fbpx

Menina refugiada é tema de livro infantil com lançamento no Rio

A Menina que Abraça o Vento - Fernanda Paraguassu

 

A menina que abraça o vento

Conheço e admiro o trabalho da jornalista Fernanda Paraguassu desde 2010, através do blog Buenos Aires para Niños e do livroBuenos Aires com Crianças – aventurinhas na terra do dulce de leche da coleção  Crianças a Bordo editada pela Pulp.

Agora, ela se lançou em mais um projeto super bacana. Ao realizar um trabalho de pesquisa no centro de atendimento aos refugiados da Cáritas RJ, Fernanda teve contato com histórias reais de meninas congolesas refugiadas na cidade do Rio de Janeiro. Dessa experiência nasceu A menina que abraça o vento. O livro narra a história de Mersene, uma refugiada congolesa obrigada a fugir com a mãe e os irmãos dos conflitos de seu país de origem – a República Democrática do Congo. Sem o pai, que não pode vir com a família, a menina inventa uma brincadeira na tentativa de amenizar as saudades que sente do pai e da vida em seu país.

“A ideia do livro é apresentar o tema do refúgio para crianças, a partir da experiência dessas meninas”, conta a autora. “O livro também abre espaço para conversas sobre outros assuntos, como a mudança de casa, de país, o contato com o novo idioma, a saudade e como lidar com tudo isso ao mesmo tempo. Ao se aproximar do desconhecido, com um olhar curioso e sensível, podemos ajudar a tornar o Brasil um país um pouco mais acolhedor.”

O livro, do selo Vooinho da Editora Voo, teve o apoio da Cáritas, instituição pioneira na assistência a refugiados no Brasil, com apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Além de colocar o tema dos refugiados em pauta, o livra ainda ajuda financeiramente a causa. Cada exemplar vendido terá 5% da receita revertida ao Programa de Atendimento a Refugiados e Solicitantes de Refúgio (PARES) da Cáritas RJ.

E para quem é do Rio, uma boa notícia. No domingo, 04 de fevereiro, vai rolar lançamento do livro A menina que abraça o vento a partir das 16 horas na Livraria da Travessa do Leblon. No evento, a autora e  a ilustradora vão receber o público para uma leitura da obra, bate-papo e autógrafos.

Para quem quiser adquirir o livro e ajudar, ele está sendo vendido nas livrarias da Travessa, Cultura e Saraiva, e também no site da Editora Voo.

Ótima oportunidade para nossos pequenos conhecerem melhor essa dura realidade que aflige tantas crianças e famílias pelo mundo.

 

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Lançamento do livro A menina que abraça o vento – a história de uma refugiada congolesa:
04 de fevereiro de 2018 | 16 horas
Livraria da Travessa do Shopping Leblon
Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – 2º piso – Leblon – Rio de Janeiro

Sobre o livro:
Título: A menina que abraça o vento – a história de uma refugiada congolesa
Autora: Fernanda Paraguassu
Ilustradora: Suryara Bernardi
N. de páginas: 40

 

 

 

 

 

Siga a hashtag #DicasDeFDS no Twitter e Facebook do @1001roteirinhos e fique por dentro das nossas dicas para o fim de semana da garotada!

 

 

 

*** Não deixe de checar datas e horários com os realizadores dos eventos. O 1001roteirinhos não se responsabiliza por mudanças na programação, valores de ingressos, alterações no trânsito, engarrafamentos e coisas afins.

 

 

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Siga o 1001roteirinhos nas redes sociais

Instagram – instagram.com/1001roteirinhos

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.