Atividades gratuitas para comemorar 15 anos do Museu da Vida

Maio é mês de festa! Nosso querido Museu da Vida está comemorando 15 anos! E neste sábado, 24 de maio, a comemoração vai ser cheia de atividades bacanas e gratuitas para toda a família!  

Programaço para o fim de de semana da garotada!



FOTO: Peter Ilicciev


PROGRAMAÇÂO

Uma aventura pelo corpo humano – Voltada para crianças de cinco a oito anos, a atividade “Aventura pelo corpo humano” oferece aos visitantes a chance de descobrir como funcionam nossos órgãos e sistemas.

Parque da Ciência | Das 10 às 16 h.


Objeto em Foco e visita à Sala de Exposição Entomológica Costa Lima no Castelo Mourisco – Na visita ao Castelo Mourisco você poderá, além de contemplar sua beleza, conhecer peças museológicas de importante valor cultural, científico e histórico e algumas curiosidades sobre elas. Lá, encontra-se, ainda, uma exposição entomológica que tem como acervo, grande diversidade de insetos, que encantam por sua beleza estética e diversidade de tamanhos.

Castelo Mourisco | Dias 13 a 26, com exceção de domingos e segundas | Das 9h às 16:30h (dias de semana com agendamento prévio) e aos sábados, sem agendamento, de 10 às 16:00 h.


Mostra de Anatomia Patológica – Venham conhecer peças anatômicas que integram o acervo histórico original de algumas das coleções biológicas de maior valor histórico mantidas pelo Instituto Oswaldo Cruz e pela Fiocruz.

Epidauro | 10 às 16h


Mostra de acervo museológico da Fiocruz – Pequena mostra do acervo museológico da Fiocruz que abrange ciência e tecnologia no campo da saúde. Parte deste acervo, como equipamentos de laboratório, aparatos destinados à fabricação de medicamentos e vacinas e instrumentos médicos e científicos, poderão ser vistos.

Centro de Recepção do Museu da Vida | Das 10 às 16h


Jogo das Vacinas – Jogo do tipo ludo, onde as crianças são as peças fundamentais. Nele todos os participantes devem ser “vacinados” para se proteger contra doenças, antes que o tempo se esgote. O jogo, que busca passar informações sobre vacinas de forma descomplicada e divertida é para crianças acima de 8 anos.

Parque da Ciência | Das 10 às 16h


Horto Fiocruz – Atividade de distribuição de mudas que tem como objetivo a conscientização da preservação do meio ambiente.

Parque da Ciência | A partir das 10h


Atividades Circenses com Coletivo Nopok – O Coletivo Nopok é um grupo de circo que se utiliza da dança, da música e do improviso na construção de uma linguagem própria. Trabalham na direção de revigorar, fortalecer e manter viva a tradição dos artistas circenses no imaginário das pessoas e de resgatar sua relação afetiva com o circo.

Espaços do Museu da Vida | De 10 às 16h


Células ao microscópio – Hoje sabemos que todos os seres vivos têm seus corpos formados por células. Mas será que sempre foi assim? Nessa atividade os participantes são convidados a montar lâminas para observação de células animais e vegetais e, enquanto isso, viajaremos pela história da chamada teoria celular. Faixa etária: a partir de 10 anos

Pirâmide do Parque | 10h e 15h
Com distribuição de senhas: 18


Oficina de bolhas – Venha fazer sua bolha de sabão e descobrir o que ela tem de tão fascinante como seu formato esférico, sua natureza extremamente frágil, suas belas cores e a química da sua composição. Faixa etária: livre

Área externa do Parque da Ciência | Das 10h às 15h


Há vida na gota d’água? – Venha observar a vida que existe na água não tratada no microscópio óptico. Saber um pouco sobre o que é microrganismo e sua importância. Faixa etária: a partir de 10 anos

Pirâmide do Parque | 10h30 e 14h
Com distribuição de senhas: 16


Conferência Sinistra – Venham conferir o que acontece quando as doenças se encontram para bater um papo. Febre amarela, peste bubônica e varíola, principais doenças que assolavam o Rio de Janeiro no início do século XX, viram personagens desta intervenção teatral e, com muito humor, conversam sobre os males que causam à saúde.

Auditório do Museu da Vida | 11h


Oficina “Vírus: Uma beleza mortal” – Uma viagem pelo mundo nanoscópico: o universo visto na escala dos vírus e moléculas por meio de esculturas e modelos. Na oficina serão observados imagens e modelos de estruturas virais, conheceremos um pouco da história de sua descoberta e também a construção, em grupos, de um modelo em canudos do vírus da Dengue. A partir de 10 anos.

Epidauro (Ateliê Ciência e Arte) |11h, 13h e 14h30


Oficina de Brinquedos com sucatas – Em festa de aniversário, a brincadeira não pode faltar! Venha criar o seu brinquedo com sucatas, refletindo sobre lixo, ambiente e saúde. Faixa etária: a partir de 05 anos.

Parque da Ciência | 11h30h e 13h
Com distribuição de senhas: 16


Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí – Petrópolis – Projeto sócio-cultural orientado a estudantes da rede pública de ensino, que oferece curso intensivo de música e formação de orquestra. Estimula a formação artística da plateia, levando a música instrumental e seus compositores ao público.

Tenda da Ciência | 12h


Contadores de Histórias com Histórias Dengosas – Os Contadores de Histórias do Museu da Vida apresentarão divertidos poemas e histórias sobre a Dengue. Após as histórias, o público participa do Bate Papo “Falando sobre Dengue”, com o Biólogo Miguel Oliveira, curador da Exposição Dengue. Faixa etária: livre

Tenda da Ciência | 14h30


Geleca – Venha fazer uma geleca colorida e divertida! Nessa atividade você realizará a sua própria experiência brincando com a química e sintetizando o seu polímero (plástico). Faixa etária: de 04 a 09 anos

Parque da Ciência | 15h
Com distribuição de senhas: 30


jogo das vacinas


Quer conhecer um pouco mais sobre o Museu da Vida, já estivemos lá e contamos aqui a nossa experiência: Conhecendo o Museu da Vida


::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

24 de maio de 2014
Museu da Vida
Avenida Brasil, 4365 – Manguinhos (perto da passarela seis)
Telefone: (21) 2590-6747
Sábado, das 10h às 16 horas


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Get Adobe Flash player