Natal Especial no CCBB-RJ

No mês de dezembro, o CCBB Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil traz uma programação especial de Natal para toda a família!

De 06 a 23 de dezembro  o público vai poder participar de diversas atividades, todas gratuitas, pensadas para comemorar essa data tão festejada: histórias, laboratórios, experimentações, trocas, entre outras.

Sem contar com as atividades criadas para a exposição Yayoi Kusama – Obsessão infinita como a Sala Espelhada ao Infinito – Repleto de Brilho da Vida.


Natal no CCBB RJ

FOTO: Divulgação


PROGRAMAÇÃO:




Auto de Natal dos Irmãos Brothers
Domingo, dia 08 às 11h
Tenda Praça dos Correios
Capacidade: 500 pessoas
Livre
Duração do espetáculo: 1h

A história do nascimento de Jesus Cristo contada através da pureza e magia do circo, com muito humor e poesia. Os IRMÃOS BROTHERS utilizam os mais variados recursos circenses para contar esta história: três reis magos, montados em pernas de pau, anjos em trapézios e acrobacias aéreas; um burrinho ganha vida na pele dos atores saltando por todo o espaço.


Bia Bedran – espetáculo “Cabeça de Vento’
Domingo, dia 15 às 11h
Tenda Praça dos Correios
Capacidade: 500 pessoas
Livre
Duração do espetáculo: 1h

“Cabeça de Vento” faz um passeio pelo universo sonoro criado por Bia, numa linguagem cênica que contempla a literatura, a poesia e a ludicidade de seu jeito singular de envolver adultos e crianças, marca de um trabalho de sucesso, que vem atravessando gerações.

No Show, a utilização de bonecos e adereços vai entremear as histórias e os diversos números musicais preparados por Bia Bedran e seus músicos. O repertório do show abrange os sucessos já conhecidos de seu grande público de educadores e crianças, como A Estrelinha que reluz, Ano Novo, Fazer um bem e Dona Árvore além de passear por outras canções escolhidas dentro de todo o seu trabalho reunido em 8 CDS, entre as quais Ciranda do Anel, Xô papão e O Piolho.


Contos de Encantamento e Sorte com Os Tapetes Contadores de Histórias
Sábado, dia 7 às 16h
Domingo, dia 15 às 16h
Público: A partir dos 10 anos

Um jovem, João, que busca lugares incríveis para se esconder do espelho mágico da princesa, uma moça que tem vontade de conhecer uma floresta, uma menina que tem uma agulha mágica e é ajudada por uma fada para cuidar de sua mãe e uma nuvem triste que se transforma em outras coisas para descobrir para que serve: estes personagens habitam os belos tapetes artesanais que servem de cenários para suas aventuras e peripécias. Os contos: “Maschenka e o Urso”, “O espelho mágico”, “A agulha mágica” e “A nuvem triste” compõem esta sessão de encantamentos e sortes.




Laboratório Aberto
Nosso Presente
Horários: 10h ; 11h; 12h; 13h; 14h; 17h
Foyer
Público: A partir de 10 anos
Todos os dias

Cada participante será convidado a montar uma caixinha de origami e em seguida guardar dentro dela o desejo de um presente que pode ser uma palavra, um desenho, uma frase, um poema! As caixinhas serão trocadas com entre todos os visitantes.


Laboratório Aberto de Musica
Lembrança Sonora

Horários: 15h; 16h
Foyer
Público: 10 anos

A rotunda do CCBB RJ é um espaço marcado por encontros, afeto, surpresas e também sons. Que som você escuta na rotunda? E quais são os sons natalinos? Vamos juntar essas duas experiências sonoras nessa atividade.
O Grupo de Pesquisa em Música elaborou uma orquestra de sinos montada em um carrinho. A partir de uma partitura de cores os visitantes são convidados a descobrir qual música eles estão tocando. Venha experimentar!


Contos e Cantos para a família
Horários: 17h
Dias: Sábado e Domingo
Sala do Educativo

Para esse Natal o Grupo de Pesquisa em Artes Cênicas vai apresentar dois repertórios.

“Histórias encantadas para um Natal entre amigos” – As festas do final do ano são um tempo de celebrar e também refletir. Quem somos? Como agimos? Acreditamos nos sonhos? Esse repertório traz histórias de vários cantos do mundo.

1) Sopa de Botão de Ossos – conto de origem judaica. Em uma noite gelada do frio inverno russo um andarilho chega a um pequeno vilarejo pobre. Ele tem fome, mas as portas estão fechadas aos forasteiros. Porém esse tem uma ideia que irá reunir todos e esquentar os corações. Um conto que fala da fraternidade.
2) Guerreiro Invisível – conto dos índios norte- americanos. História pesquisada no Livro das Virtudes, que fala da honestidade.
3) O Sonho de Ismar – Conto islâmico. Um velho alfaiate parte em busca de um tesouro que viu em seus sonhos e para isso terá que percorrer uma longa jornada. Será que ele vai encontrar o que procura?
4) Ananse e o Baú de Histórias – conto de origem africana. Ananse é o homem aranha, ele tece seu próprio destino. Ele sobe ao céu para buscar um grande tesouro, as histórias de Niame, o deus do céu.

“Histórias de Presentes para um Natal diferente”
5) História da Coca – conto brasileiro. Um menino acha uma coca no mato e traz para casa, mas a avó come a coca e lhe dá um angu. Assim começa um troca-troca de presentes.
6) Os Três Desejos – Cuidado com o que você deseja! Uma história engraçada de um presente desperdiçado.




Corais
Grupos vocais do município do Rio de Janeiro irão partilhar com o público presente a experiência da vivência coral, trazendo uma mostra de suas práticas musicais.


Sexta, dia 06: Coral da Cândido Mendes
Horário:18h no Foyer

Quinta, dia 12: Encanta Rio
Horário:18h no Foyer

Sexta, dia 13 – Coral Oficina
Horário:18h no Foyer

Repertório
Berimbáu de Vinícius de Moraes e Baden Powell
Eu sei que vou te amar de Vinícius de Moraes e Tom Jobim
Meu bem querer, Djavan
Além do Arco-Íris, Harold Arlen e E.Y. Harburg
Clariana, de Joyce
Canto do povo de um lugar, de Caetano Veloso
Arranjo: Aricó Júnior
Veni veni, Emmanuel, Canto Gregoriano Séc XIII
Boas festas, Assis Valente
Saco cheio de Noel, Gonzaguinha




Visitas Mediadas a exposição Yayoi Kusama – Obsessão infinita.
Diariamente às 18h


Musicando Obliterasom
Sábado e Domingo às 14h
Público: 7 anos
capacidade: 40 pessoas
Duração: 50 minutos.

O Grupo de Pesquisa em Música elaborou uma atividade que dialoga com as obras da artista Yayoi Kusama. Os participantes desenham em cartões uma forma simples, a primeira que lhes vêm à cabeça. Então, o educador conversa sobre temas abordados nas obras da artista:

Redes
Pinturas com pequenas pinceladas bem próximas sempre na mesma direção. Ao olharmos o desenho de longe, parece uma grande trama de pontos.

Acumulação
Conjunto de coisas sobrepostas, excesso, amontoado.

Polka dots
É um padrão de bolinhas, que são pequenas e tem um espaço igual entre elas

Aí é solicitado que os participantes reproduzam a mesma forma que criaram repetidas vezes em uma folha A2. O espaço em branco do papel deve ser preenchido com apenas essa forma gráfica simples onde entrará a linguagem musical. Cada grupo imagina a melodia que seu desenho pode terá partir de algumas características do som como altura, tempo e intensidade. São disponibilizados instrumentos para cada um interpretar o seu desenho como se fosse uma partitura contemporânea.


Estação Sensorial
Diariamente às 10h; 12h; 14h; 16h

É possível uma interação entre visitante e obra de arte que ultrapasse os limites do contato visual tradicional? Na Estação Sensorial, o visitante é convidado a dialogar com o universo de Kusama a partir de suportes táteis, sonoros e também visuais.

Construímos uma caixa onde o visitante vai ouvir a sua voz sendo replicada. Nas obras Sala de Espelhos Infinitos – Campo de Falos e Sala Espelhada ao Infinito – Repleto de Brilho da Vida, Kusama trabalha com a multiplicação de imagens através do jogo de espelhos. Que tal perceber essa sensação de infinito utilizando um outro sentido, a audição. Essa caixa reproduz o eco.

Usando o tato, os visitantes vão experimentar 4 caixas que guardam surpresas. Nelas estão versões táteis das Polka dots de Kusama.

E que tal obliterar-se, sumir, camuflando-se? Isso é possível vestindo 3 parangolés criados pela Grupo de Pesquisa em Acessibilidade do Educativo.


Pequenas Mãos
Espaço Mutante
Sábados e Domingos 15h
Para crianças de 3 a 6 anos

Luz, espaço, cor, formas, repetição e ritmo. Partindo desses conceitos o Pequenas Mãos convida crianças de 3 à 6 anos para experimentarem o universo da artista japonesa Yayoi Kusama.

Com um cameleão que muda de cor, iniciamos uma investigação nas estampas e padronagens de Kusama.

No laboratório a proposta é a criação de uma composição com formas geométricas carimbadas com tinta branca sobre um fundo branco que nos revelam um novo espaço ao apagar e acender das luzes.


::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

De 6 a 23 de dezembro de 2013
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro.
Informações CCBB Educativo – 1º andar
(21) 3808 2070 / 3808 2254
Entrada Franca
Distribuição de senhas: 30min antes das atividades.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Get Adobe Flash player