fbpx

Mês das Crianças com Programação Especial no CCBB RIO

Outubro é o mês do aniversário do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB Rio) e aproveitando para fazer a festa, o programa educativo do CCBB comemora também o Dia das Crianças com o evento “Semana das Crianças – O Universo é redondo”.

A partir de 05 de outubro o público vai poder curtir rodas de histórias, laboratórios de artes  visuais, atividades de música, baseados na obra da artista japonesa Yayoi Kusama. A comemoração vai contar, também, com diversos espetáculos de palhaços. 

E para a galerinha dos miúdos de 3  a  6 anos, o CCBB promete uma programação especial.

Todas as atividades são gratuitas com senhas distribuídas 30 minutos antes das atividades.

 

semana da criança ccbb

FOTO:Divulgação

 
 

ESPETÁCULOS INFANTIS:
 
HumAnimaL – Capacidade: 100 PESSOAS
Sábado, dia 5 às 16h
Local: sala 26
Público: Livre
A cena inicia com duas bolinhas, que podemos confundir com qualquer coisa que a imaginação permitir! Tartarugas, elefante, sapo, touros, pato, tamanduás e assim por diante. Em “HumAnimaL” as performers do grupo Circo da Silva, Fernanda Marques e Isabel Abrantes, transitam pela fina fronteira que há entre o ser humano e o animal, conduzidas pelas músicas da banda Songoro Cosongo. O Espetáculo teatral destinado a crianças em formação para estimular os sentidos e a percepção.
 

Retalhos de Arrepiar – capacidade – 100 pessoas
Domingo, dia 6 às 16h
Local: Sala 26
Público: A partir dos 5 anos
Causos e lendas que há muito tempo assombram nossas mentes tomaram forma nos cenários de pano para representar alguns de nossos medos: a morte, os poderes sobrenaturais, bichos devoradores, fantasmas e a escuridão. A Cia Costurando Histórias transforma livros em tapetes. Nas apresentações: música, palavra, teatro, literatura e artesanato se unem com o objetivo de encantar, instigar e acalentar.

 
Causo de Bicho, Causo de Gente – CAPACIDADE – 170
Segunda, dia 7 e quinta, dia 10 às 10h
Quarta, dia 9 às 14h
Local: Teatro 1
Público: A partir dos 5 anos
O grupo Os Tapetes Contadores de Histórias apresenta nessa seção o conto de Drummond “A incapacidade de ser verdadeiro” em que o personagem Paulo é diagnosticado pelo médico como um caso de poesia. O espetáculo segue com o conto africano “Como o coelho enganou a baleia e o elefante” e uma história egípcia de uma princesa do deserto. Cada história será narrada com um belo tapete feito de tecido e costura. Sob coordenação de Cadu Cinelli e Warley Goulart o grupo em 2013 comemora seus 15 anos.
 
Hoje tem Marmelada
Sábado, dia 12 às 11h
Local: Estacionamento
Público: Livre
Dois palhaços, ao iniciarem o último ensaio antes da estreia, percebem que todos os outros artistas foram embora. O circo não pode acabar e para salvá-lo os dois terão que atuar em todos os números e para isso contam com a ajuda das crianças da plateia. Em cena os músicos, contadores de histórias e educadores Luiz Carlos Jujuba e Ana Nogueira da Companhia Cantos do Rio.
 
Tem Areia no Maiô – capacidade – 140 pessoas
Sábado, dia 12 às 16h
Local: Salão da Biblioteca
Público: A partir dos 5 anos
Tem areia no maiô conta a história de quatro palhaças que resolvem ir à praia num belo domingo de sol. A trupe embarca num calhambeque rumo à Copacabana e a aventura começa com um pneu furado. Na praia enfrentam desastradamente, perigos no mar, chuvas de verão e claro, areia no maiô.
 
Little Be
Domingo, dia 13 às 11h
Local: Praça dos Correios
Público: Livre
O Little Be, bateria mirim do Bloco do Sargento Pimenta, faz a apresentação final de sua primeira turma, formada por 28 jovens de 7 a 14 anos. Acompanhando a linha de sucesso do bloco que arrasta multidões durante o carnaval carioca e insere a música dos Beatles na brasileiríssima sonoridade da bateria de uma escola de samba. Os pequenos ritmistas passam por ritmos como o xote, a ciranda e o funk tocando sucessos como “Yellow Submarine” e “Twist and Shout”.
 
A História de Topetudo – CAPACIDADE : 140 pessoas
Domingo, dia 13 às 16h
Local: Salão da Biblioteca
Público: A partir dos 5 anos
Certa vez uma rainha teve um filho muito feio e sem jeito, entretanto uma fada assegurara que ele teria o dom de transmitir inteligência à pessoa que mais amasse. Em um reino não muito distante nasce Clarabela, princesa dotada de beleza fenomenal e sem inteligência alguma. Para compensá-la, sua fada madrinha lhe dá o dom de tornar belo aquele que viesse a amar. As atrizes Ana Barroso e Monica Biel vivem os palhaços Lasanha e Ravioli que para dar vida aos personagens desse conto de fadas utilizam diversos recursos tais como máscaras, bonecos, figurinos, adereços, músicas.
 
 
 
AÇÕES EDUCATIVAS:
 
Em Cantos e Contos – CAPACIDADE : 100 pessoas
Sábado, dia 5 e domingo, dia 6, às 11h e 17h
Local: foyer
Público: A partir dos 5 anos
 

Histórias dos 4 cantos do mundo

 
Histórias de Pescador – Lendas Brasileiras
Em “O marido da mãe d’água” um pescador recebe da Mãe d’água proteção e amor, mas assim como o mar pode dar, se mal tratado, também pode tomar. Em “Cobra Norato”, um protetor dos rios, apenas com a ajuda de um valente pescador, pode se livrar de sua terrível maldição.
 
A Barriga da Baleia – Contos Esquimós
Em “As duas mulheres que conquistaram a liberdade” as protagonistas cansam da subserviência ao marido, fogem e passam a viver dentro da carcaça de uma baleia. “A alma e o coração da baleia” trata do descuido de um corvo intrometido que, encontra uma moça que vive, imaginem dentro da barriga de uma baleia.
 
Mulheres Guerreiras – conto africano e judaico
No conto africano “O casamento da princesa” Abena é disputada por dois poderos pretendentes: o Fogo e a Chuva. Já em “Lilith, a primeira mulher” a primeira mulher moldada da terra assim como Adão não aceita ser obediente e submissa ao marido e sai em busca de um outro destino para si.
 
Sábio. Sabia. O que será Sabedoria? – Contos Chineses
Através dos princípios básicos da cultura chinesa este repertório revela a importância de se cultivar a sabedoria nos contos “O tigre”, “O Arqueiro” e “Um Velho Louco”.
 
 
 
Micro-mundos – CAPACIDADE: 100 pessoas
Sábado, dia 12 e domingo, dia 13 às 14h
Local: Sala 26
Público: A partir dos 5 anos
O mundo de fora é também o reflexo do mundo de dentro da gente. É o que nos mostram essas histórias. Em “Rumboldo”, um jovem rei orgulhoso cria leis absurdas e prende todos aqueles que ousam contrariá-lo tornado-se a maior vítima do seu débil mundo. Em “O homem que amava caixas” um pai tinha dificuldade em dizer ao filho que o amava e decide construir um mundo particular para os dois. Já “Cacoete” é uma cidade onde todo mundo seguia leis absurdas em nome da organização, mas um menino mudaria a ordem das coisas para sempre.
 
 
Pequenas Mãos – capacidade: 20 pessoas
Sábado, dia 5 e domingo, dia 6 às 13h e 15h
Local: Sala 3º andar
Público: De 3 a 6 anos

 
 
Passou por Aqui – Pequenas Histórias da Arte – capacidade: 20 pessoas
Ponto, linha, cor, textura, forma… Como podemos encontrar esses componentes em uma obra de arte? A partir do contato com réplicas de pinturas e esculturas que passaram pelo CCBB ao longo dos anos, o público infantil poderá descobrir como esses elementos são trabalhados, produzindo sua própria experiência artística.

 
 
Espaço Mutante – CAPACIDADE: 20 pessoas
Repetição, formas e luz nos convidam a participar do universo de Yayoi Kusama. O “Espaço Mutante” proporciona aos pequenos a percepção e reconhecimento destes elementos em uma experiência sensorial que resulta na apropriação corporal do espaço. Com marcações rítmicas, os pequenos compõe um painel utilizando carimbos com tinta branca em papel branco. O resultado final será visto ao alterarmos o ambiente com luz negra.

 
 
Laboratório Aberto – Capacidade: 100 pessoas
Sábados, dias 5 e 12 e domingos, dias 6 e 13 de 10h às 16h
Local: Foyer
Público: A partir dos 5 anos

 
 
Estampe o Tampo
A obsessão e a repetição fazem parte do trabalho de Kusama.
Um pequeno parque gráfico convidará o participante a intervir na superfície, que funcionará como uma esteira. De forma mecânica, os visitantes estamparão o tecido com o uso de carimbos criados por eles.

 
 
Intervenções na Biblioteca
Sábado, dia 12 de 10h às 17h
Local: Biblioteca
Público: A partir dos 5 anos
Para comemorar um ano da reinauguração da biblioteca do CCBB, educadores fazem intervenções poéticas pelo espaço com leituras de trechos de obras dos mais renomados autores da literatura universal.


::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

De 05 a 13 de outubro de 2013
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro.
Informações CCBB Educativo – 1º andar
(21) 3808 2070 / 3808 2254
Entrada Franca
Distribuição de senhas: 30min antes das atividades.

2 menções

  1. […] – Mês das Crianças com Programação Especial no CCBB […]

  2. […] Curtir a Programação Gratuita Especial do Mês das Crianças no CCBB […]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.