fbpx

Dia das Crianças no MAR

O MAR – Museu de Arte do Rio não vai ficar de fora das comemorações do Dia das Crianças. Vão rolar diversas atividades para as crianças e suas famílias. Laboratórios de criação, show e oficinas de experimentação musical realizadas em parceria com o Projeto Guri, além de uma apresentação musical-teatral com a companhia de Aruanda, são algumas das atrações.

E para ficar ainda melhor, nesse dia a entrada é grátis com distribuição de pipoca para a garotada.


FOTO: Divulgação

PROGRAMAÇÃO

  • 10h às 18h – Entrada Franca e Pipoca gratuita ao som da playlist feita por Santiago Steiner e Lucila Ferrinni, professores do Projeto Guri/ Santa Marcelina Cultural, especialmente para o Outubro – MAR é lugar de criança!
  • 10h às 17h –  TransBorda – Criado pelo Estúdio Chão, a instalação TransBorda age como um dispositivo poético para provocar a realidade e fazer um chamado à imaginação, pondo corpos de todas as formas e idades em movimento sobre pés e mãos. À semelhança de coisas como escorrega, pula-pula e trepa-trepa, a instalação é aberta aos públicos e convida a todos para atravessar o muro de vidro dos pilotis do museu. Próprio para crianças a partir de 6 anos, ou 1,20m de altura.
  • 10h às 11h – Oficina de sensibilização musical. Com Educadores MAR Maria Rita Valentina e Guilherme Dias. Crianças de 3 a 6 anos.  20 vagas – Sem saber ao certo o uso que cada objeto pode ter, toque e desenhe os sons que podem aparecer. Nesta oficina realizada em parceria com o Projeto Guri, exploraremos os sons por meio de objetos inusitados compondo com os ruídos e desenhando músicas no ar por meio de exercícios de sensibilização musical.
    Inscrições: http://bit.ly/OficinaSensibilizaçãoMusical12
  • 11h às 12h e 14h às 15h – Conheça o MAR para crianças e famílias. Com Educadores MAR – Visita com até uma hora de duração que oferece visão panorâmica dos espaços do museu em conexão com a história da região portuária e da Pequena África. Integra ainda um percurso cartografado que relaciona um conjunto de trabalhos das exposições em cartaz. No mês de outubro o Conheça o MAR é oferecido especialmente para as crianças e suas famílias. A visita é concluída dentro do pavilhão de exposições de modo que o visitante possa escolher as exposições e os espaços que gostaria de revisitar. O ponto de encontro fica na bilheteria do museu.
  • 14h às 16h – O bandolim na escola – Oficina de construção e musicalização com instrumentos feitos de materiais reutilizados. Com Educadores MAR Eliã de Almeida e Jessica Hipólito e os professores Santiago Steiner e Lucila Ferrinni, do Projeto Guri. Crianças a partir de 6 anos. 20 vagas –  Caixas de fósforos, latões, moedas e panelas, incorporando simples objetos do cotidiano o samba desenvolveu ao longo da história um imenso repertório de instrumentos. Nesta oficina construiremos nossos próprios instrumentos partindo de objetos reutilizados para experimentarmos os ritmos coletivamente a partir da composição Bandolim na escola, de Jacob do bandolim. A oficina termina com uma participação na apresentação do Grupo Regional de Choro Infanto-juvenil do Projeto Guri/Santa Marcelina Cultural.
    Inscrições: http://bit.ly/OficinaConstrucaoDeInstrumentos

  • 16h – Apresentação musical com o Grupo Regional de Choro Infanto-juvenil do Projeto Guri/Santa Marcelina Cultural – Integrante dos grupos Infantis e Juvenis do Projeto Guri – que oferece um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural a crianças e jovens – o Grupo Regional de Choro é integrado por 12 jovens entre 16 e 20 anos e dedica-se exclusivamente à música brasileira, em especial ao choro. O repertório preparado para a apresentação “Celebrando Guri, Celebrando Jacob”, comemora o centenário de Jacob do Bandolim e traz clássicos do compositor como O bandolim da escola, Doce de coco, Murmurando e Noites Cariocas, ao lado de composições coletivas de alunos e ex-alunos do Grupo, festejando também a história do jovem conjunto. 
  • 17h – Apresentação musical/teatral Fuzuêzinho. Com a Companhia de Aruanda – Espetáculo educacional e interativo com dança, música ao vivo e  contação de história que apresenta uma mistura das manifestações culturais do Brasil permeadas fortemente pela herança negra. Nas apresentações o grupo percorre ritmos como Jongo, Coco, Ciranda, Ciranda de Tarituba, Boi, Samba de roda e Maracatu de Baque Virado. Embalados pela voz de Lucio Sanfilippo e a dança dos brincantes da Companhia de Aruanda, com a direção musical de Thiago da Serrinha, todo o público é convidado a entrar na brincadeira e participar de uma grande festa popular.


:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

12 de outubro de 2018 | Das 10h às 18h
Museu de Arte do Rio – MAR
Praça Mauá, 5 – Centro – Rio de Janeiro
Grátis

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.