Piquenique Científico comemora os 20 anos do Museu da Vida

Nosso querido Museu da Vida está completando 20 anos de existência! E nada melhor do que comemorar com o tradicional Piquenique Científico: um dia inteiro de atividades gratuitas, divertidas e cheias de conhecimento.

O evento acontece amanhã, sábado, 25 de maio. Ao longo do dia, o público vai poder conferir cinco peças de teatro, parque da ciência, visita ao Castelo, oficinas, contação de histórias e exposições.

Chegando lá, a dica é passar no Centro de Recepção, pra receber um adesivo de “visitante” e pegar todas as informações sobre o passeio.

Se quiser saber um pouco mais sobre o museu, contamos nesse post a nossa visita por lá – Conhecendo o Museu da Vida – ow.ly/l8jF50uoTuG


IMAGEM: Divulgação

PROGRAMAÇÃO

  • Realejo Científico: mulheres na ciência 
    Horário:
     10h às 11h30 e 13h30 às 15h
    Local: diferentes espaços do Museu
    E se, de repente, você fosse surpreendido por um animado grupo de contadores de histórias? Prepare-se! Eles vão aparecer para uma conversa sobre mulheres cientistas.  
  • Curumim Quer Música (teatro*)
    Horário: 11h
    Local: Epidauro
    Faixa etária: infantil / livre
    Um índio preocupado em preservar o meio ambiente e a cultura do seu povo sai em busca dos sons perdidos da floresta. 
    (*distribuição de senhas no local da peça 15 minutos antes do início da sessão; sujeito à lotação)
  • O Problemão da Banda Infinita (teatro*)
    Horário: 11h30
    Local: Tenda da Ciência
    Faixa etária: infantil / livre
    Cinco amigos partem em uma aventura musical com muita brincadeira e matemática.
    (*distribuição de senhas no local da peça 15 minutos antes do início da sessão; sujeito à lotação)
  • Paracelso (teatro* – estreia)
    Horário: 12h30
    Local: Tenda da Ciência
    Faixa etária: livre
    Vindos de não se sabe onde e viajando desde não se sabe quando, Paracelso e sua assistente Ununúltima sempre estão dispostos a apresentar para o público tudo o que descobriram e aprenderam em sua jornada. Minúcias, malícias e mistérios… Ou seria simplesmente pura ciência? Com muito bom humor e certo charlatanismo, essa dupla um tanto excêntrica irá mostrar várias experiências incríveis e promover um encontro único e altamente divertido. 
    (*distribuição de senhas no local da peça 15 minutos antes do início da sessão; sujeito à lotação)
  • É o Fim da Picada (teatro)
    Horário: 13h30
    Local: área externa da Tenda da Ciência
    Faixa etária: a partir de 12 anos
    Com bom humor e doses de improviso, cenas de diálogo com o público vão sendo costuradas para abordar temas relacionados à dengue, zika e chikungunya. 
  • O Rapaz da Rabeca e a Moça Rebeca (teatro)
    Horário: 14h30
    Local: área externa da Tenda da Ciência
    Faixa etária: a partir de 14 anos
    Com a estética do universo do cordel, aborda, com leveza e bom humor, a importância de se prevenir contra a Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis, desconstruindo preconceitos.
  • Estação dos Jogos
    Horario: 
    10h às 13h
    Local: área externa da Tenda da Ciência e Parque da Ciência
    Vamos brincar? Nesta estação, o visitante encontrará três jogos educativos: “Água é vida” (área da Tenda), que introduz noções sobre as propriedades e usos da água; “Viagem pelo litoral” (Parque), que ressalta a importância do litoral brasileiro para o país; e “Biodetetives” (área da Tenda), que simula investigações de desastres ambientais. 
  • Módulo Dinossauros Brasileiros
    Horário:
     10h às 16h
    Local: Centro de Recepção
    Já pensou conhecer o Staurikosaurus pricei, o dinossauro mais primitivo do Brasil e um dos mais primitivos do mundo, que viveu há mais de 200 milhões de anos? E uma pegada de um grande dinossauro carnívoro, feita há 136 milhões de anos e até hoje perfeitamente preservada? Aqui neste módulo você pode! Criado em parceria com o Museu Nacional da UFRJ, ele apresenta um pouco dos dinossauros que viviam no Brasil pré-histórico, famosos animais do passado que povoam nosso imaginário. O módulo apresenta também o Santanaraptor placidus, um dinossauro carnívoro que viveu no nordeste brasileiro cerca de 65 milhões de anos atrás e possui parentesco próximo com o famoso Tirannosaurus rex!
  • Gosto, Afeto e Identidade: práticas alimentares saudáveis
    Horário:
     10h às 16h
    Local: área externa da Tenda da Ciência
    Parceiro: Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nust/Cogepe/Fiocruz)
    Vamos às compras? O que você vai colocar na sua cesta? Alimentos in natura, processados ou ultraprocessados? Cada participante escolherá seus produtos e, em seguida, a equipe de nutrição vai comentar as compras, com informações baseadas no Guia Alimentar para a População Brasileira, fornecendo orientações nutricionais.
  • Oficina de Compostagem
    Horário:
     10h às 16h
    Local: área externa da Tenda da Ciência
    Parceiro: Coordenação Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic/Fiocruz)
    Sabe aquelas folhas que você varre da calçada e as sobras de podas de árvores? Você pode usá-las para produzir um adubo muito nutritivo para as plantas da sua casa. Venha descobrir como nessa oficina sobre as fases da compostagem.
  • Exposição Manguinhos Território em Transe
    Horário:
     10h às 16h
    Local: área externa da Tenda da Ciência
    Aborda o processo de formação da favela de Manguinhos tendo como objeto central a história oral e a representatividade de seus moradores. O projeto teve início no ano de 2011 com a elaboração de uma pesquisa histórica sobre a favela e suas relações com a história da cidade do Rio de Janeiro. 
  • Exposição Na Corda Bamba de Sombrinha
    Horário:
     10h às 16h
    Local: área externa da Tenda da Ciência
    Como foi a busca da sociedade brasileira por melhores condições de saúde desde o Brasil colônia? Como a área da saúde se desenvolveu no país desde os tempos do Império? Quais momentos cruciais na história do país garantiram avanço significativo na atenção à saúde da população? A mostra busca responder a essas e outras perguntas, revelando como o campo da saúde se relaciona intimamente com a política, a economia e a cultura do país.
  • Fantasia das Cientistas Incríveis
    Horário:
     10h às 16h
    Local: Centro de Recepção
    Venha se vestir como uma cientista incrível e fazer aquela foto bacana para mostrar para a família e os amigos!
  • Visita ao Castelo
    Horário:
     10h às 16h
    O Castelo é a principal edificação do Núcleo Histórico e Arquitetônico de Manguinhos. Ao visitar este senhor centenário, tombado como patrimônio histórico nacional, fatos, fotos e documentos revelam curiosidades de sua construção. O público também pode contemplar a arquitetura em estilo neomourisco, a beleza dos azulejos portugueses e os mosaicos inspirados em tapeçaria árabe. Além da recém-inaugurada exposição “Castelo de Inspirações”, recheada de matemática e interatividade, a visita inclui a Sala Costa Lima, com uma incrível coleção de insetos, e a Sala Oswaldo Cruz e Carlos Chagas, com várias informações e curiosidades sobre a vida desses dois importantes cientistas brasileiros.
  • Cidade Acessível
    Horário:
     10h às 16h
    Local: Salão de Exposições Temporárias
    Nessa exposição interativa, o público é convidado a vivenciar os desafios enfrentados no dia a dia por pessoas com deficiência nas grandes cidades brasileiras. Os visitantes são chamados a exercitar o sentido da empatia e o respeito às diferenças.
  • Parque da Ciência
    Horário:
     10h às 16h
    Um parque de diversões e conhecimentos sobre energia, comunicação e organização da vida? Sim, aqui nós temos. E você pode até escalar e brincar de escorrega em uma célula gigante!
  • Pirâmide
    Horário:
     10h às 16h
    Muitos jogos e experimentos científicos sobre a vida micro e macroscópica.


Se você ainda não conhece o Museu da Vida, é uma ótima oportunidade para conhecer e levar a criançada. Se já conhece, vale prestigiar e curtir a programação! Nossos museus merecem!



:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

25 de maio de 2019 | 10h às 16h
Museu da Vida
Fiocruz, Av. Brasil, 4365 – Manguinhos – Rio de Janeiro

 









Siga a hashtag #DicasDeFDS no Twitter e Facebook do @1001roteirinhos e fique por dentro das nossas dicas para o fim de semana da garotada!




*** Não deixe de checar datas e horários com os realizadores dos eventos. O 1001roteirinhos não se responsabiliza por mudanças na programação, valores de ingressos, alterações no trânsito, engarrafamentos e coisas afins.




:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Siga o 1001roteirinhos nas redes sociais

Instagram – instagram.com/1001roteirinhos
Facebook – www.facebook.com/1001roteirinhos
Twitter – 1001roteirinhos.twitter.com


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Get Adobe Flash player