestigiar!


Luz, Anima, Ação
IMAGEM- Divulgação



Confira o teaser de divulgação do filme:



:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
14 de agosto de 2013  (Quarta-feira) | 16h30
Espaço Itaú Augusta (Sala 3)
R. Augusta, 1475 – Consolação – SP


2 comentários

  1. Também adoro !!! E tem um fato curioso; aprendi a gostar pela ótica de um ex aluno que na época tinha 4 para 5 anos e amava fazer e ver !!! Sempre me lembro dele quando começa a temporada de animação….bjcas

  2. Oi Monique,

    Entendo bem isso. Como eu disse, sempre gostei muito de animação, mas depois que o filhote nasceu, passeia a acompanhar ainda mais e com outros olhos também! Gosto cada vez mais! 😉

    Bjs,
    Eliane

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.