«

»

nov 22

LER – Salão Carioca do Livro chega ao Píer Mauá

A partir da próxima quinta-feira, chega ao Boulevard Olímpico no Píer Mauá (Rio de Janeiro) a primeira edição da LER – Salão Carioca do Livro.

 

LER - Salão Carioca do Livro 2016

 

O SALÃO

O tão movimentado espaço do Boulevard Olímpico, que levou o público à região do Píer Mauá durante as Olímpíadas, agora se transforma em Boulevard Literário. Será a primeira edição da LER, onde os amantes da literatura vão encontrar escritores, editoras, livrarias com entrada gratuita para o público e diversas atrações para todas as idades.

Na programação, mesas redondas, lançamentos, bate-papos e oficinas com autores, exposições interativas e oficinas de escrita, apresentações teatrais, lançamento de livros, encontro com blogueiros, saraus abertos, entre outras atividades.

 

ESPAÇO INFANTIL

Para os pequenos a programação inclui promove contação de histórias, oficinas e troca de livros.

O espaço infantil vai ser comandado diariamente pelos contadores de história Edith Lacerda e Joaquim de Paula. Para a garotada que curte oficinas, a Cia Les Trois Clés vai realizar todos os dias oficinas de confecção e manipulação de bonecos. Na Oficina Mímica Literária, com Josué Soares, as atividades incluem jogos e exercícios recreativos de mímica dos livros e suas histórias.

 

LER - Edith Lacerda

 

O escritor Alex Gomesa comanda a mini oficina Quero Ser Autor – Leituras Criativas e a ilustradora Luciana Grether, da Oficina de Ilustração e Memória, vai fazer a garotada criar através de dinâmicas de desenho, pintura ou recorte. Já na Oficina de Criação: desenho e colagem, os pequeno vão conhecer o processo de criação das ilustrações do artista plástico Fernando Vilela. O projeto “Troca-Troca de Livros”, da Secretaria Municipal de Cultura, também vai estar por lá.

Todo o final de tarde tem encontro marcado com Sônia Travassos e o Sarauzinho com a participação de importantes nomes da literatura como Adriana Carranca (“A Menina que queria ir para a escola”, que concorreu ao Prêmio Jabuti), Cristina Vilaça (“O irmão do meu irmão” e “Três mocinhas elegantes”) e a gaúcha Paula Taitelbaum (Bichológico).

 

LER - Paula Taitelbaum

 

FOTOS: Divulgação

 

PARA CONFERIR

No Café do Livro a programação inclui ficção policial, memória, poesia, sexualidade, comportamento e tecnologia, reforçando a diversidade.

No mural Paginário, o público vai encontrar centenas de páginas de autores com textos em diversas línguas misturados aos de língua portuguesa, com trechos favoritos destacados, e marca-textos disponíveis para os visitantes fazerem novos grifos.

A LER também vai contar com duas exposições. “Livros para vestir”, da artista plástica Analu Prestes e  “Ler é todo lugar” o público vai conferir fotografias de pessoas das mais variadas etnias e idades lendo livros, Ipads, Kindles em diferentes lugares.

O espaço também vai contar com a presença do Canal Futura apresentado uma série de curtas-metragens que têm a literatura e a diversidade como temas.

 

PARA FÃS DE GIBIS E STAR WARS

Os quadrinhos vão estar bem representados no evento com a Gibizeira, uma grande feira de quadrinhos, com venda de material, oficinas, intervenções e trocas de informações

Além da presenta de autores, o público vai poder conferir a exposição de trabalhos de cerca de 30 artistas .

Para os para geeks e nerds a boa é o Espaço Geek com atividades realizadas pelo Conselho Jedi Rio de Janeiro, grupo que promove anualmente a Jedicon.

 

DESCANSO E ALIMENTAÇÃO

Além da mente, o público vai poder alimentar o corpo. A área de convivência que vai contar com bancos em formatos de livros, minibibliotecas e personagens de grandes clássicos da literatura circulando para animar o público presente, food trucks e quituteiras da região no o Tabuleiro da Pequena África.

Na área externa também estarão presentes grupos literários alternativos em apresentações no Espaço Casa Porto e no Palco Sarau.

 

ESPAÇOS DA LER

  • EXPOSIÇÃO “LER” É TODO LUGAR – Mostra de fotografia que vai retratar imagens singelas de pessoas das mais variadas etnias e idades lendo livros, Ipad e Kindleem em lugares variados.
  • ESPAÇO MULTIMÍDIA – Espaço da TV Futura, onde serão apresentados conteúdo em curtas sobre as temáticas abordadas no evento, em um telão de 8 x 3 metros.
  • SALA RIO DE JANEIRO – Exposição de fotos do Rio, provenientes do acervo do Instituto Moreira Salles, com imagens da zona portuária e da Gamboa, além de mostra de filmes sobre o Rio.
  • SALA ESPELHO MEU – Espelhos são monitores touch e o público poderá escolher um dos temas: diversidade, tolerância, religião, raça, gênero, bairrismo. Após assistir aos depoimentos curtos, uma pessoa pergunta no vídeo “E você?”.   Quem responder terá seu vídeo gravado e exibido no evento.
  • ERA UMA VEZ – O público infantil contará com experimentações em torno da palavra falada, narrada e lida no espaço. A área terá vários ambientes, palco com almofadas e mesas grandes e coloridas, em variados formatos, para oficinas e pequenas atividades.
  • ESPAÇO LITERATURA JOVEM ADULTO – Exposição em comemoração aos 150 anos do Gibi no Brasil, oficinas de desenho, storyboard, escrita e de remix. Espaço para bate papo com autores.
  • PAINEL INTERROGATIVO – Elaborado para instigar o visitante a pensar sobre as questões da leitura no Brasil. O público poderá responder e fazer perguntas em mensagens coladas nas paredes interrogativas.
  • CAFÉ do LIVRO – Espaço para bate-papos, debates e apresentação. As composições das mesas privilegiarão o diálogo criativo entre atividades ou pontos de vistas diferentes.
  • LEITURA EM CENA – CESGRANRIO – Apresentação de sete obras clássicas da literatura adaptadas.
  • AUDITÓRIO MACHADO DE ASSIS – Apresentação de projetos socioeducativos cariocas, palestras para editoras novas, pequenas, médias e grandes, que irão debater os problemas e soluções de sustentabilidade do mercado editorial; reunião de personalidades do universo literário para debater a leitura no país.
  • SEBO – Participação dos sebos mais interessantes da cidade com atividades.
  • JARDIM LITERÁRIO LER – CESGRANRIO – Local que reunirá de forma interrogativa ou investigativa todos os gêneros literários.  ESPAÇO LER CESGRANRIO DE ROTEIRO E DRAMATURGIA – Espaço dedicado exclusivamente à escrita para TV, cinema, teatro e web e oficina de roteiristas.
  • ESQUINAS DO AUTOR E BLOGUEIRO- Espaço destinado a lançamentos de livros, tardes de autógrafos.
  • SALÃO DO LIVRO – Área onde os visitantes da LER podem comprar livros e lançamentos.
  • SARAU – Espaço criado para o compartilhamento de experiências culturais e convívio social, com leitura de trechos de livros e debates filosóficos.
  • BOULEVARD LITERÁRIO – Minibibliotecas, banco livros, sósias de personagens da literatura interagindo com o público, foodtrucks, bikelivrarias, livraria itinerante, tabuleiros da Pequena África e espaço para manifestações artísticas.
  • ESPAÇO LIVRO DIGITAL – Lounge com leitura digital, palestras, oficinas e contação de história transmídia, além de espaço digital e “biblioteca virtual” que os visitantes poderam consultar e “retirar” ebooks.
  • LITERATURA NA ARTE – O fotógrafo e artista plástico Beto Roma irá expor nas paredes da LER fotos inspirada na literatura erótica.

 

LIVRARIAS

Estão confirmadas no evento,  aBlooks, Travessa, Leonardo da Vinci, Folha Seca, entre outras.

 

EXPOSITORES

Livraria travessa, Livraria Berinjela, Grupo Autêntica, Mórula editorial, Livraria Leonardo da Vinci, Imã Editorial, Blooks Livraria, Malha Fina & Mariposa, Cartoneras, Pipoca Press, Kitabu Livraria Negra, Edições de Janeiro, Panda Books, Folha Seca, Mauad, Booklook, Editora Cidade Nova, LSM distribuidora de livros, A Bolha Editora, Carambaia, Paulus Livraria, Sebo Baratos da Ribeiro, Roça Nova Editora, Livraria Eldorado, Copabooks, Associação Estadual de Livraria do Rio de Janeiro, Beleléu, Babilônia Cultura Editorial, Livraria República, Paulinas Editora, FEB.

 

Para conferir a programação completa acesse o site da LER: www.lersalaocarioca.com.br/programacao/

 

 
 

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

De 24 a 27 de novembro | de 10h às 21h
Armazéns 2 e 3 do Pier Mauá
Entrada gratuita

 

 

 

 

 

 

 

*** Não deixe de checar datas e horários com os realizadores dos eventos. O 1001roteirinhos não se responsabiliza por mudanças na programação, valores de ingressos, alterações no trânsito, engarrafamentos e coisas afins.

 

 

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Siga o 1001roteirinhos nas redes sociais

Instagram – instagram.com/1001roteirinhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Get Adobe Flash player