Anima Mundi 2015 – Um Programa Para Grandes e Pequenos

Anima Mundi 2015

IMAGEM: Divulgação
 

Apesar da correria da semana, não poderia deixar de falar de um evento tão bacana para crianças e adulto e que adoramos de montão! É o Festival Anima Mundi – o maior festival de animação das Américas, segundo maior do mundo. Não é pouca coisa não! Nele, o público tem a chance de conhecer um pouco do que está sendo produzido na área da animação no Brasil e no mundo.

Em 2015 o festival acontece no Cine Odeon (Centro), na Cidade das Artes (Barra),  no Auditório do BNDES (Centro), no Oi Futuro Ipanema, no Maison de France (Centro) e no Ponto Cine (Guadalupe). As sessões recomendadas para crianças estão sinalizadas como “Livre”, “Oito anos” ou “+8 anos”. São elas: Futuro Animador, O Príncipe do Egito, Festa no céu, Curtas Infantis, Shaun, o carneiro e Song of the Sea. As demais sessões não são recomendadas para menores de 14 anos.

As sessões gratuitas terão ingressos distribuídos com 30 (trinta) minutos de antecedência na bilheteria, sendo elas: O Pequeno Príncipe, Nautilus – a primeira aventura de Colombo, Festa no céu, O Príncipe do Egito,  Futuro Animador e Olho neles!.  O Festival acontece até o dia 15 de julho. De 17 a 22 de julho o evento segue para São Paulo.

Além disso, a programação conta com bate-papos, eventos especiais com apresentação de tecnologias de animação e estúdio aberto com oficinas gratuitas para todas as idades.

Uma pena que as oficinas esse ano não acontecem mais no Centro, como na época do Festival no CCBB, mas na Barra, na Cidade das Artes. Para quem quiser levar a garotada, segue a programação com as idades mínimas de cada uma. (Não é preciso experiência ou inscrição prévia – Atendimento por ordem de chegada Atenção: a fila de espera pode ser encerrada antes do horário, de acordo com a demanda.)

 

– Areia
Com dedos, pincéis e outros instrumentos, o público desenha sobre areia espalhada numa mesa iluminada por baixo. Transformando os desenhos e os fotografando, faz-se o movimento.
Idade mínima: 8 anos.

 

– Desenho Animado
Os desenhos são feitos em mesas de luz, uns sobre os outros, usando papéis furados sobre pinos de registro, e depois fotografados na sequência desejada.
Idade mínima: 10 anos.

 

– Massinha
Pequenos grupos criam roteiros e personagens que são modelados e animados na hora sobre um cenário de fundo infinito.
Idade mínima: 8 anos.

 

– Pixilation
Com esta técnica, os participantes criam uma história, se fantasiam e fazem poses sucessivas, fotografadas uma a uma.
Idade mínima: 6 anos.

 

– Animação na Película
Desenhos são feitos com canetas especiais sobre uma película transparente de 35mm, que é projetada através de uma moviola, equipamento de edição e visualização de filmes.
Idade mínima: 8 anos.

 

Zootrópio
Brinquedos do século XIX que criam a ilusão de movimento a partir de 16 desenhos criados pelo público. É só colocar as imagens no aparelho e girar o seu tambor!
Idade mínima: 10 anos

 
 

Para conferir a programação completa acesse o site do Anima Mundi. Você tem acesso a programação online, imprimir o livreto da programação ou baixar o aplicativo do festival. O que convenhamos, é uma mão na roda!

 
 

Cine Odeon – Pça Floriano, 7, Cinelândia
Auditório do BNDES – Av. República do Chile, 100, Centro
Maison de France -– Av. Presidente Antônio Carlos, 58 – Centro

Espaço Oi Futuro – Av. Visconde de Pirajá, 54, Ipanema
Ponto Cine – Estrada do Camboatá, 2300, Guadalupe

 
 
 

E para mostrar que somos fãs do Festival, quem quiser pode conferir o post Anima Mundi para bem pequenos que fizemos em 2010 quando o filhote tinha 4 anos!

 
 
 

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Siga o 1001roteirinhos nas redes sociais

Instagram – instagram.com/1001roteirinhos
Facebook – www.facebook.com/1001roteirinhos
Twitter – twitter.com

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Get Adobe Flash player